NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
ZTC F280 Review

ZTC F280 Review

quinta-feira, 14 julho, 2011 /
ZTC F280 Review

Conheça o ZTC F280, um pequeno telemóvel prático e dirigido aos utilizadores mais tradicionais. Leia a nossa review ao ZTC F280 e conheça a nossa opinião.

Primeiras impressões sobre o ZTC F280

Review_ao_telemvel_ZTC_F280-07

A primeira coisa que salta à vista é a própria embalagem do ZTC F280. É pequena! Mas mais nos surpreendeu ainda o próprio telemóvel, o ZTC F280. O ZTC F280 é um telemóvel Dual SIM bastante pequeno (88x49,3x13x3mm), o que nos causou algum receio pois é um telemóvel que facilmente poderíamos deixar esquecido algures. Felizmente não aconteceu!

O ZTC F280 é também um telemóvel com um teclado slide in, ou seja, apresenta um look prático. Se a necessidade o implicar, basta "empurrar" o ecrã para cima e ficamos com o teclado à nossa disposição. Também sublinhamos que, apesar de pequeno, o ZTC F280 é um telemóvel bastante robusto, pesando 83g. Mas passemos ao que interessa.

Review_ao_telemvel_ZTC_F280-01

Rede e conectividade no ZTC F280

Não fosse este um telemóvel, a rede e a conectividade são praticamente as características mais importantes de um aparelho. Antes de mais, o ZTC F280 não tem suporte 3G e apresenta suporte quad band GSM (850/900/1800/1900). A qualidade das chamas é bastante boa, sem interrupções ou qualquer forma de ruído, aliado também a um bom suporte de rede.

Já no que diz respeito a aceder à Internet, não consideramos que o ZTC F280 seja o telemóvel ideal para isso. Como referimos, é um telemóvel muito pequeno, com um ecrã TFT também pequeno (1.4 polegadas). Este é um telemóvel Dual SIM certamente orientado para utilizadores tradicionais, logo essa funcionalidade não foi contemplada.

O ZTC F280 não possui Wi-Fi nem sequer browser, não é definitivamente um telemóvel para quem goste de navegar na Web. No entanto traz GPRS, Bluetooth e ainda entrada para cartão microSD, além de permitir aos utilizadores transferir dados do computador para o ZTC F280, via micro USB. Tirando a Web, que poderia ser um turn off para alguns utilizadores, o ZTC F280 oferece outras possibilidades que aparentam passar despercebidas num telemóvel tão pequeno.

Review_ao_telemvel_ZTC_F280-02

Capacidade de memória do ZTC F280

Este é um telemóvel prático, estando por isso longe de qualquer smartphone topo de gama da actualidade. Mas será isso positivo, ou negativo?

A capacidade de memória interna do ZTC F280 é de 128 MB, além de que vem equipado com 32 MB SRAM. 128 MB pode parecer muito pouco aos utilizadores mais actuais, mas cremos que dentro do perfil de utilizador para o qual este telemóvel Dual SIM se dirige, podem ser suficientes. Além disso não convém esquecer que a memória pode ser expandida via cartão microSD.

As capacidade de memória para contactos encontra-se limitada até 300 contactos. Apesar de esta ser uma característica que actualmente pode deixar alguns utilizadores frustrados, 300 contactos continua a ser um limite bastante razoável e com algum espaço de manobra. Mais uma vez sublinhamos a nossa opinião: o ZTC F280 não é o telemóvel para os fanáticos da Web e das redes sociais, mas sim um telemóvel prático para quem não procura especialmente essas funcionalidades. Já desenvolvemos esta parte.

Review_ao_telemvel_ZTC_F280-03

A câmara digital do ZTC F280

A câmara VGA é minúscula e a resolução é muito baixa. Não é definitivamente um dos pontos fortes do ZTC F280, mas supomos que os utilizadores deste telemóvel não fossem dar prioridade a essa funcionalidade.

Review_ao_telemvel_ZTC_F280-04

O ecrã do ZTC F280

A nossa opinião sofreu algumas contradições, curiosamente. Como já referimos, este é um telemóvel prático e cuja prioridade não passa pelo entretenimento. O ecrã é um pequeno TFT de de 1.44 polegadas, com uma resolução de 128x128 pixels. Apesar do tamanho, não tivemos qualquer problema em navegar pelo telemóvel.

