NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Samsung Galaxy S5 vs LG Nexus 5

Samsung Galaxy S5 vs LG Nexus 5

quarta-feira, 05 março, 2014 /
Samsung Galaxy S5 vs LG Nexus 5

Samsung Galaxy S5 e LG Nexus 5 - duas referências dentro do universo dos smartphones Android. O Samsung Galaxy S5 oferece mais que o LG Nexus 5, mas quererá isso dizer que é melhor? Sim e não

Sumário:Ambas as propostas primam pela elevada qualidade, mas o LG Nexus 5 oferece uma relação preço-qualidade superior ao Samsung Galaxy S5. Neste caso em específico a questão não está no smartphone que tem mais a oferecer - a vantagem irá claramente para o Samsung Galaxy S5 -, mas no smartphone que oferece a melhor experiência, além do absolutamente essencial, pelo orçamento mais razoável possível. E apesar de ser um aparelho caro, acima dos 500 euros, comparativamente ao Galaxy S5 apresenta-se como a proposta mais aliciante e ponderada.

Agora que o Samsung Galaxy S5 é uma realidade, as comparações com as outras referências do mercado são praticamente inevitáveis. Recentemente comparámos o Galaxy S5 com o seu antecessor, uma vez que são dois aparelhos com semelhanças que vão além da nomenclatura, o que inclui especificações técnicas muito próximas - no caso do LG Nexus 5, contudo, a história muda completamente de cenário.


É importante referirmos que ainda não tivemos oportunidade de testar um LG Nexus 5 durante um período de tempo significativo, da mesma maneira que obviamente ainda náo testámos um Samsung Galaxy S5. E apesar de esperarmos ter a oportunidade ao longo dos próximos tempos, o artigo que apresentamos hoje baseia-se apenas no que conhecemos sobre ambos os aparelhos, nas suas especificações técnicas e na experiência de utilização que contemplamos em cada um.

? Sugestão Android e iOS: Free Zone, uma app para encontrar Wi-Fi gratuito

? Samsung Galaxy S5 desbloqueado custa 699 euros, na Roménia

? LG G Flex: Android KitKat traz suporte para gravação de vídeos 4K

Samsung Galaxy S5 (699 euros)

Sobre o Samsung Galaxy S5 não nos iremos alongar muito, uma vez que temos vindo a cobrir este tema com alguma regularidade. Suporta redes 4G LTE, pesa 145 gramas e inclui novidades como um sensor de impressões digitais (certificado pelo Paypal e pensado para realizar/autenticar operações de pagamento através do telemóvel). O Samsung Galaxy S5 também é à prova de água (deveria a Sony preocupar-se?) e consegue tolerar profundidades de até 1 metro, durante 30 minutos.

O Samsung Galaxy S5 traz elementos que já fazem parte da imagem de marca da empresa: um fantástico ecrã Super AMOLED de 5,1 polegadas, Full HD (1080 x 1920) e com uma excelente densidade de 432 píxeis por polegada. O vidro é Gorilla Glass 3, o mais resistente do mercado, o que o torna resistente contra riscos (especialmente se o levarmos no bolso ao pé das chaves).

O Galaxy S5 permite expandir a memória com 128 GB adicionais, via cartão microSD, e vai estar disponível em duas variantes - uma com 16 GB e outra com 32 GB de espaço de armazenamento. Trazendo a interface da Samsung pré-instalada, em conjunto com vários serviços e aplicações que a empresa afirma serem necessárias para proporcionar uma experiência Samsung, pelo menos 8 GB de espaço de armazenamento serão inutilizáveis, o que significa que se for adquirir a versão de 16 GB confiante de que terá essa mesma medida à sua disposição, irá desiludir-se - nada que um cartão microSD não resolva, contudo. Também inclui 2 GB de RAM, o que lhe garante um excelente desempenho e compatibilidade com praticamente todos os jogos e aplicações disponíveis actualmente para Android.

? Próximo smartphone da Oppo poderá incluir câmara de 50 MP

? 7 alternativas ao injector de cartões SIM

? Fotografia revela painel frontal de Apple iPhone 6 (rumor)

A câmara digital do Samsung Galaxy S5 é de 16 MP (5312 x 2988) e inclui uma interface simplificada, com novas funcionalidades. É capaz de gravar vídeos em alta definição (a 60 frames por segundo), ou se preferir, em qualidade 4K (2160p), mas a 30 frames por segundo. A câmara secundária é de 2 MP, e corre Android 4.4 KitKat de origem.

Outros detalhes incluem um potente processador quad-core de 2.5 GHz (Krait 400) e uma unidade de processamento gráfica Adreno 330. A bateria é de 2800 mAh, e aqui só esperamos que esteja ao nível da autonomia do seu antecessor - a Samsung introduziu, inclusive, um interessante modo de poupança de energia que exibe apenas tons a preto e branco no ecrã, de forma a conseguir prolongar a autonomia de bateria em situações necessárias.

As últimas informações a que tivemos acesso situam o Samsung Galaxy S5 na casa dos 699 euros, desbloqueado - presumimos que este seja o valor para a edição de 16 GB, ao qual acrescem 100 euros (799 euros) para a versão de 32 GB. Estes valores dizem respeito ao mercado romeno e possivelmente poderão sofrer alterações no caso português.

? Google quer lançar smartphones modulares já em 2015

? Como localizar e bloquear remotamente o acesso ao seu smartphone Android

? Como fazer backup aos dados do seu smartphone Android, sem root?

