NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

segunda, 19 novembro, 2012 /
Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

Samsung Galaxy S3 ou Apple iPhone 5? Eis a questão!

1.Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5: especificações técnicas

2.Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5: design

3.Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5: software

4.Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5: performance

5.Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5: conclusões

Samsung Galaxy S3 ou Apple iPhone 5: Ao mesmo tempo que o Samsung Galaxy S3 é muito diferente do Apple iPhone 5, as comparações entre estes dois grandes rivais é inevitável. Ambos oferecem uma experiência de utilização muito diferente, que ao fim ao cabo se resume às preferências dos utilizadores. Na nossa opinião, o Apple iPhone 5 oferece uma excelente experiência de utilização, mas não conseguimos deixar de preferir o Sansung Galaxy S3: ao fim ao cabo, é o Android da fabricante sul-coreana o que mais tem para oferecer aos seus utilizadores, e é com base nesse mundo por descobrir que optaríamos antes pelo Galaxy S3 ao invés do Apple iPhone 5.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

O Samsung Galaxy S3 e o Apple iPhone 5 são, muito provavelmente, os dois smartphones mais populares de 2012. Após termos testado e analisado os dois smartphones de 2012, e também porque é uma pergunta que muitos utilizadores nos fazem frequentemente, decidimos confrontar as nossas opiniões sobre um e outro.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5: Especificações Técnicas

Não sabemos realmente até que ponto é justo compararmos dois smartphones pelas suas especificações técnicas, já que o que deveria interessar é o resultado final e a experiência de utilização. Contudo, se tivermos que focar este aspecto há uma clara vantagem do Samsung Galaxy S3 face ao Apple iPhone 5. Senão vejamos:

O Samsung Galaxy S3 vem equipado com um potentíssimo processador quad-core de 1.4 GHz, contra o processador dual-core A6 (1.2 GHz) do Apple iPhone 5. Tanto um como o outro apresentam 1 GB de RAM, mas o Samsung Galaxy S3 volta a ganhar pontos face ao iPhone 5 num pormenor que a Apple insiste em ignorar: o da expansão de memória. Ao passo que ainda não foi o iPhone 5 quem veio mudar essa situação, o Samsung Galaxy S3 permite expandir a sua memória até 64 GB adicionais, via microSD.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

O Samsung Galaxy S3 também apresenta um ecrã maior - são 4.8' contra as 4' do iPhone 5 - e com uma resolução superior, HD. Isto significa que apesar do espectacular ecrã Retina do iPhone 5, o Samsung Galaxy S3 apresenta uma resolução superior. No entanto aqui as opiniões podem dividir-se: apesar da resolução inferior, o facto de o ecrã do iPhone 5 ser em formato 16:9, além de mais compacto, poderá resultar numa imagem mais nítida que no seu concorrente Android.

Ambos são smartphones com formatos semelhantes (barra), mas aqui é definitivamente o iPhone 5 quem ganha ao Samsung Galaxy S3. O Samsung Galaxy S3 é um smartphone tão grande que se torna desconfortável em alguns casos - por exemplo, em situações em que o estejamos a utilizar com uma só mão. O Apple iPhone 5, apesar de ter sofrido um ligeiro aumento, mantém um tamanho que optimiza a sua portabilidade. Já em termos de peso, o Galaxy S3 é também mais pesado, enquanto que o Apple iPhone 5 pode fazer alguma impressão por ser tão leve.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

O Samsung Galaxy S3 vem equipado com uma bateria de 2100 mAh, ao passo que o iPhone 5 inclui uma de 1440 mAh - mas supomos que ambos estão empatados em termos de autonomia, apesar da enorme diferença entre as especificações técnicas de ambos. Talvez o Apple iPhone 5 ganhe com uma ligeira vantagem, já que o facto de ser dual-core em vez de quad-core contribui (e muito) para manter os consumos de energia na linha. O Galaxy S3, contudo, apresenta uma respeitável autonomia de bateria e é provavelmente um dos novos smartphones com maior duração de bateria do mercado - um facto que se deve, de facto, ao seu processador quad-core, que 'sabe' gerir os consumos de energia do gigante da Samsung.

