NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia C5-03 review

Nokia C5-03 review

terça-feira, 21 junho, 2011 /
Nokia C5-03 review

O Nokia C5-03 em análise no Telemoveis.com. Leia a nossa review ao Nokia C5-03 e saiba quais são as vantagens e desvantagens deste telemóvel touch screen.

O Nokia C5-03 é um telemóvel Nokia de média gama que, honestamente, nos pareceu algo antiquado. E porquê? Todos aguardamos pela linha de telemóveis Windows Phone 7 (e já circulam novidades sobre o telemóvel Nokia N9 MeeGo), mas não será justo compararmos este telemóvel com as nossas expectativas face a esses futuros modelos.

A verdade é que o Symbian não é o melhor sistema operativo da actualidade, admitimos, e o Nokia C5-03 comete o erro de correr uma versão desactualizada do Nokia Symbian. Mais especificamente, referimo-nos à versão 5 do Symbian S60, visto pela última vez em 2009, no Nokia  N97.

Temos que admitir que este aspecto desilude um pouco. O Symbian já por si não se encontra em forma, mas utilizar uma versão mais antiga num telemóvel Nokia actual? Principalmente com a concorrência (Android e iOS) cada vez mais desenvolvida e agressiva.

Nokia_C5-03_review_01

O Nokia C5-03 é construído em plástico, o que pode funcionar contra o próprio telemóvel. O design, que por si é agradável, pode degradar-se com alguma facilidade.

O Nokia C5-03 traz os já standartizados jacks áudio 3,5 mm, para headphones, e uma porta micro USB, com os botões de volume e desbloqueio localizados no lado direito do telemóvel. Estranhámos, de certa forma, a inclusão de uma entrada para carregador "clássica", em formato cilíndrico.

Achámos que é algo desnecessária tendo em conta que os telemóveis actualmente são lançados consoante a norma de universalização de carregadores, à base de USB.

Nokia_C5-03_review_02

Mas nem tudo no Nokia C5-03 é antiquado. O telemóvel Nokia vem equipado com um processador de 600 MHz, pelo que não seria de esperar qualquer espécie de arrastamente durante a navegação no Nokia C5-03 - achámos que mais provável seria culpar o sistema operativo ultrapassado.

Sistema operativo e Apps do Nokia C5-03

O Nokia C5-03 recorre ao Symbian S60, que essencialmente oferece um único home screen, que não pode ser muito personalizado. Existem 4 atalhos definidos pelo utilizador no fundo do ecrã, uma barra de contactos, notificações de e-mail e uma barra de controlo WiFi, além do relógio. Para quem prefere o look minimalista, estas funcionalidades podem ser removidas do ecrã principal.

É no menu principal que vamos passar a maior parte do nosso tempo de utilizadores, o que para quem está habituado a telemóveis recentes pode ser algo limitativo. O menu está limitado a uma largura de três ícones.

Nokia_C5-03_review_03

O Nokia C5-03 traz os mapas Ovi pré-instalados, juntamente com apps como um conversor de unidades, uma calculadora e um dicionário. Para todas as outras opções, é necessário recorrer à Loja Ovi, acessível a partir do browser do telemóvel.

Nokia_C5-03_review_04

A respeito de apps, quem as procurar certamente não vai querer olhar para este telemóvel. Para isso existem vastos mercados disponíveis para Android e iOS, por exemplo. Quanto à experiência de navegação na Web, o browser traz suporte Flash lite 3.0 e WiFi. Mas é uma experiência apenas razoável.

Nokia_C5-03_review_05

O ecrã, apesar de touch screen, não é multi-touch, nem apresenta muitas funcionalidades. É necessária alguma paciência para utilizar o Nokia C5-03, sendo honestos. Mas conseguimos realizar as tarefas mais básicas e essenciais.

Ecrã e Touch Screen do Nokia C5-03

O ecrã do Nokia C5-03 é um touch screen resistente, mas muito distante do modelo AMOLDE do Nokia C7, por xemplo. Por vezes tivemos problemas com o Nokia C5-03, o ecrã nem sempre correspondia ao toque e muitas vezes, durante a navegação, tivemos frustrações a este respeito.

Quando se tratou de enviar SMS's, o telemóvel dispõe de dois tipos de teclados virtual: um teclado alfa numérico, quando o telemóvel Nokia C5-03 está na vertical, ou um teclado qwerty, quando o ecrã do Nokia C5-03 está na horizontal.

Câmara Digital e Multimédia no Nokia C5-03

A câmara digital do Nokia C5-03 é de 5 MP, recorre a um sistema de focagem fixa, não disponibiliza flash e a qualidade deixa um pouco a desejar. Em boas condições (não considerem tirar fotografias em ambientes escuros, com este telemóvel), o Nokia C5-03 consegue produzir imagens perfeitamente razoáveis, mas sem um grande nível de detalhe.

Nokia_C5-03_review_09

Multimédia no Nokia C5-03

O Nokia C5-03 apresenta um ecrã de 3.2 polegadas, o que pode não parecer indicado para ver conteúdos multimédia (a não ser alguns videoclipes do YouTube, por exemplo). O telemóvel não suporta uma variedade invejável de formatos, sendo compatível com os standartizados H.263 e H.264, além de MP4.

O Nokia C5-03 tem um melhor desempenho com a música, proporcionando um leitor de música bastante razoável, além de rádio FM e uma app que permite ouvir podcasts. Não temos nada a apontar, e devemos dizer que o telemóvel em volume máximo já não solta um ruído ensurdecedor - uma medida que a Nokia tomou para prevenir danos nos ouvidos dos mais jovens!

Nokia_C5-03_review_10

O Nokia C5-03 traz um cartão de memória de 2GB para complementar o espaço de armazenamento de 40 MB's, e o leitor de música é bastante simples e funcional. Apesar de ser uma funcionalidade agradável, não é o suficiente para destacar o Nokia C5-03 da concorrência.

Conclusões sobre o Nokia C5-03

O Nokia C5-03 fez-nos sentir algo limitados, em parte devido ao sistema operativo. Tivemos perfeita consciência de que este não é um telemóvel de gama elevada, mas isso não deve servir de desculpa para uma experiência de utilização de qualidade mediana.

Acrescentamos a isso as frustrações que o touch screen do Nokia C5-03 nos provocou, e definitivamente não se trata de um bom exemplar de telemóveis Nokia.

16,013