NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
SMS - O Sistema de Mensagens de Texto

SMS - O Sistema de Mensagens de Texto

quinta-feira, 01 junho, 2000 /

Saiba como funciona o sistema de envio de mensagens de texto curtas entre telemóveis.

 

O SMS (Short Messages Service) é uma das funções normalmente disponíveis dentro dos telemóveis de tecnologia digital (como o GSM). O seu uso consiste na possibilidade de enviar mensagens curtas de texto (letras, números ou alfanuméricas, uma mistura dos dois). Até cerca de 160 caracteres podem ser enviados em cada mensagem.

Cada operadora nacional disponibiliza este sistema com o serviço básico de telemóvel, permitindo-nos saber quando alguém nos deixou uma mensagem de voz na nossa caixa de correio ou oferecendo-nos a possibilidade de enviarmos mensagens personalizadas a outros telemóveis.

Forma de funcionamento

Após o envio de uma mensagem, esta não segue directamente para o destinatário mas para um centro de mensagens, que a armazena e envia posteriormente. Este centro faz também a cobrança posterior do serviço. O centro de mensagens reencaminha depois a mensagem para o destinatário, quando o telemóvel deste estiver ligado à rede. Desta forma e ao contrário dos serviços de "pager" é possível ter a certeza que a mensagem chegou ao seu destino, porque o centro de mensagens pode notificar o remetente caso a operação falhe.

Ao passo que a voz, faxes e internet são enviados por um canal de rádio, as mensagens são enviadas utilizando uma outra frequência. Isto garante que, em casos de existir uma sobrecarga de utilização de rede (que provoca que os utilizadores não consigam linha para telefonar), os utilizadores do SMS pouco serão afectados.

Como enviar uma mensagem SMS a partir do telemóvel?

Primeiro é preciso verificar se o telemóvel pode enviar e receber mensagens, porque alguns modelos mais antigos apenas podem recebê-las. De seguida é necessário que o número do centro de mensagens esteja introduzido no telemóvel. Cada operador tem um centro de mensagens específico. Os números dos centros das várias operadoras nacionais são:

Telecel

+351911616161

TMN

+351962100000

Optimus

+35193121314

(o sinal de mais também deve ser introduzido)

Finalmente, é necessário contactar a operadora (através do atendimento a clientes) a pedir a activação do serviço.

Após estes passos, basta apenas escrever uma nova mensagem ou escolher uma armazenada na memória e introduzir o número para o qual pretendemos enviar (introduzindo-o manualmente ou indo buscá-lo à agenda se for possível). Seguidamente, recebe-se a confirmação se a mensagem foi enviada.

45,440