Ambos apresentam câmaras de 8 MP de uma elevadíssima qualidade. Ambas apresentam a mesma resolução e complementos como o Flash LED e a autofocagem, pelo que poderíamos considerar estarem empatadas. Contudo, a nossa experiência de utilização acabou por simpatizar mais com a câmara do iPhone 5, que apresenta uma interface ultra simplificada - embora lhe faltem características que se encontram presentes no Samsung Galaxy S3.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone5: Design

Nós somos grandes fãs do look do Samsung Galaxy S2, ao qual a fabricante sul-coreana fugiu neste seu mais recente smartphone. E podemos compreender o porquê: as renhidas disputas de patentes com a Apple ainda continuam a dar que falar por todo o mundo. Mas será que essa evolução foi para melhor? Apesar do look do Samsung Galaxy S3 ser elogiado por muitos, na nossa opinião não atinge a elegância do seu antecessor nem do actual Apple iPhone 5. O Samsung Galaxy S3 é um smartphone enorme e com um ar ligeiramente 'bruto', ao passo que o Apple iPhone 5 apresenta um look sofisticado e elegante.

Por outro lado, saudamos a Samsung por se ter arriscado e tentar um novo look. A verdade é que o Samsung Galaxy S3 também se destaca dos seus antecessores, ao passo que o Apple iPhone 5 apresenta diferenças mínimas para com os modelos anteriores - apesar do seu aspecto premium, faz-nos temer que a fabricante da maçã se tenha encostado demasiado aos seus sucessos anteriores, ao mesmo tempo que receamos que esta tendência se possa vir a tornar previsível em futuros dispositivos.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

Também a qualidade de construção do Apple iPhone 5 nos agrada mais, embora o look plástico do Samsung Galaxy S3 não passe disso mesmo: look (o Galaxy S3 é bastante resistente). Podem ler nos dois links seguintes a nossa opinião mais detalhada acerca do design do Samsung Galaxy S3, ou do Apple iPhone 5:

Samsung Galaxy S3 review

Apple iPhone 5

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5: Software

No que ao software dos dois dispositivos diz respeito, o Samsung Galaxy S3 corre Android Ice Cream Sandwich (bem, pelo menos quando o testámos) e o Apple iPhone 5 corre iOS 6. Ambos os sistemas operativos apresentam  os seus altos e baixos, nomeadamente: o iOS 6 não apresenta novidades estrondosas face às versões anteriores do sistema operativo da Apple, mas continua a ser muito fluido e intuitivo; o Android, por sua vez, funciona por camadas, mas também tem uma coisa que já faz falta há muito tempo no iOS: Widgets informativos.

Somos fãs de ambos os sistemas operativos, mas o iOS é claramente o mais intuitivo dos dois. Simples e minimalista, é extremamente fácil navegarmos no sistema operativo mobile da Apple. Mas isto não significa que seja melhor que o Android, pois há claras limitações no iOS que o Android já resolveu há imenso tempo: o menú das definições, por exemplo. No Android é possível acedermos imediatamente às opções de uma aplicação, enquanto que no iOS temos que aceder de propósito às Definições, procurar as opções relativas à aplicação, e só depois voltar a aceder à app.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

Também não somos nada fãs do iTunes, nem de qualquer instalação obrigatória de software que nos permita transferir ficheiros para os smartphones - e  esta é uma das maravilhas do Android, simplificada ao máximo. Apesar de existir o Samsung Kies, não é obrigatório termos esse software instalado para realizarmos quaisquer transferências de ficheiros entre PC e smartphone. É neste sentido que o Apple iPhone 5 nos faz sentir bastante presos face ao seu concorrente Android - não temos a liberdade de ir até onde queremos, mas sim até onde a Apple nos permitr ir.

Já em termos de aplicações, ambos os sistemas operativos gozam de um excelente ecossistema, cada um com as suas contrapartidas: ambos apresentam números astronómicos de aplicações disponíveis, embora a disponibilidade de aplicações gratuitas seja maior no Android. Só que, como contrapartida, isto também significa que as probabilidades de colocarmos em risco a segurança dos nossos dados é maior do que no Apple iPhone, já que a Apple tem um controlo bastante rigoroso na submissão de aplicações à sua Apple Store.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5: performance

Podemos dizer desde já que tanto o Samsung Galaxy S3 como o Apple iPhone 5 apresentam uma performance de sonho. Contudo, a nossa opinião é a de que, de facto, a Apple conseguiu fazer muito com muito menos do que a Samsung. O motivo? Muito possivelmente o software. O iOS 6 parece-nos ser muito mais leve do que o Android, talvez por não funcionar com as mesmas camadas que o sistema operativo da Google, pelo que de facto não requer um processador quad-core para se manter hiper fluido. Se ambos os dispositivos tivessem especificações técnicas semelhantes, acreditamos que o Apple iPhone 5 estaria em vantagem.

