NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Se um toque de telemóvel incomoda muita gente...

Se um toque de telemóvel incomoda muita gente...

terça-feira, 04 dezembro, 2001 /
Se um toque de telemóvel incomoda muita gente... A EMI apresentou uma lista de 300 músicas que quer ver proibidas como toques de telemóveis. Se tem a música do "Titanic", dos "Momentos de Glória", do "Caminho das Estrelas" ou dos "Ficheiros Secretos" como toque do seu telemóvel, então guarde-o porque será uma preciosidade dentro em breve. A empresa discográfica EMI, a pedido de vários autores, apresentou uma lista de 300 temas que devem constar de uma lista negra.

Os tempos que correm são de verdadeiro frenesim. Em nome dos direitos de autor cometem-se os maiores atropelos aos simples prazeres de vulgaridade. Mas que mal tem uma melodia ser instalada como toque de telemóvel? Será que nos vão proibir de assobiar as músicas? E o karaoke, poderá vir a ser banido?

As empresas discográficas escudam-se na vontade dos próprios artistas, mas o caso cheira mais a prepotência empresarial. A Emi foi a primeira a abrir as hostilidades aos sites que fornecem as melodias electrónicas como que toques de telemóvel. Disse estar a agir em nome dos cantores, compositores, e proprietários dos respectivos direitos, uma vez que nenhum deles pretende ver o seu trabalho num qualquer telemóvel.

E como os tribunais não têm sido muito compreensivos para com os sites, quando toca a discutir direitos de autor, os dois maiores fornecedores de toques do Reino Unido (ringtones.co.uk e Phat Tonez) já retirou os toques incluídos na lista apresentada pela EMI.

Os responsáveis pelos sites nem querem acreditar na medida, uma vez que estava tudo dentro da legalidade. Isto é, os toques escolhidos já pagavam royalties às empresas discográficas, o que vai significar uma perda de 56.6 milhões de libras só para a EMI. Pode ser que, com esta notícia, os artistas mudem de ideias e, apesar de tudo, não se importem de ouvir os seus trabalhos como alerta de chamadas móveis.

5,697