NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia actualiza plataforma de desenvolvimento de aplicações

Nokia actualiza plataforma de desenvolvimento de aplicações

terça-feira, 12 outubro, 2010 /
Nokia actualiza plataforma de desenvolvimento de aplicações A Nokia acaba de anunciar o lançamento da mais recente versão do kit de desenvolvimento de software Qt 4.7. Esta actualização contempla uma nova ferramenta o Qt Quick que permitirá acelerar o desenvolvimento das interfaces de utilizador móveis. Partilhar O Qt é uma ferramenta de desenvolvimento criada pela empresa Trolltech, adquirida pela Nokia em 2008. Muito utilizado por plataformas como o Google, a Amazon, a Autodesk e o Skype, o Qt dispõe de uma alargada oferta de bibliotecas, um leque abrangente de widgets e um conjunto de ferramentas associadas à programação C++, bem como muitas outras características avançadas.

O Qt tornou-se o kit de desenvolvimento de referência de aplicações para MeeGo, a plataforma móvel baseada em Linux, lançada pela Nokia e pela Intel no início deste ano. A Nokia está também a trabalhar para que o Qt se transforme no kit de desenvolvimento principal para Symbian. A compatibilidade do Qt com os sistemas operativos MeeGo e Symbian deverá facilitar a criação de aplicações por parte dos developers que trabalham nas duas plataformas. Uma vez que a Nokia se prepara para começar a utilizar a plataforma MeeGo nos dispositivos de gama alta e o Symbian nos telemóveis de gama média, o Qt permitirá unificar a estratégia multi-plataformas da empresa, disponibilizando um ecossistema comum de aplicações.

Potenciar as interfaces móveis

Sob o cunho da Nokia, o Qt adquiriu características extremamente sofisticadas para o desenvolvimento de interfaces móveis. O Qt Quick, que é fruto desses mesmos esforços, está agora disponível para utilização na versão 4.7. O Qt Quick baseia-se numa nova linguagem de programação, o QML, que permite que os developers produzam layouts flexíveis para as interfaces de utilizador. O QML pode ainda ser utilizado da mesma forma que o JavaScript, permitindo controlar o desempenho da interface do utilizador.

Disponibilidade do Qt 4.7

O Qt 4.7 SDK está disponível para Windows, Linux, e Mac OS X. A nova versão do Nokia Qt 4.7 SDK está disponível para download através do site http://doc.qt.nokia.com/4.7/qt4-7-intro.html. Para mais informações acerca do Qt Quick, está disponível, no mesmo site, um guia para iniciados e documentação relevante para os developers. A Nokia está também a preparar o "Qt Developer Day", agendado para Novembro, que oferecerá aos interessados a oportunidade de treinarem e aprenderem mais sobre o ambiente de trabalho Qt e o desenvolvimento de aplicações e serviços móveis.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
2,108