NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Samsung Galaxy Note 10.1: opinião

Samsung Galaxy Note 10.1: opinião

sexta-feira, 16 novembro, 2012 /
Samsung Galaxy Note 10.1: opinião

Samsung Galaxy Note 10.1 em review no Telemoveis.com, cortesia da NEED-ONE. Leia a nossa opinião sobre este popular tablet Android!

Review ao Samsung Galaxy Note 10.1: O Samsung Galaxy Note 10.1 é um excelente tablet e uma das propostas mais interessantes do mercado. Contudo, desilude em alguns aspectos, nomeadamente na performance, que nem sempre está à altura do hardware de topo que este tablet Android possui. A S-PEN irá certamente cativar um leque alargado de utilizadores, desde o segmento profissional ao mais artístico: é um tablet para todos os gostos. O Samsung Galaxy Note 10.1 foi-nos cedido para testes pela NEED-ONE.

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

O Samsung Galaxy Note 10.1 é um dos dispositivos mais recentes da bem-sucedida fabricante sul-coreana. Apresenta especificações de topo, um interessante ecrã de 10.1 polegadas e expande ainda mais a utilidade da S-PEN, uma pequena 'ferramenta' muiito à moda dos PDA's que muitos já julgavam ter sido esquecidos.

Tendo em conta que a nossa breve experiência com o Samsung Galaxy Note 10.1 durante a apresentação do Galaxy Note II - com o qual também tivemos a oportunidade de formar um conjunto de primeiras impressões - foi bastante positiva, embora diferente da do seu 'irmão' mais novo, as nossas expectativas eram algo elevadas. Será que se cumpriram, ou terá ficado a sensação de que falta 'algo'? Podem ler aqui as nossas primeiríssimas impressões com o Samsung Galaxy Note 10.1.

Samsung Galaxy Note 10.1: opinião

Samsung Galaxy Note 10.1 - Design

O Samsung Galaxy Note 10.1 assemelha-se bastante aos outros tablets da fabricante sul-coreana, pelo que as comparações, pelo menos estéticas, com tablets como o Samsung Galaxy Tab 10.1 não são, de todo, descabidas. É um facto que ambos os dispositivos aparentam ser idênticos, embora a favor do Galaxy Note 10.1 existam alguns pormenores destacáveis - tais como as colunas frontais, ou o contorno cinzento que rodeia o tablet. É um look tipicamente Samsung, embora ligeiramente aprimorado e mais bonito, mesmo que algumas críticas apontem o seu aspecto "plástico" como um factor negativo.

A parte frontal do Galaxy Note 10.1 é essencialmente um ecrã TFT de 10.1 polegadas (800 x 1280), cuja resolução é relativamente inferior à de outros tablets da concorrência - como o Apple iPad 3, ou outros topos-de-gama que venham equipados com ecrãs Full HD - mas que já permite usufruir de uma boa experiência no consumo de conteúdos.

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

Por cima do ecrã encontramos uma câmara de 1.9 MP, mas à qual não damos muita utilidade - em nenhum tablet, para sermos honestos. Já no topo do Samsung Galaxy Tab 10.1 estão disponíveis o botão para ligar/bloquear o ecrã, os botões físicos de volume, um slot para cartões microSD, entrada para auscultadores standard (3.5 mm) e um sensor infra-vermelho. No lado oposto, ou seja, na parte inferior do Galaxy Note 10.1 está disponível uma entrada para o conector-dock do tablet, que por sinal se assemelha bastante à do Apple iPad - mas não, não são iguais. Nós tentámos, por mera curiosidade, inserir um conector-dock do iPad no Galaxy Note.

Levantam-se, contudo, algumas questões relacionadas com a opção da Samsung para utilizar um conector semelhante ao do iPad ao invés de um cabo microUSB  - porquê? Qual é a utilidade prática desta opção no Galaxy Note 10.1?

