NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia aperfeiçoa estratégia de desenvolvimento para os ambientes Symbian e MeeGo

Nokia aperfeiçoa estratégia de desenvolvimento para os ambientes Symbian e MeeGo

sexta-feira, 22 outubro, 2010 /
Nokia aperfeiçoa estratégia de desenvolvimento para  os ambientes Symbian e MeeGo A aposta no Qt e no suporte ao HTML5 permite clarificar a estratégia da Nokia para as plataformas de software, viabilizando uma evolução contínua da experiência proporcionada pelo Symbian Partilhar

A Nokia passa a disponibilizar uma oferta mais clara e simples tendo em vista o desenvolvimento de aplicações e serviços, com o objectivo de incentivar a comunidade de developers a criar aplicações que estejam ao alcance dos utilizadores de ambas as plataformas, Symbian e MeeGo. A decisão de se concentrar no Qt uma estrutura única para o desenvolvimento de aplicações permitirá, à Nokia, garantir que estas plataformas continuarão a ser compatíveis com as futuras evoluções do Symbian, bem como com os futuros produtos MeeGo. Adicionalmente, a Nokia irá suportar a linguagem HTML5 para o desenvolvimento de aplicações e conteúdos Web, tanto para Symbian como para MeeGo.

Assegurando o seu compromisso com esta nova oferta, a Nokia passará, de futuro, a desenvolver as suas próprias aplicações com base no Qt, assegurando uma experiência mais consistente e uma melhor integração de aplicações e serviços.

A Nokia está a centrar-se no Qt enquanto estrutura robusta e comprovada, que permite extrair todo o potencial do hardware, do software e das capacidades avançadas dos smartphones Nokia existentes, ao mesmo tempo que cria grandes oportunidades para os futuros produtos Symbian e MeeGo. A integração do Qt Quick na estrutura do Qt acelera a criação de interfaces de utilizador melhoradas e de aplicações visualmente mais atractivas. Para além disso, o facto de o Qt suportar HTML5 facilitará a compatibilidade dos browsers Web da Nokia com esta linguagem.

As evoluções que vierem a ser integradas na plataforma Symbian serão desenvolvidas através do Qt, permitindo, assim, a compatibilidade com a actual versão Symbian^3, traduzindo-se assim num benefício para os utilizadores, tanto actuais, como futuros. Deste modo, a adopção de um modelo baseado numa evolução contínua vem substituir o anterior modelo de desenvolvimento, baseado em diferentes versões. Desta forma, a Nokia deixará de referir-se às designações Symbian^3 e Symbian^4. Os consumidores beneficiarão, assim, de melhorias contínuas na sua experiência de utilização de produtos Nokia baseados em Symbian.

"Estamos a tomar decisões estratégicas ao nível da tecnologia que deverão acelerar a nossa capacidade de oferecer aos developers melhores oportunidades e enriquecer as possíveis experiências dos consumidores. Os developers terão acesso a uma base de dados alargada de clientes para as suas aplicações. Por sua vez, para os consumidores, isso representa um maior envolvimento com os seus dispositivos Nokia, bem como o acesso às melhores aplicações do mercado e a uma melhoria contínua em termos de experiência de utilização dos produtos e serviços. Acreditamos que as nossas escolhas representam melhorias significativas para a comunidade de developers, mas também para a Nokia", afirmou Rich Green, CTO da Nokia.

Para mais informações sobre o kit de desenvolvimento de aplicações Nokia Qt, assim como sobre o Qt Quick e HTML5, aceda a qt.nokia.com/qtquick e a qt.nokia.com/HTML5. Os developers podem começar de imediato a criar as suas aplicações em www.forum.nokia.com/Develop/Qt/.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
2,638