NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Review Motorola Moto X. O rei dos smartphones Motorola

Review Motorola Moto X. O rei dos smartphones Motorola

terça, 06 janeiro, 2015 /
Review Motorola Moto X. O rei dos smartphones Motorola

Hoje damos a conhecer o smartphone Motorola Moto X (segunda geração), um novo topo-de-gama já disponível em Portugal

 

 

*As pontuações atribuídas em cada categoria pertencem a uma escala de 0 a 10

**Fotografias por Filipa Freitas | Lance Collective.com


Enquanto marcas como a Samsung, HTC e Apple continuam na senda de vender os seus topos de gama a valores suportáveis por uma pequena percentagem de carteiras, é já sabido que outras marcas não seguem o mesmo caminho.

Cada vez mais existe uma maior emergência de marcas - como a Wiko ou a OnePlus - que primam pelos seus dispositivos de gamas de topo a preços bastante competitivos comparados com outros equipamentos de marcas de maior renome.

Como já comprovámos na nossa análise ao Moto G, a Motorola não é excepção, e tem vindo a apostar em componentes de qualidade a preços que se tornam acessíveis comparativamente às restantes marcas que detêm as maiores fatias do mercado das telecomunicações.


Prós

• Excelente desempenho
• Óptima qualidade de som
• Boa autonomia de bateria
• Bom desempenho em multitasking

Contras

• Ecrã desilude comparado com outros concorrentes
• Sem expansão de memória


Preços do Moto X

Todos estes três novos produtos já estão disponíveis nos principais vendedores a retalho portugueses para serem adquiridos em lojas físicas ou online. Desde a primeira semana de Novembro, pode comprar os novos produtos Motorola no El Corte Ingles, na FNAC, no MediaMarkt, na Sonae e na Phone House.

• €549 (desbloqueado e livre)


1) Motorola Moto X: Estética e Ergonomia

Rating: 8/10 | A versão que nos foi disponibilizada pela Motorola Portugal apresenta a parte traseira em bambu. Similarmente ao Moto G, o Moto X ostenta duas colunas na parte frontal do dispositivo: uma na parte de cima, situada entre a câmara frontal e os sensores de movimento e iluminação, e a outra na parte inferior do aparelho. No topo do equipamento localizam-se o compartimento de inserção para cartões nanoSIM, assim como a entrada para auscultadores, de 3.5 mm. Na base situa-se a entrada para cabos microUSB, para carregamento de bateria ou troca de dados.

Nas laterais apenas encontramos, do lado direito, os botões físicos de volume e de bloqueio/desbloqueio do ecrã inseridos num corpo único, totalmente fabricado em alumínio. Por fim, na traseira do equipamento encontra-se a câmera principal, complementada com dois flashes LED. Ergonomicamente, e apesar das suas 5,2 polegadas, o Moto X consegue segurar-se tranquilamente com apenas uma mão, dependendo posteriormente do gosto do consumidor relativamente ao material da parte traseira.

MOTOROLA-Moto-X-01


2) Motorola Moto X: Ecrã e Reprodução de Conteúdos

Rating: 6/10 | A tela do Moto X é do tipo AMOLED e apresenta uma resolução de 1080 x 1920 píxeis, em conjunto com um vidro Gorilla Glass de terceira geração, resistente a poeiras e riscos. Com uma densidade de píxeis na ordem dos 442 ppi, espera-se que a reprodução de conteúdos, nomeadamente de vídeos/filmes em alta definição, tenha um impacto razoável, em conjunto com uma qualidade bastante acima da média. Testámos a reprodução de imagem com a reprodução de um excerto do filme Gravity, lançado em 2013.

Relativamente a outros dispositivos dentro dos mesmos preços, a qualidade é mediana. Tendo em conta que se trata de um topo de gama e que a reprodução do vídeo foi feita com o brlho do ecrã no máximo, esperava-se um pouco da reprodução de conteúdos em alta definição, particularmente no que respeita à saturação e contraste da imagem. Foi observada uma definição abaixo do esperado no que respeita a cores mais escuras, cuja percepção por parte do utilizador é, a nosso ver, insuficiente.

Motorola-Moto-X-02


3) Motorola Moto X: Som e Conectividade

Rating: 9/10 | Ao que nos foi possível apurar, a reprodução de ficheiros mp3 não deixa dúvidas quanto à qualidade e esforço que a Motorola empregou no seu topo de gama. O som reproduzido no seu volume máximo não só é bastante audível, como não demonstra quaisquer ruídos de fundo passíveis de distorcer a música reproduzida.

O mesmo aplica-se à qualidade das chamadas. Neste aspecto, nada a apontar ao excelente trabalho por parte da Motorola. Em relação às opções de conectividade, o Moto X conta com Bluetooth 4.0, suporte NFC, assim como 4G LTE, o que prevê velocidades de descarga de ficheiros até oito vezes superiores à conectividade 3G, assim como um acesso à internet quatro vezes mais rápido. Em suma, estão reunidas todas as opções de conectividade expectáveis num equipamento desta gama.


4) Motorola Moto X: Bateria

Rating: 9/10 | O Moto X dispõe de uma bateria de 2300 mAh que, comparativamente a outros produtos de marcas já bem estabelecidas no mercado, como a HTC ou Samsung, deixa um pouco a desejar. No entanto, e à partida, possui autonomia suficiente para durar - no mínimo - um dia inteiro com uma utilização moderada.