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

Samsung Galaxy Note 10.1: S-PEN

Esta é definitivamente uma das características diferenciadoras do Galaxy Note 10.1 face aos outros dispositivos da sua categoria. Tínhamos algumas dúvidas quanto à sua funcionalidade, mas a verdade é que destacámos aspectos positivos e negativos. Comecemos pelos positivos:

A S-PEN abre todo um novo leque de funcionalidades e oportunidades de utilização: seja para tirar notas, seja para editar documentos, seja para desenhar, escrever, criar, editar conteúdos, tudo. Apesar de não ser obrigatório, o facto de a Samsung ter pensado na S-PEN durante o design do Galaxy Note 10.1 certamente lhe acrescenta alguns pontos, já que mais dificilmente teremos hipóteses de a perder e porque em termos práticos esta fórmula não é intrusiva.

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

Facilmente podemos perder horas da nossa vida a ser criativos com o Samsung Galaxy Note 10.1, já que a S-PEN não foi criada unicamente para podermos escrever - permite-nos, igualmente, interagir com todo o ambiente Android do tablet, inclusive nas operações mais comuns como navegar pelos menús ou pela Web.

As vantagens passam pela facilidade com que podemos captar imagens para tirarmos notas, mas também porque o Samsung Galaxy Note 10.1 surgiu num contexto em que já se começam a ver cada vez mais aplicações desenvolvidas a pensar na S-PEN. Como é que ninguém se tinha lembrado de fazer isto antes? Não nos passa pela cabeça.

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

Os pontos mais negativos, ou menos positivos, passam pela aprendizagem que a sua utilização requer. A S-PEN, apesar de tudo, não é tão intuitiva como o recurso aos gestos touch. Por outro lado, desiludiu-nos um pouco a resposta do ecrã à sua utilização.

Durante a apresentação do Samsung Galaxy Note II tivemos a oportunidade de utilizar ambos os dispotivos, mas o Galaxy Note 10.1 pareceu-nos sempre ser mais lento que o Note II. E a verdade é que aparentemente este é um problema que tem sido apontado por vários utilizadores. Não queremos com isto dizer que é má, mas que esperávamos algo mais de um topo-de-gama tão recente como este Samsung Galaxy Note 10.1.

Samsung Galaxy Note 10.1: Opinião

Samsung Galaxy Note 10.1 Hardware

Em termos de especificações técnicas e hardware, o Samsung Galaxy Note 10.1 vem bastante bem munido. A ter em conta, estamos perante um tablet que suporta expansão de memória até 64 GB via microSD (que apesar de tudo é sempre agradável ter), oferece todas as opções de conectividade essenciais (Wi-Fi, USB, Bluetooth 4.0), um processador quad-core de 1.4 GHz e uma bateria de 7000 mAh, que já oferece uma autonomia de bateria bastante razoável.

A câmara de 5 MP, apesar da resolução não ser a mais elevada, faz-nos algum sentido - um tablet de 10.1 polegadas não parece ser o dispositivo ideal para andarmos a fotografar cada evento da nossa vida, mas a sua presença talvez não seja totalmente descabida - mais vale ter e não precisar do que precisar e não ter, certo?

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

Apesar de toda esta bagagem, o Samsung Galaxy Note 10.1 nem sempre esteve à altura das nossas expectativas - como é que, com um processador quad-core de 1.4 GHz, por vezes notámos um ligeiro arrastamento na utilização do tablet? Isto não ocorreu frequentemente, mas foi uma situação com que nos deparámos algumas vezes.

Samsung Galaxy Note 10.1 - Software

O Samsung Galaxy Note 10.1 corre Android 4.0 Ice Cream Sandwich, embora por esta altura já comecem a estar disponíveis actualizações para Android Jelly Bean. A interface é bastante familiar para quem já conhece os dispositivos da Samsung e a sua interface personalizada TouchWiz apresenta vantagens e desvantagens.

O Galaxy Note 10.1, tal como o Samsung Galaxy S III, apresenta uma interface inspirada na Natureza, com sons bastante tranquilos no seu background - e este é um aspecto que poderá funcionar tanto a seu favor, como contra. Outro exemplo, a Samsung substitui várias das aplicações da Google por aplicações suas, que ao fim ao cabo exercem exactamente as mesmas funções - como a aplicação da Samsung para ver e-mails que substui a aplicação do Gmail, por exemplo.

