NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Samsung SGH-E760

Samsung SGH-E760

quarta-feira, 01 março, 2006 /
Samsung SGH-E760 A inovação está presente num terminal que se distingue imediatamente por uma novidade: um sensor de movimento...

Samsung SGH-E760CARACTERÍSTICAS
Ecrãs : TFT interno 176 x 220 pixéis a cor de 18 bits. Externo, formato circular, 96 pixéis.
Dimensões : 88 x 44 x 22,5 mm para 88 gramas de peso.
Câmara : Resolução máxima de 1.3 Megapixéis (1280 x 1024) c/ Zoom digital 5x. Vídeo c/ resolução máxima de 170x144 pixéis.
Multimédia : Java MIDP-2.0. Leitor multimédia para MP3 com efeitos gráficos. Polifónico a 64 tons.
Messaging : SMS, MMS, E-mail c/ suporte POP3 e IMAP.
Conectividade : Bluetooth e cabo USB (opcional).
Redes : Tribanda GSM c/ GPRS classe 10.
Memória : 96 MB de memória própria
Bateria : 800 mAh
Particularidade: Sensor de reconhecimento de movimento.

Prós: Sensor de movimento, 96MB de memória interna, capacidades multimédia, desenho original, leve.
Contras: Um sintonizador de rádio e a possibilidade de expandir a memória mediante cartões seriam bem vindos.

Samsung SGH-E760A inovação está presente num terminal que se distingue imediatamente por uma novidade: um sensor de movimento, devidamente explorado, no limite das suas possibilidades, introduzindo um conceito refrescante: 1) conjugado com o mediaplayer, de forma a controlar este com pequenos gestos (por exemplo, agitar o telefone para a direita de forma a progredir para a faixa seguinte); 2) conjugado com uma caixa de ritmos, convertendo o telefone numa espécie de maraca hi-tech; 3) conjugado com diversos jogos e aplicações, elevando a interacção física destes com o jogador além do mera vibração, na medida em se reconhecem as inclinações do terminal e da mão (virar à esquerda, por ex., passa a ser literalmente virar o telefone à esquerda).

Com o E760 a Samsung introduz igualmente o seu próprio conceito «fashion». Particularmente equilibrado na medida em que conjuga um desenho de linhas depuradas - que não meramente «floridas», como nalguns exemplos concorrentes - com pormenores técnicos como, por exemplo, o pequeno ecrã circular externo que tem o condão de funcionar como reprodutor de efeitos gráficos aquando da activação do mediaplayer e, de outra forma e para outros fins, pode ainda exibir um conjunto esteticamente apelativo de funcionalidades: relógio analógico (com 5 desenhos à escolha) ou digital, título personalizável com uma mensagem à escolha do utilizador (normalmente o nome); ou imagem pré-definida.

O produto final agrada com a mesma facilidade e por razões diferentes às mais diversas faixas de público, das mais jovens às mais «entradas».

Samsung SGH-E760

Desenho

 

Samsung SGH-E760Com apenas 88 gramas de peso(88 x 44 x 22,5 mm de dimensão), o E760 é um terminal leve e azado que prossegue uma linha antiga, com precedentes como o SGH-100, com a notável diferença relativamente a este, porém, de ser omisso em antena - integrada internamente - e de evitar o monocromatismo prateado em prol da sua alternância com o negro, que constitui a base do telefone; constituída por um material com a consistência da borracha que para além de suave ao tacto evita ser «frio».

O ecrã circular externo, com cerca de 2 centímetros de diâmetro, capaz de 65 mil cores, é combinado harmoniosamente com o orifício da câmara, com o qual comunica por uma estreita faixa espelhada, contratante com a demais face cinzento-baça; coroada, mais abaixo, pelo menos artifício, em relevo, pelo nome da marca.

Lateralmente, à esquerda, temos uma entrada para auscultadores, com um formato proprietário, com uma protecção de borracha presa ao corpo do telefone. Imediatamente abaixo dois botões («<» e «>») permitem normalmente controlar o volume mas também, aquando da captura de imagem, inverter a orientação.

