NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

quinta-feira, 31 janeiro, 2013 /
Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

Nokia Lumia 920 em review no Telemoveis.com: vale a pena adquirir este Windows Phone 8 da Nokia? Lumia 920 disponível a partir de hoje em Portugal!

Estão a pensar adquirir um Nokia Lumia 920? Este Windows Phone 8 chega hoje (31 Janeiro) às lojas portuguesas e encontra-se disponível por um preço recomendado de €699,90 - um investimento certamente significativo, mas que comparativamente ao Nokia Lumia 820 (que se situa também acima dos €500) oferece um retorno e uma experiência de utilização muito superiores. O Nokia Lumia 920 eleva a fasquia dentro do segmento dos Windows Phone 8 e faz-nos crer que o sistema operativo da Microsoft tem tudo para se apresentar como uma alternativa viável ao Android e ao iOS, embora ainda seja necessário chegar a um maior número de consumidores e atrair a atenção de mais developers de aplicações.

Podem ler aqui as nossas primeiras impressões sobre o Nokia Lumia 920!

Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

Nokia Lumia 920 - Especificações

Suporte MicroSIM; Ecrã LCD de 4.5 plegadas (768 x 1280, ~332 ppi); Tecnologia Dolby Sound Enhancement; 32 GB de espaço de armazenamento; SEM suporte para expansão de memória via microSD; 1 GB de RAM; câmara digital de 8 MP (3264 x 2448, lentes Carl Zeiss) com suporte para gravação de vídeos em Full HD (1080p); Processador Dual-Core ~de 1.5 GHz;

O que dizer em relação ao Nokia Lumia 920? O actual topo-de-gama da fabricante finlandesa tem tudo para oferecer uma experiência imensamente interessante aos seus utilizadores, a começar por um fantástico ecrã HD de 4.5 polegadas excepcionalmente convidativo para navegarmos na Web ou consumirmos conteúdos em alta definição. E se a resolução do Nokia Lumia 920 é um dos seus pontos mais elevados, a densidade de píxeis também se encontra a um nível semelhante, resultando num pequeno ecrã com uma qualidade de imagem impressionante e bastante superior à do seu 'irmão mais pequeno', o Nokia Lumia 820 - cuja análise podem conferir aqui.

Nokia Lumia 920 e Windows Phone: sim ou não? Review

O Nokia Lumia 920 vem equipado com 32 GB de espaço de armazenamento, uma quantidade mais do que suficiente para podermos levar connosco os nossos conteúdos favoritos. Mas nós devemos colocar-nos esta mesma questão: não teria sido preferível limitar o espaço de armazenamento a 16 GB, até por uma questão de rentabilizar o 'orçamento' dos consumidores, e permitir a expansão de memória via microSD? É que uma das grandes novidades do Windows Phone 8 face ao seu antecessor passa pelo suporte para expansão de memória - novidade essa que a Nokia parece não ter querido aproveitar, o que até certo ponto coloca um topo-de-gama como este smartphone em desvantagem com, por exemplo, qualquer smartphone Android de baixa gama.

Para compensar, o processador dual core de 1.5 GHz e o 1 GB de RAM são mais do que suficientes para tirarmos total proveito da experiência Windows Phone 8. É um facto que estas especificações podem não estar a par da concorrência Android, por exemplo, mas assim que começamos a utilizar este dispositivo apercebemo-nos de que tal não é mesmo necessário. Tal como o iOS, o Windows Phone 8 assenta numa estrutura/interface muito simples e que não exige hardware 'pesado' para conseguir atingir uma performance de excelência.

E claro, a câmara de 8 MP: uma resolução mais do que suficiente para podermos tirar total proveito desta experiência Windows Phone 8, a qual também nos permite gravar vídeos em Alta Definição (Full HD, 1080p).

Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

Design do Nokia Lumia 920

Tal como os seu antecessor Nokia Lumia 900, o Nokia Lumia 920 prima por um design brilhante, elegante e minimalista.

