NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia 5140

Nokia 5140

segunda-feira, 18 outubro, 2004 /
Nokia 5140 Integrando a gama dos telefones adequados às actividades ao ar livre, o modelo conta com a novel tecnologia «Push to Talk» e a inclusão-padrão de algumas funcionalidades específicas pouco comuns: bússola, lanterna, termómetro, medidor de decibéis, rádio FM, o software «Personal Coach»...

Nokia 5410CARACTERÍSTICAS
Especificidades : Inclui Push to Talk, lanterna, bússola, termómetro, medidor de decibéis e rádio FM.
Ecrã : CSTN, resolução de 128 x 128 pixéis (até 5 linhas de texto) e 4096 cores.
Dimensões : 106 x 47 x 24 mm, 86 cc e 100 gramas.
Câmara : VGA, 640x480 pixéis. Inclui a possibilidade de gravação de pequenos clipes de vídeo.
Multimédia : Rádio FM, Melodias polifónicas de 16 tons, Java MIDP 2.0
Messaging : SMS, MMS, Email. WAP 2.0 e browser xHTML.
Conectividade : irDa e cabo USB (como extra). Interface Pop-Port
Memória : 4 MB. Até 500 entradas na agenda. Midlets até 64 KB de dimensão.
Acessórios particulares incluídos : Auricular adequado à actividade física; correia de transporte c/ mosquetão.
Bateria : BL-5B 760 mAh. Autonomia reclamada de até 2-5 horas em conversação e até 150-300 horas em stand by.

 

O melhor: Originalidade de funções: bússola, lanterna, termómetro, rádio...; protecção anti-choque; duração da bateria.
O pior: O ecrã; memória relativamente «curta» (4MB).
Conclusão: Traduzido em números, 7,5 pontos em 10.

 

Assumido sucessor do 5100 e do 5210, o Nokia 5140 integra a especifica gama dos telefones virados para as necessidades dos adeptos das actividades desportivas e ao ar livre. Conta para esse efeito, a par da cobertura resistente a choques, com a inclusão-padrão de algumas funcionalidades específicas incomuns: bússola digital, lanterna, termómetro, medidor de decibéis, rádio FM, o software para registo e planificação da actividade física «Personal Coach» e a novel tecnologia «Push to Talk» a que acresce, opcionalmente, um acessório igualmente sui generis: um módulo GPS (sistema de posicionamento global).

Trata-se de uma máquina de manuseio agradável, muito capaz no que consagra, servida por um rácio de consumo energético extremamente favorável e onde se lamenta apenas a comparativamente baixa qualidade do ecrã - inclusive por comparação com o seu concorrente mais directo, o Siemens M65.

Vejamos os detalhes.

Push to Talk, Lanterna, Bússola, Termómetro e outras «originalidades»

Chegado às nossas mãos através de um exemplar com a indicação «Made in Hungary», o 5140 ostenta evidentes similaridades estéticas com o 5210, com excepção, da inclusão, na face, de uma característica que imediatamente suscita a curiosidade: uma pequena bolha de nível.

Não se trata, como poderão julgar os apressados, de um utensílio especial para «pedreiros», nem de uma função para ajudar, no campo, o nivelamento das «tendas», mas sim de um complemento da bússola digital incorporada. O funcionamento desta requer, de facto, uma calibração inicial bem como, durante o uso, para melhores resultados, que o telefone se encontre horizontalmente nivelado.


Nokia 5410

Para além de fornecer a indicação dos pontos cardeais, a bússola indica também o azimute numa escala de 360 graus, útil tanto para a navegação como para os amantes do «peddy-paper», da observação astronómica amadora (confrontados com a necessidade de saber em que direcção se encontra determinado objecto celeste, por ex.), entre as utilizações que mais imediatamente nos ocorrem.

Outro utensílio imprescindível é a lanterna. Localizada no topo superior do terminal, esta emite um pequeno mas potente feixe de luz, capaz de iluminar convenientemente uma tenda, de possibilitar, no escuro, a leitura de um mapa ou de um livro; a demanda de umas chaves et cetera .

