NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia adere ao Android, anuncia oficialmente três smartphones na MWC 2014

Nokia adere ao Android, anuncia oficialmente três smartphones na MWC 2014

segunda-feira, 24 fevereiro, 2014 /
Nokia adere ao Android, anuncia oficialmente três smartphones na MWC 2014

Chamam-se Nokia X, Nokia X+ e Nokia XL e correm os três uma versão profundamente alterada do Android. No lugar de serviços da Google encontram-se serviços da Nokia e da Microsoft

O tempo passa a correr: se até à semana passada a possibilidade da Nokia lançar uma proposta Android em nome próprio ainda levantava dúvidas, hoje já é oficial. A empresa finlandesa anunciou três smartphones Android durante o Mobile World Congress 2014, em Barcelona, que custam entre 89€ e 109€.

A nova série Nokia X foi estreada pelos novos Nokia X, Nokia X+ e Nokia XL e deverá chegar a alguns mercados emergentes ainda esta semana, mas espera-se que a sua oferta se torne mais abrangente até ao final do segundo trimestre de 2014. Esteticamente falando, situam-se algures entre as séries Asha e Lumia da empresa.

? Project Tango da Google: o futuro dos smartphones Android?

? Android ou Firefox OS? O Geekpshone Revolution propõe ambos

? Android 4.4 KitKat já começou a chegar ao Samsung Galaxy S4

Em termos de hardware estão longe de serem impressionantes, mas não se poderia esperar outra coisa de três dispositivos direccionados ao segmento baixo do mercado e que pretendem ser acessíveis ao consumidor comum: o Nokia X vem equipado com um ecrã de 4 polegadas (480 x 800), 4 GB de espaço de armazenamento (suporta cartões microSD) e 512 MB de RAM, além de uma câmara de 3 MP e um processador dual-core de 1 GHz.

As especificações são semelhantes no Nokia X+, excepto na memória RAM: o X+ vem equipado com 768 MB de RAM e inclui um cartão microSD, que lhe prolonga o espaço de armazenamento para 8 GB. As mesmas especificações do X+ aplicam-se também ao Nokia XL, com a diferença de que apresenta um ecrã de 5 polegadas e uma câmara de 5 MP ao invés de 3 MP. Também inclui uma câmara digital frontal de 2 MP.

A interface poderá enganar, mas assenta no Android. A UI vai buscar elementos ao Windows Phone e ao Asha OS (conhecido anteriormente por Symbian), e substitui os serviços da Google por serviços Nokia ou Microsoft - o que se aplica inclusive à loja de aplicações, que suporta alternativas de terceiros como a popular Yandex.

Actualização (25 Fev 2014) - Uma das questões mais colocadas em relação às novas propostas da Nokia estão relacionadas com a compatibilidade das aplicações Android com estes dispositivos, uma vez que a série Nokia X não disponibiliza acesso à Google Play.

De acordo com a empresa finlandesa, 75% das aplicações actualmente disponíveis para Android serão capazes de correr nos novos smartphones. As restantes poderão levar cerca de 8 horas a serem migradas para os seus telemóveis. A Nokia também disponibilizou um plugin para download, que permite aos programadores verificarem a sua aplicação para detectar potenciais problemas de compatibilidade.

? Telemóvel avariado? Como usar um telemóvel como ferramenta de sobrevivência

? Sugestão Android: uma aplicação para definir uma firewall no Android

? Canonical dá boas-vindas a Meizu e bq para lançamento de smartphones Ubuntu

Nokia adere ao Android, anuncia oficialmente três smartphones na MWC 2014

5,580