NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia desenvolve uma pele electrónica maleável

Nokia desenvolve uma pele electrónica maleável

sexta-feira, 08 outubro, 2010 /
Nokia desenvolve uma pele electrónica maleável A Nokia desenvolveu uma pele electrónica maleável que poderá ser utilizada para moldar o telemóvel no nosso corpo. Partilhar

O fabricante sueco de equipamentos móveis, através do Nokia Research Center, numa parceria com a Universidade de Cambridge, está a criar um material suficientemente maleável para se transformar numa espécie de pele electrónica.

Através do recurso ao ouro como metal condutor, os cientistas criaram um suporte que reage ao toque e que pode ser dobrado e esticado como uma faixa de elástico, mantendo a resposta ao toque e ao impulso. O material é flexível em 20% do seu tamanho original sem qualquer falha na sua performance.

Nokia

O material foi originalmente criado pela cientista Stephanie Lacour, que criou uma pele sintética elástica que incorporavam alguns elementos electrónicos em cérebros paralisados de doentes.

Por enquanto a Nokia ainda não revelou quais os protótipos que irão ser desenvolvidos com esta pele, esta tecnologia poderia facilmente, ter incorporado um smartphone para ser utilizado confortavelmente contra a nossa pele, como mostra a imagem. Os equipamentos móveis poderão assim ser incorporados no nosso vestuário ou outros acessórios com recurso a este material.

Esta pele é apenas uma parte da nanotecnologia conceptual da iniciativa "Morph Concept". Com o desenvolvimento de materiais electrónicos maleáveis, a Nokia está no caminho da produção de novos materiais que poderão alterar a própria forma dos smartphones no futuro.

O Nokia Research Center, criado em 2007 com a Universidade de Cambridge, tem 25 cientistas a trabalhar no Reino Unido e outros 10 na Suiça. As equipas estão concentradas na nanotecnologia, e são lideradas pelo investigador Tapani  Ryhanen que apelida o seu trabalho de "engenharia com sentido em pequena escala".

Em Julho deste ano a Nokia já havia revelado um protótipo de um smartphone que se levanta cada vez que recebe uma chamada, com recurso à energia cinética.

Nokia


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
3,765