NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Sony Ericsson Xperia X10 Mini, review ao mini Xperia

Sony Ericsson Xperia X10 Mini, review ao mini Xperia

terça-feira, 05 junho, 2012 /
Sony Ericsson Xperia X10 Mini, review ao mini Xperia

Sony Ericsson xperia X10 mini é smartphone Android 1.6 equipado com processador de 600 MHz e câmara de 5 MP. Leia a nossa review ao mini Xperia X10 !

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review ao mini Xperia

O Sony Ericsson Xperia X10 mini é um pequeníssimo smartphone Android 1.6 Donut, lançado já em 2010. Apesar de já estarmos na Era do Android 4.0 Ice Cream Sandwich, não há nada como voltar atrás no tempo e voltar às bases do popular sistema operativo da Google tal ocmo o conhecemos hoje. E eis os resultados da nossa experiência.

Acessórios do Sony Ericsson Xperia X10 mini

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review ao mini Xperia

A embalagem do Sony Ericsson Xperia x10 mini que recebemos incluiu cartão microSD de 2 GB (o Sony Ericsson Xperia x10 mini permite que a sua memória seja expandida até 16 GB), auscultadores com microfone integrado, cabo microUSB e carregador adaptado para o modelo universal.

Design do Sony Ericsson Xperia X10 mini

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review ao mini Xperia

Falemos de primeiras impressões: o  Sony Ericsson Xperia X10 mini faz, de facto, justiça ao seu nome. Estamos perante um smartphone muito compacto, possivelmente o smartphone Android mais pequeno que alguma vez utilizámos. E este é um aspecto que tanto poderá jogar a seu favor, como contra si próprio: quem procurar um telefone prático e compacto poderá prender o olhar ao tamanho do Sony Ericsson Xperia x10 mini, da mesma maneira que utilizadores mais ferrenhos do segmento dos smartphones poderão procurar evitar encontros imediatos com este pequeno Android.

O Sony Ericsson Xperia X10 mini apresenta na sua parte frontal um ecrã TFT de 2.55 polegadas, capacitivo, complementado apenas pela presença de três botões físicos igualmente pequenos: Opções, Menú Inicial e Retorno. Do seu lado esquerdo estão localizados os botões de volume e ainda um botão de câmara dedicado - que achamos ser sempre um bónus interessante e prático, poupando tempo aos seus utilizadores. Contudo, é necessário desbloquear o Sony Ericsson Xperia X10 mini para que possamos aceder à funcionalidade através deste botão, o que talvez leve tanto tempo ao utilizador como se tivesse um atalho para a câmara digital no ecrã inicial.

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review ao mini Xperia

Na parte superior do Sony Ericsson Xperia X10 mini temos o botão ligar/desligar/bloquear/desbloquear, e é na parte inferior que podemos encontrar uma entrada microUSB - protegida com uma tampa de plástico cuja remoção não é tão simples quanto isso - e uma entrada de 3.5 mm para auscultadores. Nas costas do Sony Ericsson Xperia 10 mini, por sua vez, temos a câmara digital de 5 MP, uma resolução bastante razoável mesmo tendo em conta os dias de hoje, e que poderá favorecer este pequeno Xperia face a alguns concorrentes mais actuais. E tem Flash LED.

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review ao mini Xperia

O Sony Ericsson Xperia X10 mini não é só um pequeno smartphone, tem também um look bastante elegante e apelativo. Apesar de não ser fino, é leve e mal damos por ele no bolso. É possível removermos a cobertura traseira do Sony Ericsson Xperia X10 mini e trocarmos por outra do nosso agrado, mas a Sony Ericsson colocou no seu Xperia X10 mini uma bateria permanente e que não pode ser removida. Por esse motivo, e por ser tão compacto, não é um smartphone super-fino, mas permite uma utilização bastante confortável.

Os botões físicos também possuem o tamanho ideal, contrariando as nossas expectativas iniciais de que utilizadores com dedos mais gordos pudessem ter mais dificuldades em utilizá-lo. Apesar de ser um smartphone pequeno, os botões possuem um tamanho ideal para todo o tipo de utilizadores. E é um smartphone bonito, que alia um look moderno a um tamanho hiper compacto.

Interface e funcionalidades do Sony Ericsson Xperia X10 mini

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review a mini Xperia

Como já referimos, estamos a falar de um smartphone Android 1.6 Donut, que essencialmente é das versões mais antigas do sistema operativo da Google. Adaptada para um ecrã de 2.55 polegadas, à partida não estamos perante um smartphone direccionado para o consumo de multimédia, tais como ver filmes e aceder à Web. Mas já chegamos aí.