Depois de experimentar o seu uso, é-nos suscitada uma reflexão - aliás recorrente - sobre a utilidade dos terminais móveis e a inclusão nestes de funcionalidades que verdadeiramente «interessem». Parece seguro que, para a generalidade dos utilizadores, a inclusão de uma lanterna tem porventura mais utilidade, faz mais falta, tem/teria mais uso e é mais saudada do que a inclusão de certas funcionalidades com pouca aplicação prática, por ex. no domínio do WAP.

De resto, para o geek , ter um termómetro à mão é sempre interessante. No caso, a indicação da temperatura é dada (em graus Celsius ou Fahrenheit) logo no display inicial, ao lado das horas, pese embora a fidelidade da leitura dever ser entendida como «indicativa» e deixar qualquer coisa a desejar. Não foi incomum, na nossa experiência, constatar erros de até quatro graus.

Já o medidor do som ambiente (traduzido em decibéis) se revela de utilidade mais dúbia, embora, a titulo de curiosidade, de algum interesse.

Por fim, outra das «pedras de toque» do telefone é o Push to Talk (Premir para Falar, abreviado PPF). Trata-se, como é sabido, de uma funcionalidade recente, paga, dependente dos serviços do operador, que tem progressivamente vindo a ser introduzida (entre nós, em primeira mão, pela Yorn). Traduz-se basicamente na possibilidade de criar «grupos de contacto» para os quais o telefone funciona à semelhança dos walkie talkies: bastando premir um botão para falar e ser ouvido pela totalidade do «grupo». Ao contrário de uma chamada «convencional» não é, portanto, necessário «atender» a chamada.

No campo, para os aficionados do desporto radical, trata-se de uma mais-valia evidente que encontra apenas um paradoxo aparente no facto de, em localizações ermas, ser certo que a probabilidade de a cobertura de rede falhar tender a aumentar.


Para quem queira saber mais sobre o Push to Talk recomendamos vivamente a leitura do artigo «Walkiemoveis em Portugal»



Nokia 5410



 

Fotografia e vídeo, Ecrã & Memória

 

O 5140 incorpora uma câmara de 4.0 mm com resolução VGA (640x480 pixéis), sem zoom, estando ainda dotado de uma memória de 4 MB (o anterior 5100 quedava-se, recorde-se, pelos 725KB).

Capaz tanto de tirar fotos como de gravar pequenos clipes de vídeo, com o limite dos 4 MB, trata-se de um câmara com prestações satisfatórias (vede imagens infra), capaz de trabalhar em três modos de qualidade («baixa, normal e alta») e em dois modos de resolução: paisagem (foto com o lado maior na horizontal) e «retrato» (foto na vertical, com resolução reduzida de apenas 80 por 96 pixéis, ideal para os MMS), com a possibilidade do ajuste do contraste e de programar a tiragem de uma série de imagens em «sequência».

Muito pela negativa é porém de salientar o facto de o ecrã CSTN (128x128 pixéis em 4096 cores, capaz de até cinco linhas de texto) não estar manifestamente à altura das demais características do telefone. A sua clareza é muito prejudicada pela luz natural (contra-senso para um modelo virado para o uso fora de portas), sendo sobretudo irrazoavelmente má quando se está a tirar fotos ou a gravar clipes de vídeo (com o movimento, a imagem a torna-se um amontoado pouco claro de sombras e borrões que permitem, marginalmente, controlar o enquadramento).

A Nokia teria certamente muito a ganhar em ter incluído um TFT de melhor qualidade, sobretudo porque a concorrência, a começar pelo M65 da Siemens (ecrã com resolução de 132x176 pixéis, capaz de 65 mil cores e câmara com zoom 5X) oferece mais e melhor neste domínio.

FOTOS, exemplos (qualidade alta, normal e em modo retrato)

clique para ampliar
clique para ampliar clique para ampliar
clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar
clique para ampliar clique para ampliar
tamanho original tamanho original tamanho original tamanho original

Legenda das fotos: Levá-mos a câmara do 5140 num test drive. O resultado é expressivo, malogrado o dia encoberto de Outono. Nas duas fotos do globo - penúltima fila - usá-mos o qualidade de imagem «normal», esta permitiu-nos economizar na memória e na dimensão do ficheiro (em média menos 20 KB) com evidente perda de qualidade na definição do pormenor (ver a versão em tamanho original - 640x480 - das fotos clicando sobre as imagens).
A última série de imagens apresentadas foi obtida em «modo retrato», com uma resolução de 80 por 96 pixéis, ideal para as MMS.
Em nenhum caso se ajustou por
software o resultado, execepto no redimensionamento das «miniaturas».

