NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Sony Xperia Z5 Premium

Sony Xperia Z5 Premium

sexta-feira, 04 setembro, 2015 /
Sony Xperia Z5 Premium

O absolutamente essencial sobre o Sony Xperia Z5 Premium

 

*Imagem: PC Advisor UK

**Ver características técnicas do Sony Xperia Z5 Premium

O Sony Xperia Z5 Premium não veio sozinho, mas foi o smartphone que mais chamou a atenção entre as novas propostas da Sony. O motivo, não surpreendentemente, está na sua abordagem ao premium.

Com o Sony Xperia Z5 Premium, a empresa japonesa quis mostrar que domina tudo o que diz respeito a câmaras digitais, em particular em câmaras digitais de smartphones. Isto é o que deve saber sobre o Sony Xperia Z5 Premium: continua à prova de água, mantém-se fiel ao design Sony e é o primeiro telemóvel do mercado a vir equipado com um ecrã 4K UHD (sim, leu bem). Ou seja: o Sony Xperia Z5 Premium não grava apenas vídeos nesta resolução, mas é capaz de também reproduzir conteúdos em 4K suportados pela resolução do seu ecrã.

« Como os utilizadores já criam, partilham e desfrutam da maioria do seu conteúdo em movimento, foi nossa intenção trazer as mais recentes inovações da Sony no âmbito das câmaras, design e ecrã por forma a garantir que a série Xperia Z5 é a melhor plataforma de estilo de vida e entretenimento », afirmou o CEO da divisão Mobile da Sony, Hiroki Totoki.

 

Sony Xperia Z5 Premium. Câmara digital

 

Sony Xperia Z5 Premium

Imagem: Sony Xperia Z5 Premium/Android Authority

Como referi anteriormente, é com a câmara digital que a Sony pretende conquistar os consumidores (um pouco à semelhança da abordagem da Nokia em relação aos smartphones, antes da aquisição da sua divisão mobile pela Microsoft). O que tem a saber sobre a câmara digital do Sony Xperia Z5 Premium:

• Sensor de 23 MP, 1/2.3 Exmor RS
• Lente F2.0 G
• Lentes intermutáveis
• Autofocagem rápida

A respeito da autofocagem rápida, achei interessante a descrição que a Sony fez: « oferece uma velocidade revolucionária de apenas 0,03 (elevado a 7) - mais rápido que o piscar de olho humano (média 0,1 - 0,4 segundos) ». Conclui-se, portanto, que é definitivamente rápido.

Outro destaque que a Sony parece conceder à câmara do Sony Xperia Z5 é a combinação do sensor de 3 MP com o software de processamento da empresa, que permite ao utilizador aproximar a câmara dos objectos (até 5x) com pouca perda de qualidade. Em relação à qualidade do zoom digital, contudo, não irei meter as mãos no fogo enquanto não tiver a oportunidade de testar eu próprio esta funcionalidade da câmara do Xperia Z5.

A câmara digital do Sony Xperia Z5 Premium também foi concebida a pensar em condições de baixa luminosidade e está apta para imagens captadas de noite (ou em ambientes mais escuros), com menos ruído e borrão.

 

Sony Xperia Z5 Premium. Design

 

Sony Xperia Z5 Premium

Imagem: Sony

O design da nova linha de telemóveis Xperia resultou de uma combinação de esforços entre os estúdios da Sony na Suécia e no Japão. O resultado: uma moldura metálica e traseira de vidro fosco. « É atraente, fácil de segurar e à prova de água para facilitar o quotidiano ». Comparativamente ao Sony Xperia Z5, que tem um ecrã de 5,2 polegadas, o Xperia Z5 Premium é um bocadinho mais generoso, com um ecrã de 5,5 polegadas.

E por falar em ecrã: se o leitor não descobrisse por mim, iria ouvir falar à mesma do ecrã 4K do Xperia Z5 Premium que a Sony está tão empenhada em divulgar e promover. Um pormenor que admito alimentar-me a curiosidade e chamar-me a atenção.

 

Sony Xperia Z5 Premium. Desempenho

 

Sony Xperia Z5 Premium

Imagem: Bestmobs.com

Será de esperar que, com 3 GB de RAM e um processador octa-core (64-bit), o desempenho do Sony Xperia Z5 Premium não seja um problema. E se quanto a isto não há dúvidas, uma curiosidade que me é despertada pelas características técnicas deste telemóvel diz respeito aos arrastamentos que ocasionalmente acontecem enquanto se navega na interface Android da Sony (este sempre foi, a meu ver, um dos problemas da interface da Sony). Em termos de raw power, o processamento no Sony Xperia Z5 Premium fica a cargo de um Snapdragon 810.

Mas como nem só de performance vive um equipamento, também é importante ter à consideração o modo como este gere a sua energia. À semelhança dos equipamentos mais recentes, também o Sony Xperia Z5 Premium inclui um modo de poupança de energia que é capaz de oferecer até dois dias de bateria (que é de 3430 mAh). Os tempos de carregamento também foram amplamente melhorados, e com apenas 10 minutos de carregamento o utilizador consegue até 5,5 horas de utilização.

A Sony explicou que, para poder 'esticar' a autonomia de bateria do seu novo topo-de-gama, teve de actuar em detalhes que à primeira vista poderão parecer pouco importantes. Um desses detalhes chama-se "memória de ecrã", « em que a transferência de dados entre o processador e o equipamento é optimizada para que a tecnologia Sony Memória de Ecrã relembre a exibição de imagens vistas no smartphone e armazene em cache a imagem ou vídeo, para que não seja necessário recarregar a imagem completa de cada vez que se visualiza - preservando a bateria neste processo ».

O Sony Xperia Z5 Premium também oferece som de alta definição, que neste telemóvel fica a cargo da tecnologia DSEE HX. Esta tecnologia, diz-nos a Sony, aperfeiça a fidelidade de qualquer ficheiro de áudio, incluindo faixas do Spotify. « Para ouvir música de alta qualidade em wireless, o codec LDAC da Sony transmite dados com três vezes mais eficiência do que o codec existente através de Bluetooth ».

Não fosse este um smartphone pensado para fãs de entretenimento, tornou-se absolutamente obrigatório que a Sony relacionasse o seu novo telemóvel com a Playstation 4. Neste caso, essa relação é definida através do PS4 Remote Play, que permite conectar qualquer Xperia Z5 à consola através de Wi-Fi e utilizar o comando Dualshock 4.

 

Sony Xperia Z5 Premium. Lançamento e Preços

 

Sony Xperia Z5 Premium

Imagem: Sony

Enquanto que o Xperia Z5 e o Xperia Z5 Compact serão lançados em Outubro, o Sony Xperia Z5 Premium só deverá ser lançado em Novembro de 2015. Os preços, contudo, ainda não foram conhecidos - mas encontro-me a aguardar por um feedback da Sony a respeito dos possíveis valores para os seus novos telemóveis. Voltarei a actualizar a informação assim que obtiver uma resposta.

Segundo a Sony, ainda não há preços definidos para os seus novos telemóveis, nem uma data concreta para o mercado português. Essa informação será passada logo que a empresa tiver mais informações para dar.

5,378