NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Sony Xperia M4 Aqua - Análise

Sony Xperia M4 Aqua - Análise

segunda-feira, 07 setembro, 2015 /
Sony Xperia M4 Aqua - Análise
Examinamos o Sony Xperia M4 Aqua, com processador Octa-Core e à prova de água

 

*Ver características técnicas do Sony Xperia M4 AquaSony Xperia M4 Aqua


 

Sony Xperia M4 Aqua: ECRÃ, DESIGN E ERGONOMIA

 

O Sony Xperia M4 Aqua faz parte de uma linha de equipamentos da Sony que representa uma fórmula claramente vencedora no que ao design diz respeito, já que grande parte dos dispositivos fabricados pela gigante japonesa nos últimos tempos não são significativamente diferentes em termos de aparência, revelando assim uma aposta ganha neste segmento.

Com uma tela de 5” polegadas, o Sony Xperia M4 Aqua, detém os principais botões tátcteis na parte inferior do ecrã, correspondentes às opções de retroceder, ecrã inicial e multitarefa. Os botões físicos dizem respeito à câmara – situado na parte inferior da lateral direita – assim como os botões de bloqueio/desbloqueio de ecrã e volume, localizados na mesma lateral. Ainda na mesma localização temos a entrada para dois cartões nano SIM, ao passo que na lateral oposta apenas se situa a entrada para cartão microSD.

Por fim, nas extremidades e na traseira situam-se a entrada para jack 3.5 (parte superior), a coluna de som (parte inferior) e por fim a câmara principal de 13 megapíxeis, localizada na traseira do equipamento.

Tendo em conta as dimensões do dispositivo o peso é bastante leve, de apenas 136 gramas, ao passo que a espessura também é relativamente pequena, de apenas 7.3 milímetros, o que no cômputo geral acaba por tornar agradável a experiência de utilização do dispositivo.

IMG 8686

IMG 8691

A construção do M4 Aqua assenta em policarbonato e vidro, e vem com certificação IP65/IP68 para resistência à água e poeira, factor que testámos com bastante sucesso. Mas já lá vamos.

Relativamente ao ecrã, este tem resolução HD (720 x 1280p) com uma densidade de píxeis na ordem dos 294 ppi, o que lhe confere uma qualidade de imagem razoável. As cores são densas e o contraste é evidente, apesar de que um ecrã Full HD seria de facto o complemento perfeito.

Outra grande vantagem do Xperia M4 Aqua é realmente a sua capacidade de resistência à água, o que torna a limpeza do equipamento bastante simples: basta imergi-lo e deixar que o processo se desenrole por si. Ou ainda, claro está, a possibilidade de tirar fotografias debaixo de água. 

Sony Submerso.jpg

Sony Xperia M4 Aqua: CÂMARA
 

O Sony Xperia M4 Aqua vem equipado com uma câmara principal de 13 megapaíxeis e uma secundária/frontal de 5, especificamente direcionada para as famosas selfies e com várias opções de personalização. Vejamos como a câmara principal se comportou, perante os dois contextos mais comuns: de dia e de noite.

DSC 0083
 

Como é visível, a qualidade evidenciada pela câmara está seguramente acima da média. Os detalhes da paisagem estão bem patenteados, assim como a sua sensação de profundidade, contraste de cores e saturação. Outra característica corresponde à quase insignificante perda de qualidade da imagem quando se faz zoom na mesma, o que poucos smartphones conseguem fazer.

DSC 0082
 

Por fim, retirámos uma fotografia à mesma paisagem mas em período nocturno, de forma a averiguar o comportamento da câmara no que à absorção de luz diz respeito. Através da imagem acima, podemos concluir que a qualidade das fotografias retiradas à noite é bastante razoável, devido não só à câmara em si como também a todo o software que a Sony incorporou nesta componente.

Já em relação ao vídeo, o Sony Xperia M4 Aqua filma em Full HD (1080p) a 30 frames por segundo, resolução estandarizada em vários equipamentos da mesma gama. A qualidade de gravação é razoável, denotando-se uma boa transição nos frames assim como um bom contraste de cores, demonstrando ser uma câmara com excelente versatilidade em diferentes factores.
Sony Xperia M4 Aqua: ENTRETENIMENTO
 

De forma a testar as capacidades do Xperia M4 Aqua, foram analisadas três diferentes vertentes: reprodução de vídeos em alta-definição, reprodução de jogos com altas exigências gráficas e, por fim, qualidade de navegação na internet.