Por outro lado, o Samsung Galaxy S3 já poderá ser actualizado para Android Jelly Bean, o que lhe deverá trazer melhorias significativas à sua performance - que, não nos interpretem mal, é excelente. São dois sistemas operativos com exigências técnicas diferentes. Em termos de autonomia, como já referimos, ambos estão equiparados.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

Mas o Samsung Galaxy S3 tem clara vantagem sobre o Apple iPhone 5 quando o assunto é consumir conteúdos multimédia. Por ter um ecrã maior, o Galaxy S3 torna-se muito mais apelativo: um companheiro que gostamos de ter connosco durante longas viagens, seja para ver filmes em alta definição ou para navegar na Web. O tamanho do ecrã é convidativo para isso, e oferece uma experiência que, apesar de ser agradável no Apple iPhone 5, simplesmente não é a mesma coisa.

Também em termos de navegação na Web existem diversas comparações entre os dois smartphones: uns dizem que o iPhone 5 é mais rápido, outros favorecem o Galaxy S3. A verdade é que ambos são rápidos a navegar na Web, e talvez o iPhone 5 seja ligeiramente mais rápido a carregar páginas. Mas a experiência oferecida pelo ecrã enorme do Galaxy S3 é sem dúvida mais cativante que a do Apple iPhone 5.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5: conclusões

No fim, mais do que a experiência de utilização, o que dita as preferências é o partido que tiramos dos dispositivos. E se o Apple iPhone 5 oferece uma experiência de utilização incomparável, que sem dúvida é vantajosa no ecossistema de dispositivos que a Apple disponibiliza, a verdade é que preferimos o Samsung Galaxy S3. Na nossa opinião, o Samsung Galaxy S3 oferece muito mais aos seus utilizadores.

Não deixamos de nos sentir algo 'limitados', ou presos, com o Apple iPhone 5 - algo que com o Samsung Galaxy S3 não sentimos. E apesar da elegância do iPhone 5 ser definitivamente superior, até mesmo mais apelativa, o aspecto bruto do Samsung Galaxy S3 revela-se mais vantajoso para tirarmos partido do que o smartphone tem para oferecer: muita navegação Web, muitos vídeos, muitos conteúdos.

Samsung Galaxy S3 vs Apple iPhone 5

Temos perfeita consciência de que nem todos partilham da mesma opinião que nós, e nós não iremos nunca julgar opiniões diferentes das nossas - mas enquanto utilizadores, conseguimos divertir-nos mais, além de tirar muito mais partido, do Samsung Galaxy S3 do que do Apple iPhone 5.

O Samsung Galaxy S3 é melhor do que o Apple iPhone 5 em termos de especificações técnicas, mas o Apple iPhone 5 apresenta uma experiência de utilização muito mais intuitiva e, talvez, superior. Contudo, a liberdade que o Galaxy S3 nos oferece é definitivamente um dos seus grandes appeals - e é precisamente essa limitação no Apple iPhone 5 que acaba por nos repelir.

E para vocês, qual é o melhor? Deixem-nos o vosso feedback!

26,041

Autores

Telemoveis.com

Phone House anuncia novas campanhas de lançamento

Por Telemoveis.com | 21 fevereiro 2019

Colaborações

MindShaker

O que saber sobre desbloquear o telemóvel?

Por MindShaker | 17 julho 2018

THERENT.ZONE

HTC Vive vs Oculus Rift: qual o melhor equipamento de realidade virtual?

Por THERENT.ZONE | 21 março 2018

eMenuk

Sistema de Menu Digital Para Restaurantes

Por eMenuk | 15 março 2017

Surf Map Portugal

Tecnologia no Surf

Por Surf Map Portugal | 07 março 2017

Colunistas

Lauro Lopes

Google Pixel 3 XL análise

Por Lauro Lopes | 06 fevereiro 2019