Samsung SGH-E760Em termos de botões e entradas, para além da natural entrada para o carregador ou cabo na base, o conjunto é completo, na lateral direita, por um botão que funciona seja para activação da câmara e ou disparo, seja das funções de reconhecimento de movimento.

O LCD interno (4,5 cm de diagonal) exibe uma resolução de 176 x 220 pixéis, sendo capaz de 256 mil cores. É de boa qualidade, sendo luminoso e pouco propenso a sombras.

A nível do teclado, retroiluminado a branco, a solução anda a par e passo do que já nos habituámos. Planas e espaçosas q.b., são complementadas por um joypad, com funções de atalho configuráveis.

Interface, Redes e Conectividade

 

O menu Samsung, repartido em nove grandes itens de função, é esteticamente apelativo, com a inclusão de um efeito animado aquando da selecção dos ícones. A segmentação das funcionalidades é razoável, embora houvesse talvez espaço para melhoria caso se tivesse optado por uma repartição em 12 grupos, o que, dada a dimensão do ecrã, acaba por ser compreensível não ter sido levado acabo. Tanto o menu «aplicações» como o «Definições» aparentam assim, num primeiro impacto, estar sobrepovoados.

No plano da conectividade o telefone inclui suporte bluetooth: para uso com auscultadores sem fios; kits mãos-livres, acesso telefónico à rede, Object Push, Impressão, Auricular e Transferência de ficheiros.

É de salientar que, uma vez establecida a ligação com o PC, os ficheiros do telemóvel ficam acessíveis via Obex no Explorador do Windows. Uma opção de segurança faz contudo com que a partir do computador só se vejam aqueles para que, explicitamente, o utilizador deu manualmente permissão no telefone.

Para este efeito, uso conjunto com um computador, a Samsung disponibiliza para descarga na sua página meia dúzia de aplicações, incluindo para auxilio à configuração do telefone para ligação como modem de acesso à Internet, tirando partido da tecnologia GPRS (classe 10).

De resto, o telefone é um modelo tribanda (GSM 900 + 1800 + 1900 MHz), útil para viajantes frequentes.

Samsung SGH-E760

Aplicações & Jogos

Para além das opções elementares, comuns a qualquer telefone (registo de chamadas, gestão de contactos etc.) as aplicações instaladas são: Leitor de MP3 e Gravador de Voz (ambos com interfaces gráficas especialmente apelativas), Hora Internacional (conversor de fusos horários), Alarmes (até 3), Calculadora (fazendo uso do joypad para controlo das funções), Conversor (de unidades de moeda, comprimento, peso, volume, área e temperatura), Temporizador e Cronómetro.

A oferta de Jogos, usufruindo do suporte Java MIPD2 estende-se a três, os dois primeiros fazendo uso do sensor de movimento incorporado: Screamer, um jogo de corridas em pista de gelo em que o jogador desliza no seu tobogan, inclinando o telefone à esquerda e à direita para controlar a direcção deste e para a frente e para trás a velocidade; Pharaoh's Treasure, um clássico de aventuras num género longinquamente inspirado no Pac Man em que o o utilizador é colocado na pele de um aventureiro que explora o túmulo do Faraó, coleccionando tesouros e evitando encontros gélidos com os esqueletos «inimigos» que cirandam pelos corredores.

Samsung SGH-E760Samsung SGH-E760Samsung SGH-E760

O terceiro jogo disponibilizado é o Freekick, em que o jogador pode escolher ser o ponta de lança de diversas selecções nacionais, tendo como propósito fintar o guarda-redes e ou a barreira de defesas e marcar golo na baliza; para esse efeito pode agir sobre 3 parâmetros, controláveis com o teclado: direcção do chuto, ângulo da bola onde aplicar o pontapé e força. A disposição dos defesas bem como a orientação e velocidade do vento variam.

