NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Preços do GPRS são complexos

Preços do GPRS são complexos

terça-feira, 19 outubro, 2004 /
Uma consultora analisou o panorama europeu e denuncia a situação tarifária. O preço médio das tarifas de GPRS para um volume de 10MB é de 12,80 euros, indica o estudo, salientando que a tarifação por MB é mais utilizada pelos 83 operadores móveis de 31 países analisados. Menos de 20% dos operadores cobram apenas com base na utilização do serviço.

O relatório indica haver uma correspondência entre os preços e o volume de MB disponibilizados, mas frisa que para determinados volumes há grandes divergências, sobretudo acima dos 50MB.

O BroadGroup denuncia igualmente a grande multiplicidade de taxas e de definições de roaming, assim como de critérios para estabelecer cada taxa, assinalando igualmente os preços mais baratos nos países da ex-Europa de Leste e nos estados em vias de adesão à EU.

Neste panorama, o estudo defende que os operadores devem simplificar os modelos de tarifação para facilitar a compreensão por parte dos consumidores, até porque as inovações introduzidas nos serviços GPRS, nomeadamente a partir da implementação do EDGE, também contribuem para aumentar as possibilidades de confusão.
2,648