NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apple iPhone 5 ou LG Nexus 4? Saiba qual escolher

Apple iPhone 5 ou LG Nexus 4? Saiba qual escolher

quarta-feira, 09 janeiro, 2013 /
Apple iPhone 5 ou LG Nexus 4? Saiba qual escolher

O LG Nexus 4 é a estrela da Google. Mas conseguirá competir com a estrela da Apple? Descubra as diferenças para com o iPhone 5.

Embora ainda não esteja prevista qualquer data para o início da comercialização em Portugal, o novo LG Nexus 4 é um sucesso de vendas nos Estados Unidos. Ao contrário dos equipamentos anteriores, que funcionavam sobre hardware da Samsung, a mais recente estrela da Google trabalha com hardware da LG. O objectivo é simples: fazer concorrência a outra estrela, a da Apple.

As semelhanças com o iPhone 5 são imediatas. No quadro abaixo pode percebê-las de forma sucinta.

LG Nexus 4 ou Apple iPhone 5? Saiba qual escolher

Em termos de hardware, ambos os telefones são semelhantes. Mas o LG Nexus 4 possui um processador de 4 núcleos, o dobro dos do concorrente. Também em termos de memória RAM o Nexus 4 duplica a oferta do iPhone - 2Gb contra 1Gb. No entanto basta uma pesquisa rápida pelo YouTube para perceber que as diferenças de hardware ao nível do processador e da memória RAM não revertem decisivamente a favor do Nexus 4.

Ambos os telefones têm velocidades semelhantes no acesso às câmaras fotográficas, na abertura de aplicações e na navegação na Internet. Quando algum dos equipamentos é mais rápido em alguma tarefa, frequentemente é o Apple iPhone 5. Mas as diferenças são mínimas.

Quando chega a hora de escolher qual o seu novo smartphone é importante fazer uma análise cuidada do mercado. E se a sua escolha recai sobre um destes dois equipamentos aconselho que veja com atenção a seguinte tabela.

LG Nexus 4 ou Apple iPhone 5? Saiba qual escolher

A questão do 4G parece ser meramente administrativa. Embora o Nexus 4 não funcione em 4G ele possuiu um processador que lhe permite funcionar com essa tecnologia. Simplesmente, para a usar, é necessário fazer o pagamento de licenças. Ao fazê-lo, a Google nunca poderia vender o telefone ao preço a que o está a fazer e não lhe interessa encarecer o produto.

Vistas que estão as semelhanças e as diferenças, com claro peso das primeiras, provavelmente não conseguiu tomar nenhuma decisão.

Preço

O preço não foi considerado nesta comparação. Isso acontece porque cada país estabelece o seu próprio preço normalmente em função do tarifário e do contrato escolhidos pelo cliente. Mas não é possível falar do sucesso do Nexus 4 sem falar do preço. Talvez o iPhone acabe por ser superior em muitos aspectos. Não o é no preço. A estrela da Apple continua a ser a alternativa mais cara. E é aqui que reside a força do Nexus 4. Tem características muito semelhantes ao iPhone 5 e um preço substancialmente inferior.

Este critério tende a ser subvalorizado em países como Portugal. É que, apesar de o Nexus 4 não ter ainda sido lançado por cá, a experiência diz-nos que o preço será semelhante ao do iPhone, o que pode ser uma desvantagem para o equipamento da Google.

O calcanhar de Aquiles do LG Nexus 4 parece ser a duração da bateria. É que apesar de a LG o ter dotado de uma bateria melhor do que a do iPhone, o Nexus 4 não consegue chegar nem perto dos resultados do smartphone da Apple.

13,966