A interface do Sony Ericsson Xperia X10 mini foge àquilo que é habitual num smartphone Android - não podemos referir propriamente um ecrã principal, mas antes vários ecrãs com Widgets personalizáveis, que por sua vez ocupam o único espaço disponível em ecrá. Como compensação pelo seu tamanho, a Sony Ericsson resolveu tornar o menú deste smartphone igualmente compacto. Nos quatro cantos de cada ecrã podemos adicionar atalhos às aplicações a que acedemos mais, o que nos permite gerir bastante tempo.

Sony Xperia X10 Mini, review ao mini Xperia

A barra de notificações permanece familiar ao velho estilo Android, e exibe-nos apenas notificações - o que significa que não há atalhos práticos por aqui, apenas e meramente notificações. Se pressionarmos o botão para o Menú Inicial, ou arrastarmos a pequena seta localizada na parte inferior do ecrã, acedemos ao menú de aplicações. Apesar de compacto, este menú oferece mais informação visual e está dividido em colunas de nove aplicações por ecrã, cuja navegação é feita em modo horizontal à boa moda do Android. Algumnas das aplicações pré-instaladas incluem o Facebook, Gmail e o Youtube.

Apesar do processador de 600 MHz, a navegação pelo Sony Ericsson Xperia X10 mini é imensamente fluida e não detectámos quaisquer arrastamentos na sua performance durante a sua utilização. Curiosamente será um aspecto que por mais agradável que seja, irá passar despercebido a alguns utilizadores, especialmente por estarmos a falar de um smartphone com um sistema operativo já ultrapassado, actualizável apenas para Android 2.2 Froyo.

Internet e conectividade do Sony Ericsson xperia X10 mini

A experiência Web no Sony Ericsson Xperia X10 mini é, à falta de uma descrição melhor, prática - mas com algumas limitações. A seu favor, e com recurso a Wi-Fi, o Sony Ericsson Xperia X10 mini consegue carregar websites de uma forma relativamente rápida. O ecrã de 2.55 polegadas é um pormenor que condiciona, e muito, uma experiência web mais atractiva. Mas consegue satisfazer os requisitos mínimos.

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review ao mini Xperia

Quando abrimos uma página de imediato, um dos principais problemas será conseguir ler de imediato os textos disponíveis. já que se as fontes utilizadas forem pequenas, o ecrã do Xperia X10 mini encarregar-se-á de nos lembrar disso. À falta da funcionalidade pinch-to-zoom, o browser disponibiliza dois ícones que permitem fazer zoom-in e zoom-out, facilitando a leitura de conteúdos. Por outro lado também não adapta os textos ao ecrã, obrigando-nos a arrastar o ecrã com o dedo para seguirmos os conteúdos que estivermos a ler. A seu favor, e de certa forma para compensar, este processo é feito com boa fluidez. Também nos aconteceu, ainda que pouco frequentemente, que o ecrã do Sony Xperia X10 mini tenha confundido um arrastar do dedo com um toque, abrindo por engano, e de forma incómoda, links que não nos interessam.

Se clicarmos no menú das opções, temos várias opções à disponibilidade - barra de pesquisa, separadores, adicionar marcadores, recarregar página e uma quarta opção que permite visualizar transferências ou atalhos ao menú principal. O menú da barra de endereços abre um teclado virtual alfanumérico, que à primeira vista poderá requerer alguma habituação, mas que no geral funciona de forma eficaz, tão bem como se de um teclado físico se tratasse.

Outras opções de conectividade do Sony Ericsson xperia X10 mini incluem Bluetooth 2.0, que por sua vez permite transferir dados entre o PC e o smartphone de forma relativamente rápida, além de GPS e microUSB 2.0. O Sony Ericsson Xperia X10 mini também suporta cartões microSD e permite expandir a sua memória até 16 GB, que à partida supomos que venham a ser mais preenchidos com músicas e fotografias do que por filmes, resultando assim num espaço de armazenamento perfeitamente razoável para este pequeno Xperia.

Câmara e Multimédia do Sony Ericsson Xperia X10 mini

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review a mini Xperia

O Sony Ericsson Xperia X10 mini vem equipado com uma câmara de 5 MP que, que nos dias que correm é praticamente o standard dentro dos smartphones, mas que na altura do seu lançamento o diferenciava de vários smartphones da concorrência. Bem, que na verdade ainda o permite diferenciar - aliemos um smartphone pequeno, compacto e com uma câmara razoável, com uma resolução igualmente razoável, e já temos um factor bastante atractivo.

