NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
ROOT no Android? O que é e para que serve?

ROOT no Android? O que é e para que serve?

sábado, 01 dezembro, 2012 /
ROOT no Android? O que é e para que serve?

ROOT no Android? Certamente já ouviu falar. Mas sabe mesmo do que se trata? Saiba aqui!

ROOT no Android? O que é e para que serve?

Para muitos dos recém chegados e curiosos sobre o Android e até para aqueles que já estão neste mundo há algum tempo mas que nunca quiseram explorar muito, certamente já ouviram falar do ROOT. O único problema é que muitos não sabem o que significa, ou ainda pior, muitos têm uma ideia completamente errada.

Começando na estaca zero vamos então tentar compreender o que é ter acesso ROOT. O sistema operativo Android é baseado no kernel do Linux e, tal como no Linux, para termos acesso a determinados processos e configurações temos de ter permissões de Super Usuário, o que no mundo Android é chamado de Root.

Os modos de obtermos permissões ROOT varia em cada aparelho e também depende da versão do firmware. Caso esteja relativamente à vontade com a língua Inglesa poderei aconselhar seguir os excelentes tutoriais do fórum XDA-Developers.

ROOT no Android? O que é e para que serve?

Para ter uma noção um pouco mais clarificada do que poderá fazer com o ROOT vejamos a seguinte lista:

Desinstalar programas específicos das operadoras;

Limpar CACHE de algumas aplicações;

Wi-fi Tether – Partilhar a sua internet via Wi-fi com outros aparelhos;

Utilizar aplicações de backup;

Acesso a configurações avançadas;

Instalar ROMs personalizadas;

Fazer ROOT no seu Android vai permitir-lhe disfrutar a 100% da sua “máquina”, aproveitando assim o verdadeiro Android como sistema operativo aberto.

Respondendo a uma pergunta que muitas pessoas fazem: “realizar ROOT faz com que perca a garantia?” A verdade é que para essa pergunta a resposta não é totalmente clara. Quando ganhamos acesso ROOT no nosso Android, muitas opções que poderão danificar o hardware do seu equipamento quando mal utilizadas ficam disponíveis, e caso danifique o seu hardware irá certamente perder a sua garantia por mau uso do equipamento. Caso nada aconteça nesse sentido, irá sempre ser muito simples de retornar o seu equipamento ao seu estado original, habilitando-se a receber assistência ao abrigo da garantia.

6,624