O terminal inclui um segundo trio de aplicações lúdicas, que são jogos menos elaborados mas ainda assim interessantes, sendo todos controlados pela movimentação do telefone: Dados (agitasse o telefone para lançar entre 2 e 6 dados); Lotaria (tipo totoloto) e a já mencionada «caixa de ritmos», com a possibilidade de mistura de dois instrumentos, de entre 8 ritmos disponíveis, num total de cerca de 16 combinações.

Câmara

 

A câmara permite tirar fotos nas resoluções de 1280x1024, 1152X864, 640x480, 320x240, 176x144 e 128x96 pixéis, respectivamente em três modos de qualidade, com impacto igualmente no tamanho dos ficheiros resultantes: Super fino (produzindo um jpeg de cerca de 300KB na máxima resolução), Fino e Normal. As configurações de sensibilidade são quatro: Auto e ISOS 100, 200 e 400.

De salientar o facto de a focagem no ecrã poder ser feita num de dois modos, à escolha do utilizador: Ecrã Inteiro e Proporção Padrão, diferenciando-se entre si pelo facto de o primeiro usar o pleno do ecrã e uma imagem maior que, paradoxalmente, sendo o ecrã um rectângulo deitado sobre o menor dos lados e a foto uma imagem deitada sobre o maior dos lados, não permite ver o pleno da área que constará na foto, apenas o seu centro, enquanto o segundo oferece uma versão ajustada e mais miniaturizada onde cabe a totalidade da área da foto.

Aquando da captura de imagem o utilizador pode usar o joypad para agir sobre os parâmetros de brilho e Zoom (podemos aplicar passos digitais deste até 8x), bem como optar por pelo disparo único (uma foto), por disparos múltiplos sequenciais (até 15) ou por um modo de composição em mosaico (entre 2x2 e 3x3 fotos).

Clique para ver no tamanho original Clique para ver no tamanho original
Clique para ver no tamanho original Clique para ver no tamanho original
Clique para ver no tamanho original

Os efeitos passíveis de aplicação, inclusive mesclados com as «molduras» são 10: Preto&Branco, Negativo, Sépia, Realçar, Esboço, Laranja, Aqua, Foco vermelho, Foco Amarelo e Foco Azul.

Contam-se 30 modelos de moldura, com a limitação de que a sua aplicação se faz apenas a imagens no formato reduzido para MMS.

A gravação de vídeo pode fazer-se numa de três resoluções: 170x144, 160x120 e 128x96 e numa de três qualidades: Fina, Normal e Económica; com ou sem áudio e com possibilidade de ajuste de brilho.

A omissão mais saliente na capacidade fotográfica do E760 é sem dúvida o Flash.

A qualidade geral das fotos é razoável para uma câmara de 1.3 megapixéis mas fica naturalmente aquém de modelos concorrentes com 2 e 3.

Bateria e acessórios

 

Samsung SGH-E760A bateria do E760 não está protegida por tampa, uma vez que serve ela própria essa função. Tem uma capacidade de 800 mAh para os quais o fabricante fornece valores indicativos de até 4,2 horas em chamada e 280 horas em espera; o tempo de carga está na casa das 3 horas.

Com o terminal é fornecido um auricular estéreo e um carregador de parede, podendo, a título opcional, adquirir ainda o utilizador um auricular bluetooth, carregador para viatura, cabo de ligação ao PC e um adaptador de viagem multificha (de resto o formato de entrada da alimentação é o comum aos demais modelos Samsung).

 

Conclusão

 

À venda por cerca de 379.90 euros, livre de compromissos de operador, o Samsung SGH-E760 é um terminal bem sucedido: com um desenho original, extremamente leve, consegue explorar o sensor de movimento incluído além da mera decoração, desbravando novo terreno na área do entretenimento e das capacidades lúdicas. Os 96 MB são generosos como memória própria mas, ainda assim, não infinitamente elásticos, em particular para uso do telefone como leitor de MP3. O facto de ser tribanda e uma boa implementação do bluetooth valorizam um modelo que, a existir, um sintonizador FM coroaria de glória.

 

 

12,193