Redes , «Conectividade» e Messaging

 

O 5140 é capaz do envio e recepção de SMS e MMS, estando ainda dotado de um browser WAP 2.0 e xHTML.

Seria redundante elaborar mais estas funcionalidades, por demais conhecidas, sendo no entanto de notar a inclusão de um cliente de e-mail POP3/SMTP, este, porém, com o limite de não permitir o envio de anexos (vulgo attachments ).

Telefone tribanda (GSM 900, 1800 e 1900 Mhz), está ainda dotado de tecnologia GPRS classe 10 (4+1/3+2 slots - até 57,5 kbit/s), EDGE (ligação em teoria até 177 Kbps) e o pouco usado HSCSD.

Trata-se, portanto, de uma boa opção para o acesso, como modem, à Internet, com uma prestação versátil, inclusive para quem se desloque muito ao estrangeiro.

A conectividade a outros dispositivos é garantida pela porta de infra-vermelhos e, como acessório, por um cabo para ligação USB.

 

Ergonomia e Design

 

O Nokia 5140 é oferecido em duas cores básicas: azul e vermelho. A estrutura compacta do telefone é integralmente coberta a borracha, tornando-o apto para resistir a pequenos choques bem como aos elementos (mormente, a pequenos derrames de liquido - que não a imersão), com a contrapartida de lhe acrescer algum volume.

A consistência mole das suas teclas estranha-se inicialmente (sendo necessária alguma energia na sua pressão) para rapidamente entrar no hábito..

Lateralmente, são de um lado oferecidos dois botões para controlo do volume e, do outro, um botão para acesso à função «Push To Talk», ao lado da porta irDa.Nokia 5410 No topo superior pontifica a já aludida lanterna, enquanto no inferior, temos um interface do tipo Pop Port, protegido por um fecho de borracha, onde encaixam tanto o carregador, o cabo para ligação USB como os acessórios, inclusive o auricular.

 

Software & Multimédia

 

A nível do Multimédia, pontifica no 5140 a inclusão de um sintonizador de rádio FM, com memória para 20 canais. O funcionamento deste tem como especificidade o requisito de utilizar como antena os acessórios (por exemplo: o fio do auricular), obrigando a que pelo menos um esteja ligado. O utilizador não está, no entanto, obrigado a ouvir rádio nos auriculares, podendo fazê-lo em alta-voz. A qualidade é satisfatória, processando-se a sintonia de forma automática (de forma semelhante, por exemplo, aos autorádios).

Incluído no terminal está também um «Gravador» de som, com trechos até uma duração máxima de 3 minutos.

De resto, o 5140 tem a interface comum aos telefones da série 40 da Nokia, agrupando o software em cerca de uma dezena de itens no menu de primeiro nível: Mensagens, Contactos, Registo de Chamadas, Definições, Galeria, Média, Premir para Falar, Organizador ( alarme, agenda, lista de afazeres, notas, opção sincronizar, carteira - protegida com código) , Aplicações, Serviços (WAP, ligação à Net, Importar ligações - isto é, sitios para obter imagens, sons e jogos - Fichas de URLS, definições de ligação.) e Serviços do Operador.

O utilizador pode definir teclas personalizadas de atalho para alternância entre perfis, acesso à caixa de correio de voz, ligar o r ádio, os infra-vermelhos, o gravador e aceder ao registo de chamadas.

Pela banda das aplicações, para além das já inicialmente citadas (termómetro, bússola.) é de destacar o Fitness Coach (Treinador Pessoal), para registo e planificação de actividade física em função do perfil (sexo, idade e peso) do utilizador.

É ainda de louvar o «controlo automático do volume» (ausente no anterior 5100 e útil para o uso «handsfree» e do PPF) .

