NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Os telemóveis 4G são maiores porquê?

Os telemóveis 4G são maiores porquê?

sábado, 09 fevereiro, 2013 /
Os telemóveis 4G são maiores porquê?

Os telemóveis 4G tendem a ser maiores que os telemóveis que no máximo só suportam 3G. Porquê?

Os telemóveis 4G, entre outros dispositivos com suporte para redes LTE, provavelmente irão ser maiores e mais volumosos do que os seus antecessores da geração 3G. Porquê?

A tecnologia 4G - ou LTE - permite atingir velocidades de download superiores a 100 Mbps, ou até mesmo mais elevadas ainda. Só que as redes LTE baseiam-se em tecnologias MIMO (Multiple-Input, Multiple-Output), o que significa que vão necessitar de utilizar várias antenas para receberem sinais de dados de diferentes espectros de frequência de forma a poderem proporcionar velocidades elevadas.

Os telemóveis 4G são maiores porquê?

Isto implica que os smartphones com suporte LTE vão necessitar de processadores mais poderosos e de mais antenas, além de mais espaço de armazenamento de energia para poderem realizar a computação interna necessária. Isto não quer dizer que no futuro os telemóveis com suporte 4G não possam ser finos, mas por enquanto a tecnologia ainda não evoluiu ao ponto de disponibilizar dispositivos tão leves e elegantes como os seus 'primos' 3G.

Isto poderia explicar, pelo menos em parte, o porquê de termos vindo a assistir ao crescimento da tendência para smartphones gigantes (também conhecidos por 'phablets') no mercado. Têm sido vários os dispositivos 'gigantes' que estão a chegar ao mercado com suporte para tecnologia LTE, embora esta não seja a única explicação - recordamos que um estudo de mercado revelou recentemente que os consumidores procuram dispositivos com ecrãs enormes.

E os leitores, o que acham? São fãs de ecrãs gigantes, ou preferem dispositivos mais elegantes e compactos? Deixem-nos o vosso feedback!

3,491
Tags
4g