A nível de visualização de vídeos em HD e Full HD, nada a apontar. O equipamento comportou-se bastante bem, não tendo evidenciado nenhum entrave significativo, conseguindo reproduzir os vídeos com qualidade e fluidez. Já a respeito da reprodução de jogos, o Xperia M4 Aqua também não demonstrou dificuldades evidentes, tendo-se conseguido desembaraçar de forma mais que razoável ao reproduzir o Asphalt 8, um conhecido jogo de corridas com gráficos exigentes.

A navegação na internet também se mostrou excelente, com o Xperia M4 Aqua a conseguir abrir vários separadores com conteúdos de diferentes dimensões em simultâneo, sem comprometer a fluidez e eficácia da navegação.


Sony Xperia M4 Aqua: PROCESSADOR
 

Equipado com um Qualcomm Snapdragon 615 Octa-Core (Quad-Core a 1.5 GHz + Quad-Core a 1.0 GHz) com arquitectura de 64 bits, espera-se que o Sony Xperia M4 Aqua não evidencie quaisquer dificuldades em termos de sistema operativo, nomeadamente no que respeita à rapidez e estabilidade do mesmo.

Ao longo de toda a utilização do equipamento, não foram notadas dificuldades especialmente dignas de destaque, apenas um ligeiro atraso na transição/abertura de aplicações em determinados momentos, contudo, longe de comprometer a experiência de utilização. Pode-se afirmar que no geral, o equipamento comportou-se bastante bem, oferecendo uma experiência estável e fiável.
 
Sony Xperia M4 Aqua Antutu1

Sony Xperia M4 Aqua: MEMÓRIA
 

A memória RAM do Sony Xperia M4 Aqua fica a cargo de 2 GB, ao passo que o armazenamento interno se fixa nos 8 GB com possibilidade de expansão via microSD até uns impressionantes 128 GB.

Em relação à memória RAM, 2 GB já constituem um standard na indústria dos smartphones de gama média/alta, não nos surpreendendo desta forma a sua inclusão no Xperia M4 Aqua. Como seria de esperar, o equipamento conseguiu desenvencilhar-se com múltiplas aplicações abertas ao mesmo tempo, alternando entre as ditas sem qualquer esforço, comprovando que os 2 GB presentes chegam e sobram para uma utilização minimamente exigente.

E se os 8 GB de armazenamento interno não são espectaculares, este facto é totalmente compensado com a possibilidade de expansão através de cartão de memória até 128 GB, colmatando assim quaisquer críticas que possam surgir a este respeito. 
Sony Xperia M4 Aqua: CONECTIVIDADE E BATERIA
 

As opções de conectividade presentes no Sony Xperia M4 Aqua correspondem àquelas que seriam de esperar tendo em conta o preço e a gama do equipamento: as óbvias opções de ligação Wi-Fi e Bluetooth v4.1, assim como conectividade 4G LTE e ainda a agradável surpresa proporcionada pela integração de tecnologia NFC (Near Field Communication), constituem as hostes no que a opções de conectividade diz respeito.

Em relação à bateria do Xperia M4 Aqua, a mesma vem dotada de 2.400 miliamperes, capacidade que se verificou suficiente para uma utilização moderada durante cerca de um dia inteiro. Neste capítulo a Sony podia eventualmente ter implementado uma bateria com maior capacidade, já que muitos equipamentos actuais usufruem de baterias acima dos 2.500 mAh.
Sony Xperia M4 Aqua: CONCLUSÃO
 

Resumindo e concluindo, o Sony Xperia M4 Aqua é sem dúvida um belo equipamento. Tratando-se de um dispositivo direcionado para uma gama intermédia/alta do mercado, as especificações e características que apresenta – salvo algumas excepções – podem ser consideradas de “luxo”, como tecnologia NFC, o processador Snapdragon 615 Octa-Core, ou ainda a certificação IP65/IP68, que permite a imersão do equipamento até 1.5 metros com uma duração limitada a 30 minutos.

Factores a destacar pela negativa, não existem muitos. Talvez a inclusão de um ecrã Full HD não tivesse sido má ideia, ou o aumento do armazenamento interno, dado que é apena de 8 GB. Contudo e apesar destes “senãos”, a Sony consegue compensá-los através da multitude de software orientado para a câmara assim como a possibilidade de expansão de memória via microSD até 128 GB. No topo do bolo, a Sony ainda inclui o sistema operativo Android 5.0 out of the box.
 

PREÇO:

Sony Xperia M4 Aqua Dual SIM LTE - 341.17 €.
 

Prós:

- Dual SIM.
- Conectividade LTE e Tecnologia NFC.
- À prova de água.
- Câmara.
- Expansão de memória até 128 GB.
- Preço, tendo em conta o que oferece.
 

Contras:

- Grande quantidade de Software pré-instalado.
- Ecrã é “apenas” HD.
- Capacidade da bateria podia ser superior.
 

Siga-nos no Instagram!

11,256