NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia X3-02 Touch and Type review

Nokia X3-02 Touch and Type review

quarta-feira, 25 maio, 2011 /
Nokia X3-02 Touch and Type review

Leia a nossa review ao telemóvel Nokia X3-02 Touch and Type, um telemóvel Nokia dedicado a música e com uma agradável experiência de utilização.

O Nokia X3-02 Touch and Type foi um dispositivo fora do habitual por combinar duas funcionalidades em colisão, sendo elas touch screen e teclado (e não é um qwerty, é o clássico teclado mobile).

Comecemos pelo seu aspecto, com ares de telemóvel tradicional. O Nokia X3-02 Touch and Type poderia passar despercebido a respeito de funcionalidades touch screen, até porque não se assemelha a outros modelos lançados entretanto, mais musculados, como por exemplo os mais recentes telemóveis Nokia.

O Nokia X3-02 Touch and Type é um telemóvel fino, tem apenas 9.6 mm de espessura e, apesar do look à telemóvel tradicional, vem carregado de funcionalidades apelativas a um público alvo mais jovem, além de que levá-lo no bolso não deverá constituir nenhum problema. O Nokia X3-02 Touch and Type tem apenas 106.2 x 48.4 mm de medidas.

Este é um telemóvel que, apesar de não ser um smartphone, oferece imensas funcionalidades. O Nokia X3-02 permite navegar na Internet, traz conectividade 3G e suporte Wi-Fi, além de ser muito user friendly.

Mas vamos ao que interessa.

Nokia_X3-02_Touch_and_Type_review_01

Rede e Conectividade do Nokia X3-02 Touch and Type

Como referimos, o Nokia X3-02 Touch and Type suporta 2G e 3G. A recepção de sinal é típica dos telemóveis Nokia, o que significa que é boa. Também utilizámos conectividade Wi-Fi enquanto navegámos na Internet (e aqui as vantagens de ter um touchscreen são mais evidentes), e na maior parte do tempo detectámos poucos problemas de velocidade de navegação.

Na verdade a experiência de navegação nestes modelos é bastante agradável (utilizámos o browser Opera Mobile, que "compacta" páginas normais para tamanho mobile) e, mesmo que não possamos usufruir de um ecrã gigante com a definição de um smartphone, já conseguimos ter uma experiência perfeitamente razoável.

O Nokia X3-02 Touch and Type também suporta apps como Windows Live, Twitter e Facebook, entre outras, pelo que um utilizador só se sentirá limitado se já tiver experiência com smartphones de gama elevada. E mesmo nesses casos o Nokia X3-02 Touch and Type conseque cumprir os requisitos mínimos de utilização e entretenimento mobile.

Capacidade de Memória do Nokia X3-02 Touch and Type

Antes de mais, convém distanciarmos o Nokia X3-02 Touch and Type de qualquer smartphone topo de gama, principalmente dos mais recentes. E isto porque não faria sentido comparar os 50 MB de memória interna deste telemóvel com as potencialidades astronómicas das máquinas mais sofisticadas. No entanto, 50 MB aparentam ser suficientes para cumprir os requisitos fundamentais: agenda de contactos e registo de chamadas.

Mas nós referimos anteriormente que o Nokia X3-02 Touch and Type pode correr apps. 50 MB é um espaço muito limitado neste aspecto. Felizmente, e embora isto não desculpe os meros 50 MB's de origem do Nokia X3-02, este telemóvel Nokia é compatível com cartões microSD.

Com cartões microSD podemos expandir a memória do Nokia X3-02 Touch and Type até 16 GB. Admitimos que ficaríamos contentes com mais, mas 16 GB já são razoáveis e já permitem uma selecção relativamente variada de álbuns completos, para ouvirmos nos transportes públicos ou em tempos mortos.

Nokia_X3-02_Touch_and_Type_review_02

A câmara do Nokia X3-02 Touch and Type

A câmara digital pode ser um dos factores com mais peso na hora de decidirmos comprar um telemóvel. As séries Nokia X não desiludem nesse aspecto. O Nokia X2, por exemplo, já vinha munido com uma câmara de 5MP e com uma boa qualidade de imagem.