A visualização dos ícones e da leitura de mensagens poderia parecer, à primeira vista, um pequeno desafio no ZTC F280. Não foi o caso e até nos atrevemos a dizer que dado o tamanho o ecrã, a visibilidade que conseguimos obter dele é bastante adequada.

Review_ao_telemvel_ZTC_F280-05

Se tanto, o tamanho aqui funciona a favor deste telemóvel. É pequeno e prático, facilmente nos podemos esquecer dele no bolso graças ao seu tamanho. Para terem uma ideia, o ZTC F280 é do tamanho de um telemóvel Nokia X2, mas apenas se tiver o teclado slide in à mostra.

Toda a interface do telemóvel ZTC F280 está compactada e perfeitamente adaptada ao seu pequeno TFT de 1.4 polegadas.

Review_ao_telemvel_ZTC_F280-08

A interface do ZTC F280

A interface de utilizador do ZTC F280 merece o nosso elogio. É intuitiva e está adaptada aos seus utilizadores. Apesar do seu tamanho, não tivemos qualquer problema em utilizar o telemóvel. Os ícones são enormes e facilmente identificáveis, e estão organizados de forma a que o utilizador tenha sempre acessível as funcionalidades mais importantes.

Mas voltamos a sublinhar que este é um telemóvel que apenas contém o essencial, além de um pequeno bónus ou outro. A interface será, como tal, bastante mais básica do que num telemóvel de gama mais elevada e orientado para outro tipo de utilizadores. A questão é que o ZTC F280 poderia muito bem ser o telemóvel de um utilizador desinteressado, que só recorre a estes aparelhos por necessidade, e conseguir cumprir as suas funções, por ser intuitivo.

Review_ao_telemvel_ZTC_F280-06

Música e Vídeo no ZTC F280

Sim, este pequeno telemóvel traz algumas surpresas. Certamente não prima pela performance da câmara, nem pela memória exorbitante. Mas em tudo cumpre adequadamente as funções, e há que ter em conta que não é essa a sua principal funcionalidade.

Mas o ZTC F280 oferece, mesmo ao utilizador mais desinteressado em multimédia, a possibilidade de se fazer acompanhar de algumas músicas e de poder ouvir rádio. Não seria a primeira opção do Telemoveis.com para ouvir música, e preferíamos dar-nos ao incómodo de ter a mais um leitor de música dedicado (as excepções, curiosamente, têm sido as séries Xpress da Nokia).

Mas é certamente positivo saber que o ZTC F280 suporta MP3 e MP4. Tal como na nossa review ao telemóvel ZTC QS680, preferimos encarar estas funcionalidades como um bónus neste equipamento. Não são o principal enfoque deste telemóvel, não são o principal destaque do ZTC F280. Mas estão presentes, em todo o caso.

Conclusões sobre o ZTC F280

O ZTC F280 é, na nossa opinião, um grande pequeno telemóvel. Pequeno em tamanho, e talvez algo limitado no que diz respeito a funcionalidades, mas grande por aquilo que é. É essencial que o utilizador tenha conhecimento daquilo que vai obter (e apesar disso, tememos que existem outros telemóveis mais tradicionais que possam roubar protagonismo a este ZTC).

Não se trata apenas de valorizar o ZTC F280 por ser fabricado em Portugal. É, por si só, um bom telemóvel. É pequeno e prático, robusto, pelo que podemos levá-lo no bolso que não damos por isso. É Dual SIM, pelo que é um telemóvel que poderia valer por dois (com metade do tamanho de um).

E é isto que é essencial saber sobre este telemóvel. Se seria a nossa primeira opção como telemóvel? Não, não seria. Porquê? Porque lhe falta muito daquilo que nos cativa num telemóvel, mas não por culpa do produto em si. Culpemos antes os tempos modernos.

Uma coisa é certa, a utilização do ZTC F280 não nos deixou ficar mal em nenhuma ocasião, e poderá ser a opção ideal para os utilizadores que só precisam de realizar chamadas e enviar SMS. Já aqui foram enumerados vários factores interessantes, mas os pontos mais positivos serão sem dúvida o bom suporte de rede (obrigatório) e as capacidades de conectividade que oferece.

Review_ao_telemvel_ZTC_F280-09

7,240