NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Penetração do serviço móvel atinge 148,9 por 100 habitantes em Março

Penetração do serviço móvel atinge 148,9 por 100 habitantes em Março

quarta-feira, 16 junho, 2010 /
No final do primeiro trimestre de 2010 existiam 15,8 milhões de estações móveis activas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e híbridos Partilhar

Destas, cerca de 82,7% tiveram utilização efectiva no último mês do trimestre.

Os planos pós-pagos representaram 17% do total, os planos pré-pagos cerca de 71,6% e os planos combinados/híbridos cerca de 11,4%.

No período em análise, a penetração do serviço móvel ascendia a 148,9 por 100 habitantes, mas na interpretação do valor do número de assinantes e da penetração do serviço móvel há que ter em conta que existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço; existem cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet; bem como cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas; e cartões afectos a empresas.

Do total de estações móveis, se excluirmos as placas/modem exclusivamente utilizadas para acesso à internet em banda larga móvel, o número de equipamentos activos e com utilização efectiva ascendem a 11,9 milhões. Destas, os CTT têm 0,6%; a Sonaecom tem 15,2%; a TMN tem 43,9%; a Vodafone, 40,1%; e a ZON 0,3%.

No primeiro trimestre deste ano, o número de utilizadores habilitados a utilizar os serviços de banda larga ultrapassou os 8,4 milhões.

O número de utilizadores activos e que efectivamente utilizaram serviços característicos de 3ª geração (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile tv) foi superior a 3,1 milhões, mais 22,6% que no trimestre anterior.

Os utilizadores habilitados a usar serviços de banda larga (UMTS/HSPA) representam 53,2% do total de estações móveis activas, enquanto os utilizadores activos constituem 24,2% do total estações móveis com utilização efectiva.

Do total de utilizadores de serviços de banda larga que registaram tráfego no último mês de reporte, cerca de 37,3% são utilizadores do serviço de acesso à Internet em banda larga móvel através de placas/modem.

Entre Janeiro e Março foram realizadas mais de dois mil milhões de chamadas, menos 4,6% do que no trimestre anterior. Em comparação com o trimestre homólogo, verificou-se um acréscimo de 5% do número de chamadas. No que respeita às chamadas recebidas, ascenderam a 1,9 mil milhões, menos 8% face ao trimestre anterior, mas um acréscimo de 0,8% em termos homólogos.

O tráfego fixo-móvel apresenta, face ao trimestre homólogo, uma variação negativa significativa (-14,1%), reforçando-se assim a tendência que se vem registando há alguns anos.

No trimestre, foram realizadas, em média, cerca de 56 chamadas mensais por estação móvel activa e com utilização efectiva, excluindo as placas para acesso à Internet em banda larga móvel. Cerca de 38 das chamadas realizadas têm como destino o prestador de origem e 11 outro prestador do mesmo serviço.

O número de minutos de conversação originados nas redes móveis totalizou mais de 4,6 mil milhões, menos 1,5% que no trimestre anterior. Em termos homólogos, assistiu-se a um crescimento de 11,5%, acima da taxa de crescimento do número de estações móveis activas.

A duração média das chamadas originadas na rede móvel, 137 segundos, manteve a tendência crescente, já que se registam quatro segundos a mais que no trimestre anterior e oito segundos a mais em termos homólogos.

O número de minutos terminados nas redes móveis atingiu mais de 4,6 mil milhões, menos 2,5% que no trimestre anterior. Em termos anuais, o tráfego de entrada cresceu 10,2%, impulsionado pelo tráfego on net. Refira-se que o tráfego fixo-móvel diminuiu 14,5% em relação ao período homólogo, mantendo a tendência dos últimos anos.

No trimestre registou-se o envio de mais de 6,3 mil milhões de mensagens escritas, menos 0,9% que no trimestre anterior, e um crescimento homólogo de 4%. Do total de SMS, as mensagens de valor acrescentado representam 0,2%, correspondentes a 15 milhões.

Cada utilizador do serviço enviou em média 288 mensagens, número que no caso dos MMS é de seis por mês. Os MMS enviados no trimestre ultrapassaram 25,3 milhões, mais 4,4% do que no período anterior. Em termos homólogos o número de mensagens multimédia enviadas pelos utilizadores deste serviço cresceu 14,5%.

No período em análise foram realizadas mais de 1,3 milhões de vídeochamadas, mais 5,7%. O tempo de conversação associado a estas vídeochamadas também aumentou face ao trimestre anterior, 3,8%.

No que respeita ao serviço de mobile TV, o número de utilizadores ascendeu a pouco mais de 63,7 milhares, que realizaram cerca de 1,2 milhões de sessões, o que corresponde a cerca de seis sessões por utilizador.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
2,903