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review ao mini Xperia

Apesar dos seus 5 MP, a resolução do Sony Ericsson Xperia X10 mini é razoável, mas conta com os seus factores atractivos - um deles é a presença do Flash LED, o que permite utilizarmos este smartphone em locais com pouca iluminação ou nenhuma. A interface também é simples e permite que os utilizadores seleccionem alguns modos de fotografia, tais como Automático, Macro, Desporto ou Pouca Luz. Certamente opções que ainda hoje são interessantes dentro do segmento, especialmente quando estamos a falar de um smartphone com dois anos que oferece mais funcionalidades que muitos smartphones de baixa-média gama lançados actualmente.

Essencialmente, e de forma semelhante aos ecrãs principais, os quatro cantos da interface da câmara digital estão equipados com atalhos ou funcionalidades práticas para os seus utilizadores. No canto superior esquerdo, por exemplo, temos as opções de Flash, enquanto que no canto superior direito podemos alternar entre câmara fotográfica ou câmara de vídeo. O canto inferior esquerdo é um atalho para a galeria de imagens, enquanto que o canto inferior direito nos permite seleccionar modos personalizados de fotografia.

É no aspecto multimédia que este smartphone mais poderá dividir os utilizadores - o seu tamanho, como referimos, funciona a seu favor mas também contra ele. Enquanto dispositivo para ver filmes, por exemplo, não será certamente o modelo mais indicado do mercado. Mesmo para ver vídeos no Youtube não consegue proporcionar mais do que uma experiência razoável.

Será talvez como leitor de música portátil que o Sony Ericsson Xperia X10 mini mais se irá destacar, já que o seu tamanho compacto e espaço de armazenamento, associados a uma interface simplificada, são sem dúvida factores a ter em conta.

Performance do Sony Ericsson Xperia X10 mini

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review ao mini Xperia

O Sony Ericsson Xperia X10 mini está equipado com um processador de 600 MHz, que nos dias que correm é tipicamente para smartphones de baixa gama. Contudo, devido à interface simplificada, este smartphone apresenta uma fluidez invejável dentro do seu segmento. Além disso possui uma autonomia de bateria bastante interessante - seria de pensar que um smartphone tão pequeno tivesse uma bateria minúscula, mas por algum motivo as costas do Xperia mini são ligeiramente mais alongadas que a sua parte frontal. Com uma utilização intensiva, como é comum no mundo dos smartphones, não podemos passar mais de dois dias sem o carregar, mas em standby e com uma utilização relativamente frequente conseguimos prolongar o seu tempo de vida até dois dias e meio antes que o tivéssemos voltado a carregar.

Com 3G, contudo, a própria Sony Ericsson não lhe dá mais de 15 horas de autonomia em standby - por isso se algum dos seus utilizadores estiver a ler isto, tenham em atenção estas opções.

Conclusões sobre o Sony Ericsson Xperia X10 mini

Sony Ericsson Xperia X10 mini, review ao mini Xperia

Poderíamos dizer que o Sony Ericsson xperia X10 mini é um smartphone recomendado, pelo seu tamanho compacto, para utilizadores práticos e talvez inexperientes com o segmento dos smartphones. De facto, o mini Xperia talvez seja o meio termo mais equilibrado com que nos deparámos entre um telemóvel tradicional e um smartphone.

Se a intenção for navegar na Web e ver vídeos, então recomendamos antes que se afastem - a experiência Web, embora não seja má, também não é espectacular e por vezes pode causar alguns transtornos aos utilizadores. E o ecrã de 2.55 polegadas não será certamente um factor atractivo se a intenção for a de ver vídeos em viagem. Não queremos, contudo, denegrir a qualidade do Sony Ericsson Xperia X10 mini ao apontarmos estes aspectos - em caso de necessidade consegue cumprir essas funções, mas apenas de modo razoável. E para esses intentos, existem modelos mais recomendados no mercado.

Nós, da nossa parte, conseguimos ter uma experiencia de utilização muito agradável com este smartphone - talvez tenha superado as nossas expectativas por (e aqui temos que ser honestos) inicialmente as termos muito baixas. Não é a versão mais antiga do Android que vai ditar a qualidade da sua experiência, e reconhecemos que o Sony Ericsson Xperia X10 mini ainda consegue manter-se actual dentro de todas as limitações que tem a funcionar contra si. Se a Sony se lembrasse de lançar um modelo semelhante, mas mais actual, talvez estivéssemos perante um smartphone muito apetecível. Se alguém da Sony estiver a ler isto neste momento, por favor, tenham isso em consideração.

Classificação do Sony Ericsson Xperia X10 mini

Acessórios: 8,02

Design: 8,63

Interface e Funcionalidades: 8,65

Câmara e Multimédia: 7,78

Internet e Conectividade: 8,20

Performance: 6,94

Extras: 8,60

__________________________________________

CLASSIFICAÇÃO FINAL: 8,12

6,621