Note-se que, com o telefone, não é por definição incluído um CD com o software para operar conjuntamente com um PC, podendo no entanto o utilizador descarregar o Nokia PC Suite e os drivers para o modem na página do fabricante.

No decurso do terminal, registámos globalmente um procedimento liso, sendo apenas e particularmente de lamentar que, ao contrário dos terminais da série 60, a nível da gestão de ficheiros, não estar disponível a opção «seleccionar tudo» com o inconveniente efeito de estando, por exemplo, o utilizador confrontado com a necessidade de enviar algumas dezenas de imagens via irDa ter de proceder à sua selecção e envio, uma a uma.

 

Mobile Fun & Personalização

 

O suporte Java MIDP2 permite ao utilizador descarregar e correr aplicações adicionais com dimensão até 64 KB.

Incluído no telefone está apenas um jogo - de grande complexidade/versatilidade, porém: o Adventure Race conjuga acção com estratégia e simula várias actividades/modalidades susceptíveis de serem praticadas num campo de jogos virtual - corridas de 1, 2 e 3 dias -, incluindo canoagem, ciclismo e atletismo. Em todos os casos, a ideia é, basicamente, evitar obstáculos e ganhar a corrida, doseando o esforço, para fazer o melhor tempo.

Relativamente à personalização, o telefone vem com uma galeria de tons que ascende a 150 KB de dimensão e a cerca de um quarteirão de opções, sem prejuízo de o utilizador poder posteriormente descarregar mais.

Quanto às definições do ecrã, é possível escolher o papel de parede bem como um de 10 esquemas de cores disponíveis, tal como configurar o tempo limite do protector de ecrã, o contraste do visor e a forma como o menu inicial é apresentado (existindo duas opções: grelha e lista).

Nokia 5410

 

Bateria & Acessórios (Polar Link e GPS)

 

O consumo de energia do 5140 surpreende, dada a riqueza de funcionalidades, pela sua especial eficiência. Assim, quisemos experimentar quanto duraria o terminal num cenário hipotético em que, acampado, o utilizador quisesse simultaneamente, no aconchego da sua tenda, ouvir rádio com os auriculares e ler um livro, usando a lanterna.

O resultado foi surpreendente: com a lanterna e o rádio ligado, audível pelos auriculares, a bateria ( BL-5B 3,7 V ) durou não menos do que. seis horas!

De resto, e no plano dos acessórios, é de notar que o telefone vem com auriculares (dois ouvidos, garantido a melhor qualidade de som com o rádio) especiais, ergonomicamente capacitados para serem usados durante actividade física (por ex., durante uma corrida). O fio dos auriculares inclui um botão especial para acesso à função PPF.

Os acessórios padrão para transporte incluem ainda um suporte com correia ajustável e um «mosquetão» de plástico (que ganharia em ser metálico), no qual foi incluída uma pequena lupa.

Destacam-se, como acessórios adicionais, para além do que é habitual, a possibilidade de usar o telefone com as aplicações «Polar Link» que facultam uma monitorização estreita da actividade física, incluindo o controlo do ritmo cardíaco; e com a Cápsula GPS Nokia Xpress-on CC-70D.

Como é sabido, com o GPS, mediante o recurso à triangulação tanto com satélites artificiais em órbita como com antenas localizadas em Terra, é possível aceder à função de localização (coordenadas geográficas) e de navegação (incluindo acesso a mapas).

Conclusão

Não fora a qualidade do ecrã, o Nokia 5140 poderia ser considerado um modelo plenamente conseguido. Ainda assim, tirando este, o telefone contém uma série de «originalidades» que se saúdam (rádio FM, lanterna, a possibilidade de adicionar a cápsula GPS) e se revelam efectivamente adequadas para utilizadores amantes do exercício físico e das actividades ao ar livre.

A sua estética - apesar da possibilidade de adquirir capas adicionais - não será consensual, mas a conveniência da cobertura em borracha flexível é evidente; bem como evidente é a solidez da prestação da sua câmara.

Acrescentando uma bateria «bem escalonada» temos em mãos um modelo apetitoso que convirá aos interessados cotejar na sua relação qualidade/preço com o concorrente Siemens M65.

15,732