A Nokia sempre foi uma fabricante que se excedeu em termos de design dos seus próprios dispositivos, especialmente nos de gamas mais elevadas - se bem que no caso do Nokia Lumia 820 nós não partilhemos exactamente da mesma opinião!. O Nokia Lumia 920 é a prova disso mesmo: elegante, minimalista e sofisticado, este smartphone consiste numa peça única que também é super resistente e duradoura. O formato ergonómico, caracterizado por um ecrã curvo (para fora) e que já estava presente no Nokia Lumia 800 e 900, mantém-se.

E como é que a Nokia decidiu apresentar o seu 'flagship' dos Windows Phone 8? Comecemos pela sua 'cara': se o Nokia Lumia 920 fosse uma modelo certamente que faria parte do catálogo da Victoria's Secret - sim, é assim tão elegante, e sim, esta analogia foi péssima! A parte da frente apresenta-nos um elegante ecrã LCD de 4.5 polegadas que dispõe da tecnologia ClearBlack da Nokia - o que à partida significa que não vamos encontrar aqui o típico 'ruído' em imagens escuras. Os restantes elementos que compõem a 'cara' deste WP8 incluem os já típicos botões touch da interface do sistema operativo da Microsoft, na parte inferior, o auscultador no tipo e uma câmara frontal de 1.3 MP para sessões de vídeo no Skype (aproveitamos para referir que também podemos captar vídeos em HD (720p) com esta cãmara digital.

Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

Um dos aspectos que caracteriza o design minimalista da Nokia, especialmente nos seus topos de gama, é a quase ausência de botões físicos - e este Nokia Lumia 920 não é excepção. De facto, os únicos botões físicos que por aqui vamos encontrar são as teclas de volume, o botão de ligar/bloquear o ecrã do dispositivo e um botão de câmara dedicado, que nos permite aceder directamente à câmara digital sem necessidade de desbloquearmos o dispositivo. Estes botões estão todos localizados no lado direito do Lumia 920.

É no topo deste Windows Phone 8 que encontramos a ranhura para o cartão MicroSIM e uma entrada para auscultadores de tamanho standard (3.5 mm). Importa dizer que o Nokia Lumia 920 vem equipado com a tecnologia Dolby Sound Enhancement, com a qual conseguimos tirar uma experiência musical bastante acima da média - e de facto os Lumias têm sido dispositivos que se excedem nestas experiências, superando inclusive (na nossa opinião) a tecnologia Beats by Dr. Dre presente nos dispositivos da HTC.

Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

A entrada microUSB, que também serve de entrada para o carregador, situa-se na parte inferior do Nokia Lumia 920 juntamente com os altifalantes do smartphone. E por último, as costas do smartphone: nelas encontramos na câmara de 8 MP  com lentes Carl Zeiss e um flash Dual LED, sendo praticamente os únicos elementios presentes na 'traseira' do Nokia Lumia 920.

Em resumo: o Nokia Lumia 920 é um smartphone que garantidamente irá cativar o olhar de muitos utilizadores. Aliando a isso a interface elegante que já compõe o Windows Phone 8, achamos que tanto a Microsoft como a Nokia têm em mãos um dispotivo bastante digno para representar o segmento dos Windows Phone 8. Mas não é só de estética que vive o Nokia Lumia 920, e o seu design comprovou ser ultra funcional e user friendly em todas as situações em que o utilizámos. 'Less is more', não é verdade?

Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

Windows Phone 8 e Performance do Nokia Lumia 920

A performance exemplar do Nokia Lumia 920 é a combinação do bom hardware deste smartphone com um sistema operativo muito leve.

O Nokia Lumia 920 é a nossa segunda 'aventura' pelo Windows Phone 8, e para já podemos apenas dizer que é um sistema operativo super leve e fluído, não necessitando de hardware muito potente para nos proporcionar uma boa experiência de utilização. É claro, contudo, que a adição de um processador dual core é sempre bem vinda, especialmente se optarmos por consumir conteúdos multimédia no smartphone, navegar na Web ou correr aplicações sem quaisquer problemas.

