NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia: segurança no seu smartphone

Nokia: segurança no seu smartphone

quinta-feira, 10 fevereiro, 2011 /
Nokia: segurança no seu smartphone Ataques a smartphones são cada vez mais frequentes: a Nokia sugere alguns procedimentos para utilização mais segura do seu dispositivo.
De acordo com Patrick Peterson, especialista em segurança da Cisco, os ataques ao software móvel e, nomeadamente, aos smartphones, deverão aumentar em 2011. No entanto, se tomar algumas precauções básicas poderá facilmente evitar as tentativas de incursão maliciosas ao seu smartphone.

Pense duas vezes antes de atender uma chamada

Verifique a proveniência das chamadas que recebe, bem como as mensagens de texto de números desconhecidos. Os esquemas de phishing chegam muitas vezes através de chamadas de voz ou SMS. Se não conhece o número, não atenda nem abra a mensagem.

Faça sempre logout


Quando terminar a utilização de um serviço na Internet, assegure-se que sai da aplicação ou serviço. Não deixe a ligação activa para impedir que outros utilizadores monitorizem os seus dados.

Confie nas suas fontes


Verifique atentamente os locais através dos quais descarrega e compra aplicações. A Loja Ovi é um local seguro para fazer o download de serviços e jogos, mas fique atento a aplicações provenientes de fornecedores externos que lhe solicitam muitas permissões de acesso.

Limpo e arrumado


Veja-se livre de aplicações que não utiliza. Algumas delas podem monitorizar e aceder a vários tipos de dados, incluindo à sua lista de contactos. Proteja o seu cartão SIM com um código pin. Desta forma, se perder o telemóvel, ninguém poderá utilizar o seu cartão. Por outro lado, evite combinações fáceis como 0000 ou 1234.

Transferências por Bluetooth

O Bluetooth é uma ferramenta útil, mas pode também comprometer os seus dados pessoais, tornando-os acessíveis e corruptíveis. Se utiliza o Bluetooth com frequência, proteja a ligação com uma palavra-chave longa e complexa em vez de utilizar um código com poucos dígitos.

WiFi: Onde e quando?

É fácil para os hackers auscultar ou interceptar uma rede WiFi pública. Os hackers sabem também que muitos consumidores utilizam a mesma palavra-chave para diferentes sítios na Internet – como o acesso ao e-mail ou ao Facebook. Por isso, da próxima vez que aceder a uma rede pública, tenha atenção aos conteúdos que está a partilhar.

Evite conteúdos duvidosos


Visitar sítios na Internet com um browser que é antigo ou está desactualizado pode tornar o seu acesso mais vulnerável. Se não se sente confortável com a ligação que está a fazer, desligue. Não menospreze as actualizações de segurança do seu smartphone, elas servem para o ajudar.

Muitas destas dicas poderão não ser novas para si mas mais vale prevenir. Desta forma asseguramo-nos que estará mais atento na próxima vez que aceder à Internet através do seu smartphone Nokia.
3,046