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

Mas também existem funcionalidades interessantes - por exemplo, destaquemos os atalhos permanentes localizados na parte inferior do ecrã, que nos levam para funcionalidades tão importantes como o Alarme, a Calculadora, o Leitor de Música, a S-Note e a Aplicação de E-Mail, entre outras. São bastante práticas, já que pelo menos no nosso caso nós lhes damos bastante utilidade e tornam-se convenientes para o próprio utilizador.

Também a possibilidade de podermos estar a ver um vídeo enquanto realizamos outras tarefas é interessante. Para sermos honestos, pareceu-nos uma funcionalidade pouco significativa ao início, mas acabámos por nos aperceber que faz todo o sentido que esteja presente num tablet - mais  do que num ecrã como o do Galaxy S III, pelo menos.  Ao diminuirmos a janela de visualização do vídeo, também diminuímos a carga exercida na capacidade de processamento gráfico do Samsung Galaxy Note 10.1, o que contribui para que a performance do tablet durante a realização de outras tarefas esteja optimizada.

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

Samsung Galaxy Note 10.1: Performance

O Samsung Galaxy Note 10.1 apresenta especificações técnicas de topo, tais como um processador quad-core de 1.4 GHz e 2 GB de RAM, o que à partida lhe deveriam garantir uma excelente performance. Mas nem sempre foi o caso, o que nos desiludiu um pouco. A performance em dispositivos como o Samsung Galaxy S III ou o Samsung Galaxy Note II é simplesmente fluida e pouco dada a lag, ou quaisquer tipos de arrastamento. O Galaxy Note 10.1, por sua vez, sofreu alguns 'atrasos' recorrentes e isso prejudicou a sua experiência de utilizador.

Supomos que isso aconteça se abusarmos realmente das suas especificações, tais como recorrermos a fundos de ecrã animados ou ecrãs preenchidíssimos de Widgets e outras informações - ou seja, deixarmos várias aplicações e Widgets a correr em simultâneo. Pudemos observar estes fenómenos ocorrerem com alguma frequência à medida que utilizávamos o Galaxy Note 10.1 em modo multiscreen. O porquê? Tendo em conta que o Galaxy Note 10.1 partilha de especificações semelhantes às do Note II, só podemos concluir que poderá estar relacionado com o software, que por algum motivo talvez não esteja optimizado a 100% para o Galaxy Note 10.1. É possível, contudo, que com as actualizações que estão prestes a estar disponíveis o Galaxy Note 10.1 melhore bastante a sua performance

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

Samsung Galaxy Note 10.1 - Conclusões

O Samsung Galaxy Note 10.1 é um daqueles dispositivos com o qual ficámos entusiasmadíssimos por testar e que, definitivamente, não nos desiludiu. Contudo, a sua performance nem sempre esteve ao nível que esperávamos, especialmente por se tratar de um dispositivo bastante recente de uma fabricante responsável por sucessos como o Galaxy S III.

Ainda assim o Samsung Galaxy Note 10.1 é provavelmente uma das apostas mais interessantes disponíveis actualmente no mercado. A S-PEN faz, de facto, toda a diferença e a Samsung conseguiu tirar proveito desta pequena ferramenta. Como é que ninguém tinha pensado nisto antes? Não nos passa pela cabeça, mas ficámos muito agradados com os resultados.

Samsung Galaxy Note 10.1 Opinião

Temos que ser igualmente honestos e referir que, ainda assim, o Galaxy Note II é-nos muito mais apelativo. Apresenta essencialmente tudo o que o Galaxy Note 10.1 traz, mas com mais algumas funcionalidades úteis e com um factor de portabilidade muito superior - um aspecto que nós valorizamos, já que nos deslocamos com bastante frequência. Um tablet de 10.1 polegadas não é nenhum sacrifício de levar de um lado para o outro, mas achamos que é um tamanho melhor aproveitado para utilizadores mais caseiros ou que necessitem de um ecrã grande por outros motivos - tais como profissionais, ou para valorizarem mais a sua experiência de entretenimento.

8,963