NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia anuncia Qt port para Maemo 5

Nokia anuncia Qt port para Maemo 5

quinta-feira, 15 outubro, 2009 /
Nokia anuncia Qt port para Maemo 5 Com a disponibilização do suporte para Qt na plataforma Maemo, os developers passam a beneficiar de uma forma mais fácil de criação de aplicações para o Nokia N900 e futuros dispositivos Maemo e Symbian. A Nokia acaba de anunciar a disponibilização da Qt port oficial para o Maemo 5, oferecendo aos developers uma forma simplificada de desenvolvimento de aplicações para o novo Nokia N900, bem como para outras plataformas suportadas pelo Qt, incluindo a próxima geração Maemo 6, o Symbian e o Windows Mobile.

O Qt port oficial para o Maemo 5 foi concebido especificamente para funcionar nesta plataforma de software, potenciando a criação de programas e conteúdos para o Nokia N900. Esta nova funcionalidade será baseada na futura versão Qt 4.6, com lançamento previsto para o final do primeiro trimestre de 2010.

"Com este anúncio, juntamente com o futuro port para a plataforma Symbian, veremos rapidamente o Qt port estabelecido como uma estrutura de liderança no desenvolvimento de aplicações nativas poderosas. Além disso, com a integração do Qt Webkit, teremos igualmente uma plataforma sólida para a criação de aplicações e serviços Web", explica Sebastian Nyström, vice-presidente da área de Application Services and Frameworks, da Nokia. "O facto de garantir suporte para o Maemo 5, Maemo 6, Symbian, assim como para Windows Mobile, torna o Qt a escolha mais adequada para os developers que procuram chegar a diversos dispositivos de forma mais inovadora", acrescenta Sebastian Nyström.

O Qt port vai incorporar o projecto "Qt for Maemo", criado com base em diversas contribuições da comunidade de developers, e que apresenta melhorias substanciais. O lançamento do Qt port oficial vem, assim, garantir que as aplicações desenvolvidas com base em Qt sejam compatíveis com as futuras versões desta plataforma, bem como com o Maemo, Symbian e outros softwares suportados.



Os developers que procuram o Qt port para Maemo 5 podem visitar o site http://qt.gitorious.org e participar em futuros desenvolvimentos. Desde Maio de 2009, a Nokia recebeu mais de 400 contribuições para projectos baseados em Qt, que ajudaram a assegurar a robustez, estabilidade e fiabilidade desta plataforma.

No endereço http://qt.nokia.com podem ser encontradas mais informações sobre o Qt 4.6, assim a versão beta deste software, incluindo o Symbian port, que será lançado na conferência Qt Developer Days, em Munique.

Clique no link para efectuar o download do Qt port oficial para o Maemo 5

Festa Sony Ericsson FanWalk 2009
2,996