NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Música do OD2 chega aos Nokias

Música do OD2 chega aos Nokias

sexta-feira, 20 agosto, 2004 /
O gigante finlandês confiou à americana Loudeye o desenvolvimento da sua futura plataforma de download de música para os seus telemóveis, imitando assim o acordo entre a Apple e a Motorola. O gigante finlandês escolheu a Loudeye, que acaba de comprar a britânica OD2 (On Demand Distribution) e que fornece em linha branca plataformas de download musical aos principais ISP e portais europeus, como o MSN, MTV, Tiscali ou Wanadoo.

O acordo implica um investimento de "vários milhões de dólares para a Loudeye, destinado ao desenvolvimento", segundo adianta um comunicado conjunto das duas empresas. A plataforma será, depois, vendida aos operadores de telefonia móvel para estes disponibilizarem o serviços aos seus clientes.

Inicialmente, o download das músicas será feito directamente da iTunes Music Store para os telemóveis Nokia, mas a intenção é disponibilizar mais tarde um acesso directo para portáteis. O presidente e CEO da Loudeye, Jeff Cavins, considerou mesmo que o acordo com a Nokia representa "uma oportunidade estratégica" para a empresa trabalhar "no desenvolvimento de uma plataforma wireless para músicas", o que evidencia os objectivos de alargar o download a portáteis e outros equipamentos.

Entretanto, o mercado do download de música para telemóveis parece avançar para a segmentação e cada marca deverá distanciar-se das restantes, pois tudo indica, por exemplo, que o panorama será: iTunes Music Store da Apple para iPod, Sony Connect para os produtos Sony, Napster para a Rio, etc. Os proprietários de Nokia deverão fcar ligados ao iTunes e os adeptos da Nokia à solução da Loudeye, pois a compatibilidade afigura-se altamente improvável.
2,932