NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia N1

Nokia N1

sexta-feira, 16 outubro, 2015 /
Nokia N1

Apresentamos o Nokia N1, o tablet Android da Nokia


* Imagem por: Danny Winget

** Saiba todas as especificações do Nokia N1, aqui.
 

NOKIA N1 EM RESUMO

- Ecrã de 7.9” Polegadas com resolução 1536 x 2048p.
- Câmara principal de 8 MP e secundária de 5 MP.
- Processador Intel Atom Z3580 Quad-Core a 2.3 GHz.
- Memória RAM de 2 GB e Armazenamento interno de 32 GB.
- Conectividade apenas Wi-Fi.
- Bateria de 5.300 mAh.
Nokia N1. Aparência, Design e Ecrã
 

O tablet da Nokia é de certo modo uma lufada de ar fresco, numa era das telecomunicações praticamente dominada por marcas como a Samsung e Apple, constituindo também uma prova irrefutável de que a empresa finlandesa pretende voltar aos mercados o mais brevemente possível e, recuperar o que foi outrora seu.

O Nokia N1 vem assim equipado com um ecrã de 7.9” Polegadas, o que o mete lado a lado com o iPad Mini da Apple em termos dimensionais. A qualidade de imagem assenta numa resolução de 1536 x 2048p, oferecendo uma imagem, à partida, sem quaisquer razões de queixa. O vidro é também adornado com protecção Gorilla Glass 3, da conhecida empresa Corning.

A aparência é simples e minimalista, com os principais botões a serem colocados no próprio ecrã, correspondentes às opções de retroceder, home page e multitarefa, ao estilo que ao sistema Android nos vem habituando. Na traseira situa-se a câmara principal de 8 MP (sem Flash) ao passo que na frente temos a câmara secundária de 5 MP.

NokiaN1-1

Imagem por: Geek
Nokia N1. Câmara
 

A câmara do Nokia N1 tem uma resolução de 8 MP, algo considerado cada vez mais usual nos equipamentos actuais. As funcionalidades incluem apenas Geo-tagging, existindo ainda a possibilidade de gravação de vídeo em Full HD (1080p) a 30 frames por segundo.

Já a câmara frontal detém 5 MP de resolução, qualidade também ela cada vez mais estabelecida nesta componente. O propósito da Nokia neste equipamento não foi claramente dar uma atenção especial à câmara, já que a mesma nem sequer possui flash, quer na câmara principal quer na secundária.
 

NokiaN1-2

Imagem por: PCadvisor
Nokia N1. Processamento e Memória
 

O desempenho do Nokia N1 está a cargo de um processador Atom Z3580 da Intel, com quatro núcleos e optimizado para correr a 2.3 GHz. Neste capítulo nota-se uma preocupação por parte da empresa finlandesa no que à performance diz respeito, já que o processador certamente irá garantir um desempenho muito acima da média, dadas as suas especificações.

Quanto à memória RAM, o Nokia N1 vem com 2 GB, quantidade bastante visível em equipamentos Android e que deverá garantir um bom funcionamento em termos de multitarefa.

Por fim e relativamente ao armazenamento interno, a Nokia disponibiliza no Nokia N1 uma capacidade máxima de 32 GB sem possibilidade de expansão via cartão de memória, o que para alguns utilizadores mais exigentes poderá ser considerado como uma desvantagem relativamente a outros modelos igualmente disponíveis no mercado.
 

NokiaN1-3

Imagem por: Techweekeurope
Nokia N1. Conectividade e Bateria
 

As funções inerentes à conectividade do Nokia N1 passam apenas por Wi-Fi, não estando incluída a opção de rede móvel no equipamento. Trata-se de um produto direcionado claramente para entretenimento e trabalho, não tendo a Nokia direcionado o N1 para a vertente das telecomunicações.

É contudo de destacar (e notar, dada a data de lançamento) a presença de uma porta de ligação USB-C, considerada como o novo standard em produtos móveis.
Quanto à bateria, apresenta uma capacidade de 5.300 mAh, o que deverá proporcionar uma autonomia mais do que razoável.
 

NokiaN1-4

Imagem por: Anandtec

3,904