Após fazer algum uso intensivo do equipamento – cerca de 2 horas -, como jogos em alta definição com grandes exigências gráficas, ver vídeos também em alta definição, ouvir música e navegar na internet, a bateria perdeu uma capacidade de 21% - o que é perfeitamente aceitável. É. por fim, de realçar a presença da segunda geração da tecnologia de carregamento rápido Quick Charge, que permite um incremento de 60% na autonomia da bateria em apenas 30 minutos ligado à corrente. Ou seja, em cerca de 45 minutos, o equipamento fica totalmente carregado.


5) Motorola Moto X: Câmara

Rating: 7/10 | O Moto X vem equipado com uma câmara de 13 MP (4128 x 3096 pixels), acompanhada de um flash LED duplo. Com uma abertura de f2.2 e modo HDR, é esperada uma qualidade de topo no que a fotografias diz respeito. De forma a verificar a qualidade da câmara foram tiradas duas fotografias ao mesmo cenário em ambientes com condições de luminosidade diferentes. A primeira, durante o dia e com iluminação natural, de forma a realçar as cores e contrastes que os 13 megapíxeis conseguem oferecer. Quanto à segunda fotografia, esta foi tirada já no decorrer da noite, com o objectivo de verificar a qualidade (e quantidade) de luminosidade que a câmara capta através da sua abertura de f2.2.

Review Motorola Moto X. O rei dos smartphones Motorola

Review Motorola Moto X. O rei dos smartphones Motorola

Com um ambiente favorável a câmara do Moto X evidencia uma boa qualidade, conseguindo demonstrar um bom contraste de cores capaz de corresponder às expectativas mínimas exigidas. Já durante a noite, com o mesmo cenário, a câmara demonstra uma evidente dificuldade em apreender uma aceitável quantidade de luz, assim como alguns problemas na focagem automática.

Vídeo | No decorrer da apresentação oficial do Moto X, uma das características que tornou a sua espera tão ansiosa foi precisamente a qualidade de gravação de vídeo anunciada pela empresa. O equipamento é capaz de gravar vídeo em 4K (3840 x 2460p), a 30 frames por segundo, o que supostamente supera grande parte dos dispositivos topo de gama actualmente presentes no mercado. Deste modo, efectuámos uma simples gravação de forma a averiguar e testar a assumida superioridade da qualidade de gravação da câmara presente no Moto X.

A nosso ver, a diferença na qualidade de gravação não se mostrou substancialmente superior à resolução standard desta gama de dispositivos (Full HD – 1920 x 1080p), tendo-se até verificado um certo atraso na passagem dos frames durante o decorrer da gravação. As cores, assim como o contraste e saturação da imagem, adequam-se ao esperado, não superando nem sendo inferiores a grande parte dos seus homólogos de outras marcas.


6) Motorola Moto X: Jogos

Rating: 9/10 | Através do seu processador de 2.5 GHz, fabricado pela conhecida empresa Qualcomm e complementado com um processador gráfico Adreno 330, espera-se que a reprodução de jogos graficamente exigentes seja feita de forma fluida e descomplicada, oferecendo uma excelente experiência de gaming e entretenimento. Assim sendo fomos à Google PlayStore transferir o jogo Frontline 2 - da Glu, bastante badalada pelos seus jogos de alta qualidade.

Como esperado, o Moto X neste aspecto não desilude de todo. A reprodução do jogo é suberba, não se tendo verificado qualquer atraso na passagem de frames perante a exigência gráfica transmitida pelo jogo em questão. A experiência é fluente e decorre naturalmente, sem qualquer tipo de entrave.


7) Motorola Moto X: Desempenho Geral e Funcionalidades

Rating: 10/10 | De forma a cumprir as funções naturalmente exigidas por um topo de gama, o Moto X vem equipado com uma memória RAM de 2 GB, assim como um processador Qualcomm Snapdragon 801 de quatro núcleos, optimizado para correr a uma velocidade de 2.5 GHz. Espera-se assim um óptimo desempenho em aplicações que imponham um processamento rigoroso, tal como em multi-tarefa.

Após termos aberto mais de 20 aplicações em simultâneo, é com satisfação que podemos afirmar que o Moto X supera as expectativas neste âmbito. As aplicações correm em segundo plano sem quaisquer problemas, ao passo que a velocidade de transição dos menus mantém a sua agilidade intacta, brindando o utilizador com uma experiência de utilização condizente com a verdadeira acepção do termo “competência”.

Para finalizar, o equipamento vem com uma aplicação pessoal pré-instalada, intitulada “Moto”, que dá a possibilidade de controlar o smartphone apenas com a voz. Possui nos seus comandos disponíveis funcionalidades como “enviar mensagem para” ou, para os que gostam de acompanhar as modas, “tirar selfie”, o que torna o aparelho bastante pessoal e personalizável consoante os gostos de cada um.

Review Motorola Moto X. O rei dos smartphones Motorola


8) Conclusão

RATING FINAL: 8.3/10 | Disponível para compra oficial no mercado português desde a primeira semana de Novembro, o Moto X,  com as suas carcterísticas e componentes de alta qualidade,assume-se como um dos presentes de Natal a ter em conta no âmbito dos smartphones. Em comparação a outras grandes marcas como Samsung, LG ou Sony, o dispositivo da Motorola debate-se com tudo o que tem, apenas desapontando na qualidade do ecrã em relação à reprodução de conteúdos multimédia – do qual se esperava um pouco mais – e na memória interna disponível (16 GB e 32 GB), sem a possibilidade de expansão via microSD.

Relativamente a outras características, como a reprodução de jogos de última geração, qualidade de som, autonomia de bateria ou ainda desempenho multi-tasking, é sem dúvida um dispositivo a ter em conta.

Motorola-Moto-X-03


11,269
Comentários
close