NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
O BlackBerry Q5 é o primeiro BlackBerry 10 de baixa gama

O BlackBerry Q5 é o primeiro BlackBerry 10 de baixa gama

terça-feira, 14 maio, 2013 /
O BlackBerry Q5 é o primeiro BlackBerry 10 de baixa gama

A BlackBerry anunciou hoje o seu novo telemóvel BlackBerry Q5, um dispositivo de baixa gama direccionado para mercados emergentes. Saibam mais!

Não é um BlackBerry R10, mas sim um BlackBerry Q5 - e já é oficial. A BlackBerry anunciou hoje o seu novo telemóvel de baixa gama, direccionado especialmente para mercados emergentes e com especificações técnicas que poderão fazer alguma inveja aos seus concorrentes baratos.

Fiel à imagem de marca da empresa canadiana, o BlackBerry Q5 vem equipado com pequeno ecrã de 3.1 polegadas com uma impressionante resolução para a sua gama - 720 x 720 (HD), com uma densidade de píxeis de ~328 ppi, sendo inclusive superior à de um iPad 2.

Outras especificações técnicas do BlackBerry Q5 incluem o teclado físico que fará recordar o bem sucedido BlackBerry Q10, mas também 8 GB de espaço de armazenamento com suporte para expansão via microSD, câmara digital de 5 MP e processador dual-core de 1.2 GHz. O BlackBerry Q5 deverá estar disponível globalmente a partir de Julho, nas cores preto, branco, cor-de-rosa e vermelho. Ainda estamos a aguardar por informações relativas aos seus preços.

Com tudo isto, será o BlackBerry Q5 uma jogada inteligente por parte da empresa liderada por Thorsten Heins? Na nossa opinião sim, já que vai trazer a nova geração de smartphones BlackBerry a um número bem mais vasto de utilizadores. Além disso, dependendo dos preços a que vai estar disponível, este BlackBerry Q5 poderá ser uma alternativa real ao Android e à mais recente gama de dispositivos Nokia Asha, com especificações que incluem um ecrã HD e capacidade de processamento dual-core num dispositivo alegadamente barato.

Quem parece partilhar desta opinião é Adam Leach, analista principal para dispositivos e plataformas da Ovum, uma firma de consultoria de mercados: 'o Q5 poderá ser um dispositivo muito significativo para a empresa, já que há uma oportunidade significante para smartphones low-cost de alta qualidade. Os mercados emergentes equivaleram a aproximadamente 17% dos quase 450 milhões de smartphones expedidos globalmente em 2011 e a Ovum projecta que os mercados emergentes representarão aproximadamente 40% dos 1.7 mil milhões de smartphones expedidos globalmente em 2017'.

Ficaremos a aguardar por mais informações em relação aos preços, que aparentemente ainda não foram divulgados mas que poderão ser cruciais para a popularidade deste telemóvel. O que acharam do novo telemóvel da BlackBerry?

O BlackBerry Q5 é o primeiro BlackBerry 10 de baixa gama

BlackBerry Q5, cortesia do blog oficial da BlackBerry

4,233