Contextualizando o Windows Phone 8: o novo sistema operativo mobile da Microsoft não é apenas um 'upgrade' ao seu antecessor - foi redesenhado de raíz e, apesar de esteticamente (e mesmo em bastantes funcionalidades) se assemelhar ao WP7, a verdade é que tem muito mais em comum com o seu irmão Windows 8 do que com o Windows Phone 7. Além de optimizar o conceito de Live Tiles, que à partida pode parecer uma opção meramente estética mas que acaba por nos permitir recolher informações em tempo real e dar o protagonismo que bem entendermos às opções que mais utilizarmos, vem incluir algumas funcionalidades 'obrigatórias' tais como o suporte para expansão de memória via microSD (que ironicamente não está incluído no Nokia Lumia 920), o suporte para ecrãs de alta definição e processadores dual core, entre outras funcionalidades.

Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

Ao contrário do Android e muito à semelhança do iOS, o Windows Phone 8 consiste essencialmente em dois ecrãs principais: o que nos exibe os atalhos, ou as Live Tiles para as aplicações, e uma lista de todas as aplicações disponíveis no smartphone. A navegação é feita essencialmente em modo vertical (ao contrário do iOS, do Android e até do Windows Phone 8), e assenta numa estrutura incrivelmente simples. Esta simplicidade, ou melhor, esta ausência de complexidade (e de camadas, bastante presentes no Android), fazem com que seja incrivelmente fácil adaptarmo-nos ao Windows Phone 8.

A interface Touch também nos simplifica imensamente a vida: essencialmente, a navegação por entre o Windows Phone 8 acaba por ser cíclica, permitindo-nos retroceder quase infinitamente por entre o nosso 'histórico' de navegação neste sistema operativo. Tal como o Windows Phone 7, o WP8 revela-se bastante fluído - daí que não seja realmente necessário exigirmos processadores quad-core nestes dispositivos, já que durante toda a nossa experiência não detectámos quaisquer arrastamentos ou crashes. Não só é 'culpa' do software, como também do hardware do próprio Lumia 920 que se encontra optimizado e nos impediu de ter qualquer má experiência ao longo da nossa utilização.

Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

Conclusões sobre o Nokia Lumia 920

Preferimos dar o 'extra' pelo Nokia Lumia 920 do que dar o valor pedido pelo Nokia Lumia 820 - a diferença entre ambos é simplesmente abismal

O Nokia Lumia 920 está disponível por preços estimados em €699,90, embora seja possível encontrá-lo disponível (bloqueado para operador) a €599,90 ou até mesmo a partir de €299,90 (mediante contrato de fidelização). E nós achamos que esse valor é completamente justificado no produto final: um belíssimo smartphone com uma excelente performance, uma experiência de utilização simples e diferente da que se encontra disponível no mercado, e uma qualidade de construção completamente premium.

Se é mais caro que o Nokia Lumia 820? Sim, claro - mas compensa muito mais o investimento. Na nossa opinião, se qualquer utilizador estiver a pensar adquirir um Windows Phone (sobretudo um WP8, a versão mais recente do sistema operativo da Microsoft), e estiver disposto a dar valores superiores a €500 por um smartphone, então o Nokia Lumia 920 revela-se uma excelente alternativa. O ecrã é fantástico para vermos vídeos - e acreditem, passámos horas agarrados à aplicação Vimeo para Windows Phone - e navegarmos na Web. Por outro lado, ouvir música neste smartphone é uma experiência simplesmente fantástica.

Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

Ficámos muito optimistas não só em relação ao Nokia Lumia 920, mas também em relação ao Windows Phone 8 - apesar de ainda não partilhar do mesmo número de aplicações que so seus principais concorrentes disponibilizam, achamos que é uma questão de tempo até que a sua popularidade comece a crescer e a ganhar adeptos. A experiência é realmente diferente e única, e isso será um ponto bastante favorável ao sistema operativo da Microsoft. Resta-nos ver se 2013 será um ano mais generoso para a Nokia e para o Windows Phone, mas caso a qualidade dos dispositivos se mantenha a este nível achamos que ambos vão reunir condições para competir com outras fabricantes e sistemas operativos.

Nokia Lumia 920: primeiras impressões

10,877