LG Nexus 5 (549 euros)

O LG Nexus 5 tem apenas menos 4 meses de idade que o seu (também sul-coreano) concorrente. Suporta redes 4G LTE, pesa 130 gramas e apresenta um ecrã IPS Full HD (1080 x 1920) de 4,95 polegadas, com uma densidade de 445 píxeis por polegada, que além de garantir uma excelente qualidade de imagem é também uma das mais elevadas do mercado. O vidro é à base de Gorilla Glass 3, o que também o torna num ecrã altamente resistente a riscos.

Comparativamente ao Samsung Galaxy S5, cujo ecrã é AMOLED, o ecrã do LG Nexus 5 é retroiluminado, o que significa que irá gastar mais energia que o seu concorrente. Em contrapartida requer maior engenho de forma a disponibilizar níveis de cor preta mais intensos (à semelhança do que empresas como a Nokia, que utilizam ecrãs IPS mas com tecnologias como a Clearblack), coisa que no Galaxy S5 acontece sem qualquer problema.

O LG Nexus 5 também está disponível em duas variantes - 16 e 32 GB -, mas não suporta expansão de memória. Em contrapartida, corre Android 4.4 KitKat "puro", ou seja, não inclui software pré-instalado dos operadores nem das fabricantes, o que significa que disponibiliza muito mais espaço de armazenamento real que o concorrente da Samsung (12.28 GB vs 8.56 GB "reais", de acordo com a Which?).

Há claras vantagens em correr uma interface Android completamente "pura", ou despida de quaisquer personalizações - além de sobrar mais espaço de armazenamento, há menos aplicações a correr no background e isso deveria traduzir-se à partida num melhor desempenho. Essas melhorias, no entanto, são praticamente imperceptíveis, uma vez que ambos apresentam processadores fortíssimos e com excelente performance. E claro, a quantidade de aplicaões instaladas num aparelho tende a variar com o tempo de utilização - num aparelho que já inclua aplicações pré-instaladas, contudo, a liberdade de opção do utilizador reduz-se radicalmente.

? MWC: o melhor smartphone de 2013 é o HTC One

? Desenvolver um website com design responsivo ou uma aplicação móvel?

? Samsung Galaxy S4 vs Samsung Galaxy S5

Disponibiliza 2 GB de RAM, o que garante um excelente desempenho para correr praticamente todas as aplicações e jogos disponíveis actualmente para Android. Já a câmara apresenta praticamente metade dos megapíxeis do Samsung Galaxy S5, sendo de 8 MP - ainda assim não se deixem enganar, uma vez que continua a disponibilizar fotografias com uma excelente qualidade (3264 x 2448). Permite gravar vídeos em alta definição (1080p) a 30 frames por segundo.

Face ao Samsung Galaxy S5, o Nexus 5 está em ligeira desvantagem no seu processador - um quad-core de 2,3 GHz (Krait 400), contra os 2,5 GHz do Galaxy S5. A unidade de processamento gráfica (GPU) é igual em ambos os casos (Adreno 330). A bateria no Nexus 5 é de 2300 mAh. Nas cadeias de retalho mais populares o LG Nexus 5 encontra-se associado a um valor de 549 euros, desbloqueado.

Samsung Galaxy S5 vs LG Nexus 5

Ambos os ecrãs são fenomenais e oferecem uma qualidade ímpar dentro do segmento. E ambos oferecem contrapartidas: o IPS (Nexus 5) provavelmente é mais eficiente a reproduzir cores do que o seu concorrente, é mais responsivo e oferece ângulos de visão superiores aos do AMOLED. Geralmente o consenso é de que a qualidade de imagem é superior no IPS, embora também seja reconhecido que consomem muito mais energia e resultam num aparelho mais espesso do que aquilo que seria se utilizasse AMOLED.

? Olá, Samsung Galaxy S5 - tudo o que precisa de saber

? WhatsApp anuncia serviços de voz para Q2 de 2014

? Sugestão Android: controle a que informações as aplicações podem aceder

O AMOLED Vem contrariar a necessidade de retroiluminação, o que resulta em aparelhos mais finos e menos corpulentos, com consumos de energia inferiores (uma vez que não tem iluminação por detrás do ecrã) e contrastes superiores (as cores negras são muito mais profundas). Em contrapartida, são mais difíceis de produzir e também encarecem os aparelhos. A qualidade de imagem não é tão boa como no IPS e o brilho também é inferior ao da tecnologia concorrente. Com o tempo as cores tendem a perder o seu brilho.

É claro que ambas as tecnologias estão constantemente a serem trabalhadas e actualizadas. Essencialmente: ecrãs IPS reproduzem melhor as cores, são mais baratos para produzir e são mais eficazes para leituras em condições de muita luminosidade (como debaixo de pleno sol de meio-dia), além de à partida oferecerem uma qualidade de imagem superior e suportarem resoluções mais elevadas. O AMOLED é mais eficiente nos consumos de energia, oferece um aparelho mais elegante e contrastes mais notáveis.

Na relação preço-qualidade o vencedor é claramente o LG Nexus 5 - não que o Samsung Galaxy S5 não seja um excelente smartphone, mas sim porque o LG Nexus 5 consegue oferecer funcionalidades equiparáveis por praticamente 150 euros a menos, além de oferecer actualizações de software directamente a partir da Google e mais espaço de armazenamento.

E se conseguimos passar bem sem um aparelho que seja à prova de água ou que seja capaz de monitorizar o nosso ritmo cardíaco, ainda que fossem adições bem-vindas, o LG Nexus 5 apresenta-se-nos como um aparelho com menos recursos, mas capaz de satisfazer todas as nossas necessidades de utilizador, juntamente com uma experiência mais suave - e claro, por um sacrifício menos exigente ao nosso bolso.

LG Nexus 5 ?

Samsung Galaxy S5 vs LG Nexus 5

Samsung Galaxy S5 ?

Samsung Galaxy S5 vs LG Nexus 5

8,948