Se algo nos desiludir, pode ser o facto de o Nokia X3-02 Touch and Type sublinhar algum conforto (ou encosto) à câmara de 5MP, e não disponibilizar uma maior capacidade (mas não nos interpretem mal, esta câmara é de boa qualidade).

A resolução é de 2592 x 1944 pixels, e atrevemo-nos a afirmar que é uma resolução maior que muitos outros telemóveis da Nokia. E mesmo a capacidade de gravação vídeo é de boa qualidade, e quem sabe até superior a muitos telemóveis mais recentes.

O ecrã do Nokia X3-02 Touch and Type

O aspecto algo tradicional do Nokia X3-02 Touch and Type poderá atrair os entusiastas mais nostálgicos, mas continuamos a achar o Nokia X2 mais agradável à vista do que este modelo mais recente.

Num telemóvel cujo principal argumento é o de conjugar ecrã táctil com teclado, esperamos que o ecrã seja minimamente interessante. O ecrã é um TFT de 2.4 polegadas, bastante pequeno.

Apesar de tudo, da nossa parte não nos sentimos limitados, nem mesmo na navegação da Web. Sejamos honestos, não é o ecrã indicado para os apreciadores de vídeos nem de séries. Na verdade o Opera Mobile permitiu-nos usufruir de uma experiência bastante agradável na Web, e as funcionalidades que mais nos cativaram foram o Rádio e o Leitor de MP3 deste telemóvel.

Ainda assim dispõe de 256 mil cores, distribuídas numa resolução de 240 x 320 pixels. Diríamos que é o suficiente, e que o ecrã táctil do Nokia X3-02 Touch and Type tem a vantagem, em relação a modelos como o Nokia X2, de optimizar a experiência de utilização de apps como o Facebook, ou de navegação na internet.

Nokia_X3-02_Touch_and_Type_review_03

Música e vídeo no Nokia X3-02 Touch and Type

Admiramos as funcionalidades dedicadas ao entretenimento, mas neste caso o principal motivo para adquirir este telemóvel Nokia seria o facto de ser dedicado aos amantes de música.

O facto de ler diversos formatos (MP3, WAV, WMA e eAAC+) permite alguma liberdade de manobra (não esquecer de complementar com o obrigatório o cartão microSD). A qualidade de som é bastante boa e só peca por talvez contribuir para a nossa alienação social, enquanto viajamos de comboio sem ligar aos restantes passageiros.

O leitor de vídeo também lê diversos formatos (MP4, H.264, H.263 e WMV), mas o ecrã de 2.4 polegadas não é o mais indicado para apreciar este género de conteúdos, principalmente se estivermos habituados aos ecrãs gigantes de outros telemóveis (HTC, Samsung).

Conclusões sobre o Nokia X3-02 Touch and Type

O Nokia X3-02 Touch and Type vale por aquilo que é, e nós só receamos que na verdade seja julgado por aquilo que não é. E se nos perguntarem o que não é, nós respondemos que não se trata de um smartphone, não foi feito para utilizadores demasiado exigentes tecnologicamente (e atenção, isto em nada vem degredir a qualidade do Nokia X3-02) nem para exercer 1001 funcionalidades.

Na verdade trata-se, isso sim, de um bom telemóvel Nokia. É tradicional o suficiente para permitir escrever mensagens com o teclado numérico, e sofisticado o suficiente para ter um touch screen e permitir navegar mais intuitivamente.

Nokia_X3-02_Touch_and_Type_review_04

O verdadeiro gozo do Nokia X3-02 Touch and Type, para nós, foi o de ser mais do que um ecrã de 2.4 polegadas. A navegação na Internet é bastante agradável, e estarmos a ler um artigo interessante enquanto corremos a nossa playlist é, muitas das vezes, tudo o que fazemos em modelos de gamas mais elevadas.

Talvez o Nokia X3-02 Touch and Type seja um manifesto disso mesmo, e sirva para demonstrar que consegue fazer aquilo que muitos telemóveis sofisticados e mais recentes conseguem fazer, embora com as suas limitações.

E agora vamos colocar os headphones e voltar à nossa playlist.

17,269