NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia 301 em review no Telemoveis.com

Nokia 301 em review no Telemoveis.com

sexta, 19 julho, 2013 /
Nokia 301 em review no Telemoveis.com

O Nokia 301 vem revolucionar o conceito de "básico" e apresenta-se como um telemóvel tradicional, mas com suporte 3G, acesso às redes sociais e expansão de memória.

Passámos uma semana com o Nokia 301, um telemóvel simples e tradicional mas com alguns destaques que incluem expansão de memória, suporte para redes 3G, câmara digital e ainda acesso às redes sociais.

Enquanto que o Nokia 301 provavelmente vai passar despercebido para alguns consumidores portugueses, o consumidor pouco experiente ou interessado em smartphones poderá ter no Nokia 301 uma solução acessível e com todas as funcionalidades essenciais. Também o sucesso do Nokia 301 será provavelmente mais destacável em mercados emergentes onde a penetração dos smartphones ainda seja pouco significativa.

Alguns pontos relevantes sobre este Nokia 301: o browser Nokia Xpress, que permite a compressão de dados até 90%, e o facto de permitir vídeo streaming e aceder a outras funcionalidades inteligentes de captação de imagem. Este telemóvel pode ser adquirido por valores inferiores a 100€, o que o torna num equipamento extremamente acessível.

Nokia 301 em review no Telemoveis.com

Design do Nokia 301

Basta olharmos para o Nokia 301 para nos apercebermos de que, apesar de ser um telemóvel clássico, há ali inspiração da gama de dispositivos Lumia, nomeadamente na paleta de cores em que este telemóvel se encontra disponível e no formato arredondado e minimalista. A versão que recebemos era branca, que na nossa opinião é uma cor que assenta muito bem neste telemóvel.

O Nokia 301 inclui uma entrada standard para auscultadores (3,5 mm) na parte de cima, juntamente com uma porta microUSB para transferirmos ficheiros entre o PC e o telemóvel, ou para recarregarmos a sua bateria. Também inclui uma entrada para cartões microSD no seu lado esquerdo e permite-nos acrescentar-lhe até 32 GB de memória.

A qualidade de construção do Nokia 301 também não é fantástica e este é um telemóvel que, embora esteticamente agradável, assenta em materiais plásticos. Mas não nos podemos esquecer que, para as funcionalidades que disponibiliza, o seu orçamento é relativamente em conta.

Nokia 301 em review no Telemoveis.com

O ecrã do Nokia 301

O Nokia 301 não traz touch screen, o que significa que a navegação pela sua interface é feita exclusivamente através de um keypad localizado por cima do teclado alfanumérico - ou seja, é uma experiência bastante vintage e que nos transporta de volta para os dias em que a Nokia reinava triunfante. O ecrã do Nokia 301 tem apenas 2.4 polegadas e é de uma baixíssima resolução.

Hardware do Nokia 301

Não olhemos para a questão do "hardware" como se de um smartphone se tratasse, caso contrário iremos ficar desiludidos. O Nokia 301 disponibiliza apenas 64 MB de RAM e 256 MB de ROM, a qual podemos expandir para 32 GB através de um cartão microSD. Se tivermos em conta que a navegação web neste telemóvel é básica, isto significa que vamos querer utilizá-lo sobretudo como rádio ou como leitor de música portátil, embora com o conveniente acesso Às redes sociais. Neste aapecto, pela sua price tag, o Nokia 301 apresenta-se como uma escolha interessante.

Nokia 301 em review no Telemoveis.com

Internet no Nokia 301

Um dos aspectos que mais nos surpreendeu neste telemóvel foi a sua experiência de navegação Web. Primeiras coisas primeiro: não se trata de um smartphone com um ecrã avantajado, pelo que temos que ter essas características em conta para avaliarmos a qualidade da sua experiência.

O que torna a experiência Web tão interessante no Nokia 301 é o browser Nokia Xpress, que comprime até 90% a quantidade de dados que precisam de ser transferidos, ou seja, reduz a quantidade de dados e não sobrecarrega o processador do telemóvel. Como seria de experar, as velocidades não são o ponto forte desta experiência de navegação Web, mas também não contávamos com isso - permite, isso sim, obter o absolutamente básico.

Chamadas de voz com o Nokia 301

Mais do que tudo, para que serve um telemóvel tão tradicional como este? Essencialmente para falarmos ao telefone e enviar-mos mensagens. No caso do Nokia 301, a qualidade de som das chamadas é muito boa, embora esteja dependente do suporte de rede que tivermos.

Nokia 301 em review no Telemoveis.com

Autonomia de bateria do Nokia 301

Alguns dos utilizadores certamente se irão recordar da autonomia de bateria que os telemóveis tradicionais costumavam apresentar, e afirmamos isto porque o Nokia 301 não é uma excepção. Em standby, por exemplo, a Nokia afirma que o 301 consegue aguentar até 39 dias seguidos sem necessidade de recarregar as baterias novamente.

Conclusões sobre o Nokia 301

O Nokia 301 tem tudo para ser bem sucedido em mercados emergentes, mas também com utilizadores que só queiram um telemóvel clássico. Oferece talvez mais funcionalidades do que esse nicho realmente procura, mas gostamos de pensar que "mais vale termos e não precisarmos do que precisarmos e não termos".

Pelo preço a que se encontra disponível - 65€ - talvez valha a pena comprar um smartphone de baixa gama se o que pretendermos for ter um dispositivo mais direccionado para multimédia do que para exercer as clássicas funções de um telefone. A questão é que, por um pouco mais, conseguimos obter um smartphone que oferece muito mais funcionalidades que um telemóvel mais tradicional.

Enquanto dispositivo de reserva, contudo, o Nokia 301 é fantástico, e seria talvez o telemóvel que levaríamos connosco durante uma viagem longa ou que utilizássemos em situações de emergência.

8,075

Autores

Telemoveis.com

Phone House anuncia novas campanhas de lançamento

Por Telemoveis.com | 21 fevereiro 2019

Colaborações

MindShaker

O que saber sobre desbloquear o telemóvel?

Por MindShaker | 17 julho 2018

THERENT.ZONE

HTC Vive vs Oculus Rift: qual o melhor equipamento de realidade virtual?

Por THERENT.ZONE | 21 março 2018

eMenuk

Sistema de Menu Digital Para Restaurantes

Por eMenuk | 15 março 2017

Surf Map Portugal

Tecnologia no Surf

Por Surf Map Portugal | 07 março 2017

Colunistas

Lauro Lopes

Google Pixel 3 XL análise

Por Lauro Lopes | 06 fevereiro 2019