NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Project Tango da Google: o futuro dos smartphones Android?

Project Tango da Google: o futuro dos smartphones Android?

sexta-feira, 21 fevereiro, 2014 /
Project Tango da Google: o futuro dos smartphones Android?

O Project Tango da Google é um protótipo de um smartphone Android limitado a 200 unidades, que serão distribuídas em Março a programadores escolhidos pela Google

Chama-se Project Tango e é um smartphone Android produzido pela Google, mas não para uso comercial. De facto, este dispositivo em questão tem vindo a ser desenvolvido pela divisão ATAP (Advanced Technology and Projects) da empresa há mais de um ano e serão distribuídas apenas 200 unidades para programadores criarem aplicações que tirem partido das suas funcionalidades.

E por falar em funcionalidades, é aqui que este projecto começa a ficar interessante. Ao contrário de um smartphone convencional, o Project Tango utiliza uma vasta variedade de sensores para poder monitorizar espaços fechados e construir um mapa 3D, visual, do local onde o seu utilizador se encontrar. Esta tecnologia poderia ser utilizada para lazer (jogos que criem mapas a partir da sua sala de estar, por exemplo) ou para propósitos mais altruístas, tais como guiar um utilizador invisual por um local fechado - o limite estará na imaginação dos programadores.

? Android 4.4 KitKat já começou a chegar ao Samsung Galaxy S4

? Telemóvel avariado? Como usar um telemóvel avariado como ferramenta de sobrevivência

? Sugestão Android: uma aplicação para definir uma firewall no Android

"O objectivo do Project Tango é dar aos dispositivos móveis uma compreensão à escala humana de espaço e movimento", afirmou a Google. "Ao longo do  último ano, a nossa equipa tem vindo a trabalhar com universidades, laboratórios de investigação e parceiros da indústria em nove países à volta do mundo, para colhermos [toda a] investigação feita ao longo da última década em robótica e visão computacional, concentrando essa tecnologia num único dispositivo móvel. Agora, estamos prontos para disponibilizar protótipos aos programadores que consigam imaginar as possibilidades e ajuar-nos a tornar essas ideias realidade".

O protótipo do Project Tango inclui um ecrã de 5 polegadas, câmara de 4 MP e uma câmara capaz de monitorizar movimento, além de dois processadores de visão computacional e sensores de profundidade.

Os protótipos serão distribuídos a programadores seleccionados pela Google no dia 14 de Março. Todos os programadores interessados podem candidatar-se aqui e descrever o que poderia criar com este aparelho. "Sejam criativos. Sejam específicos. Sejam arrojados", aconselha a gigante norte-americana.

? Canonical dá boas-vindas a Meizu e bq para lançamento de smartphones Ubuntu

? Android ou Firefox OS? O Geekpshone Revolution propõe ambos

? 5 smartphones Android chineses mais finos que o Apple iPhone 5S

Project Tango da Google: o futuro dos smartphones Android?

5,118