NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Samsung. Como remover a interface TouchWiz

Samsung. Como remover a interface TouchWiz

segunda-feira, 13 abril, 2015 /
Samsung. Como remover a interface TouchWiz

Indicamos alguns passos, de forma a que possas remover a TouchWiz do teu Samsung se assim o desejares.


A inteface gráfica dos smartphones Samsung pode constituir alguns inconvenientes para vários utilizadores a vários níveis. Tando pela interface em si, mas acima de tudo pela quantidade exurbitante de software predefinido que a gigante sul-coreana coloca no sistema.

Desta forma, achámos por bem revelar algumas medidas que podes tomar para remover a TouchWiz do teu Samsung sem comprometer o equipamento.


#1Reinicia o smartphone e desactiva funcionalidades individuais

 

Esta opção não irá remover em definitivo a interface TouchWiz. Contudo, dependentemente do tipo de software que a teu ver não está lá a fazer nada, esta opção pode fazer a diferença.

Primeiro, deves fazer um reset de fábrica no equipamento. Para tal, vai à categoria das aplicações e selecciona “Backup e restauro”. Arrasta o ecrã para baixo até chegares a uma opção que indica “Reposição dos dados de fábrica”. Após o restauro estar concluido e o smartphone tiver reiniciado, irás precisas de te “autodisciplinar” no que respeita aos excessos da Samsung.

Isto é, de forma a que não sejas vítima da enorme amplitude de softwares adicionais da marca, não deverás aceitar updates e não cries um conta Samsung. À partida, verás que todo o software predefinido pela empresa não te irá incomodar da mesma forma.

NOTA: ao executar o restuaro de fábrica, TODOS os dados serão apagados do equipamento. Logo, convém que faças um backup de todos os teus dados para a tua conta Google (contactos, emails, aplicações etc), de forma a que posteriormente os possas recuperar.


#2 Instala uma nova interface gráfica

 

Esta opção constitui a máxima medida que poderás tomar para evitar a TouchWiz, sem fazer root ao equipamento.

Uma interface gráfica personalizada ou launcher, permite-te costumizar os ecrãs principais do dispositivo e, neste caso, fazer com que te vejas livre dos excessos cometidos pela Samsung. Isto é, um laucher irá fazer com que possas personalizar toda a aparência e funcionalidade do smartphone.

Para instalares uma nova interface gráfica, basta acederes à loja Google PlayStore e instalar o launcher que mais gostares. Alguns são bastante conhecidos e fiáveis, caso do Nova Launcher,  Apex Launcher ou Go Launcher, entre outros gratuitamente disponíveis para transferência. Digo gratuitamente, pois existem outros que são pagos, consoante a quantidade de opções de personalização incluidas.


#3Faz root e instala uma nova imagem ROM

 

Chegámos à opção que irá, definitivamente, excluir a interface TouchWiz do teu sistema. É preciso ter em atenção que aqui, não há volta a dar.

Antes de mais, é importante perceber o que é e para que serve o root. No nosso artigo em como o fazer para alguns famosos equipamentos, explicamos isso mesmo.

O root irá conceder acessos priveligiados do sistema ao utilizador, permitindo alterar os ficheiros raíz do Android, daí o nome de “root”. Após ter sido efectuado com sucesso irás poder instalar novas ROMS’s, ou seja, sistemas totalmente novos como outras versões originais do Android, ou ainda, versões criadas por outras pessoas com várias opções de personalização.

Existem várias ferramentas gratuitamente disponíveis na internet que irão executar todo o processo de root por ti. Atenção que nem todas as ferramentas irão suportar o teu equipamento, logo, terás de ver qual delas será a mais adequada. Tudo o que irás precisar é de um PC, um cabo de ligação de dados e claro, o teu smartphone.

Em primeiro lugar, faz um backup de todos os teus dados. Apesar de ser um processo relativamente simples, convém sempre ter uma salvaguarda para caso alguma coisa eventualmente não corra bem.

De seguida, faz o download da ferramenta que escolheste e segue os passos por ela indicados, sempre com o modo de depuração USB ligado. Após o teu smartphone reiniciar algumas vezes – não te preocupes, é totalmente normal -, deverás receber uma notificação no teu computador a afirmar que o root foi feito com sucesso. Ok, o primeiro passo está concluido.

DepuraçãoUSB

Superoneclick

Agora, a nova ROM. Antes de transferires o ficheiro da ROM para o PC, deves em primeiro lugar fazer o download do chamado ficheiro TWRP, que corresponde a um modo de recuperação especificamente desenhado para novas ROM’s, imprescindível a todo o processo. Para tal, acede a este link e pesquisa pelo modelo do teu equipamento para transferires o ficheiro correcto.

Coloca o teu Samsung em modo de transferência ao pressionar o botão de ligar/desligar, homepage e diminuição de volume, tudo em simlutâneo. De seguida, pressiona o botão de aumento de volume e equipamento deverá apresentar uma mensagem de aviso. Deixa-o estar assim.

Liga o smartphone ao PC e volta ao programa que utilizaste para fazer root. No software de root, procura pelo ficheiro TWRP que acabaste de transferir e selecciona-o para de seguida o poderes instalar no dispositivo. Após instalado, abre a pasta do teu smartphone no PC, e cria uma subpasta com o nome “ROMS”.

De seguida já podes fazer a transferência de uma ROM nova, que deverás guardar na subpasta acabada de criar. Acede aqui para visualizares uma lista de várias ROM’s actualmente disponíveis para transferência.

Depois de transferires a ROM desejada, arrasta o ficheiro para a subpasta ROMS, criada na pasta correspondente ao smartphone no PC e desliga o dispositivo do PC. Agora, precisas de ligar o teu Samsung em modo de recuperação, o que deves fazer segurando o botão de ligar/desligar, aumento de volume e home em simultâneo, até que surja um texto a dizer “Recovery Boot” no topo superior esquerdo do ecrã. Liberta o botão de ligar/desligar mas continua a pressionar o aumento de volume e o botão de home, até que apareça um texto a dizer “TeamWin”.

Selecciona “Wipe”; “Advanced Wipe”; “Dalvik Cache”; “System” e por fim, “Cache”. Faz slide na opção para completar a limpeza.

Por fim, volta atrás um passo e selecciona “Install”. Faz scroll até encontrares o ficheiro correspondente à ROM que transferiste anteriormente, selecciona-a e instala-a no dispositivo, concluindo assim todo o processo.

Assim que a instalação estiver concluida, terás um smartphone com um sistema totalmente novo, e sem nenhum software da TouchWiz para te atrapalhar.

Disclaimer: o telemoveis.com não se responsabiliza por danos ou quaisquer outros inconvenientes que este processo possa causar ao equipamento. Toda a responsabilidade pertence única e exclusivamente ao utilizador. 


 

 
27,765