NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4

Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4

quinta-feira, 30 junho, 2011 /
Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4

Veja a nossa comparação entre o Sony Ericsson Xperia Play e o Apple iPhone 4, e analise connosco alguns dos prós e contras dos dois smartphones.

Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4 - Tamanho

Sony Ericsson Xperia Play - 119 x 62 x 16 mm, 175g

Apple iPhone 4 - 115,2 x 58,6 x 9,3 mm, 137 g

Vamos começar pelo óbvio. O Apple iPhone 4 assemelha-se a um iPhone. E se isto não parece fazer sentido, justificamo-nos: o Apple iPhone 4 parece ser uma versão mais minimalista e sofisticada da já distinta imagem de marca da Apple - o look à la telemóveis quadrados e espalmados, que na verdade consegue funcionar e cativar.

Já a Sony Ericsson parece ter apostado numa abordagem mais experimental com este Xperia Play, que também assenta em alguns ângulos e curvas. O look do Sony Ericsson Xperia Play é perfeitamente adequado para um dispositivo destinado sobretudo ao entretenimento.

Ambos primam pelo look, mas temos que ser honestos e render-nos ao minimalismo estético do Apple iPhone 4. "The simpler, the better", sem querer descuidar no aspecto do Sony Ericsson Xperia Play, que também é bastante cativante.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_vs_Apple_iPhone_4_02

Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4 - Ecrãs

O iPhone 4 recorre à tecnologia Retina, que na verdade se converteu na escala de comparação em todo o segmento dos smartphones. Especificamente, o ecrã do Apple iPhone 4 suporta 640 x 960 pixels, é resistente contra riscos e possui uma superfície oleofóbica, o que torna mais difícil deixar marcas de impressões digitais.

Já o Sony Ericsson Xperia Play recorre a um ecrã LED de 4 polegadas, capacitivo e com resolução de 480 x 854 pixels, suporta multi touch e possui sensor acelerómetro.

O Apple iPhone 4 é motivo de comparação por um motivo: o seu ecrã é, de facto, muito bom. Em conjunto com a alta resolução que proporciona, a tecnologia Retina consegue proporcionar uma experiência de visualização muito interessante e agradável.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_vs_Apple_iPhone_4_03

Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4 - Espaço de Armazenamento

A Sony Ericsson deu ao seu telemóvel PlayStation 400 MB de espaço de armazenamento interno, com mais 512 MB de RAM, além da possibilidade de expandir a memória de armazenamento até 32 GB via microSD. O telemóvel vem com um cartão microSD de 8 GB.

O Apple iPhone, por outro lado, está disponível em duas versões: 16 GB e 32GB, ambas com os mesmos 512 MB's de RAM.

Apesar do Apple iPhone trazer um elevado espaço de armazenamento, achámos limitado o facto de não permitir expandir a memória via microSD. Nesse aspecto preferimos o sistema do Sony Ericsson Xperia Play, mesmo que venha limitado inicialmente. É uma situação da qual sentimos ter maior controlo e portabilidade de dados.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_vs_Apple_iPhone_4_04

Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4 - Processador

Nenhum dos smartphones traz processador dual core, mas ambos asseguram o máximo de qualidade possível em performance.

O Sony Ericsson Xperia Play vem equipado com um processador de 1 GHz Qualcomm Scorpion e um chip MSM8255, enquanto que os gráficos e visuais dos jogos são da responsabilidade de um GPU Adreno 205.

O Apple iPhone também vem equipado com um processador ARM Cortex-A8 de 1GHz, complementado por um chip Apple A4. Toda a capacidade gráfica do iPhone 4 é proveniente de um GPU PowerVR SGX535.

Nesta situação dá-se um empate. Quem tiver um Sony Ericsson Xperia Play certamente não vai sonhar em ter um Apple iPhone 4, especialmente por uma questão de gráficos ou jogabilidade. O processador do Apple iPhone 4 pode ser um pouco mais rápido, mas no geral iríamos considerar ambos empatados neste segmento.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_vs_Apple_iPhone_4_05

Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4 - Câmara Digital

As coisas começam a aquecer aqui. O Sony Ericsson Xperia Play tem uma câmara digital de 5 MP (2592x1944 pixels) e possui auto focagem, flash LED, geo tagging e estabilizador de imagem. A respeito da qualidade de vídeo, é WVGA e traz uma câmara secundária.

O Apple iPhone 4 também traz uma câmara de 5 MP com a mesma resolução, auto focagem, flash LED focagem touch e geo tagging. O Apple iPhone 4 suporta vídeos em 720p e possui uma luz LED para vídeos, além de suportar vídeo chamadas via WiFi, e trazer uma câmara secundária.

Achámos que o Sony Ericsson Xperia Play apresenta sem dúvida muita qualidade e aspectos interessantes, mas o Apple iPhone proporciona maior qualidade de vídeo, mais funcionalidades apropriadas para vídeos e uma captura de vídeo superior.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_vs_Apple_iPhone_4_06

Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4 - Sistema Operativo

O Apple iPhone 4 utiliza, de momento, a mais recente versão iOS 4.3 e, em termos de updates, não se destaca dramaticamente das versões anteriores. O sistema iOS é muito completo e por isso não houve necessidade de mudanças muito drásticas neste novo sistema operativo.

Mudanças no iOS acontecem por vezes a nível estético, mas a última grande novidade foi a funcionalidade de incluir Hotspots Mobile, para partilha de conectividade com outros dispositivos.

E agora vamos ao Android 2.3 Gingerbread, o SO do Sony Ericsson Xperia Play. As melhorias mais óbvias neste sistema Android passam pela velocidade e melhor performance, além da própria interface de utilizador ter sofrido imensas melhorias face às versões anteriores.

Parece que a Google encontrou espaço para implementar ainda mais melhorias ao seu sistema Android, que agora pode monitorizar o consumo activo de recursos por parte das apps, fechando-as sempre que consomem demasiada energia do telemóvel.

Essencialmente, neste aspecto ambos os sistemas operativos podem considerar-se empatados. Trata-se mais de uma questão de utilização, e do tipo de utilizador que está perante o dispositivo.

Sony_Ericsson_Xperia_Play_vs_Apple_iPhone_4_07

Sony Ericsson Xperia Play vs Apple iPhone 4 - Conclusões

Como sempre, teremos que chegar a alguma conclusão. Antes de mais, a utilização dos smartphones está dependentemente exclusivamente dos utilizadores e da utilidade que estes conferem aos seus dispositivos.

Ambos os smartphones comparados são referências, com os seus pontos altos e baixos - nenhum é perfeito. Mas vamos atribuir a vantagem claramente ao Apple iPhone 4, que no geral oferece uma experiência de utilização bastante completa e com muita qualidade.

Apesar do Sony Ericsson Xperia Play se aproximar em termos de qualidade, a experiência de utilização do Apple iPhone 4 tornou-se uma referência precisamente por ser intuitiva e fluida.

Mas mais uma vez frisamos, está tudo dependente do tipo de utilizador que estiver perante os telemóveis. Certamente que os fãs de jogos não irão lamentar ter um Sony Ericsson Xperia Play, que além de jogos possui todas as funcionalidades de um telemóvel Android.

9,615