NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Motorola WebOS vai concorrer com Android

Motorola WebOS vai concorrer com Android

segunda-feira, 28 março, 2011 /
Motorola WebOS vai concorrer com Android A Motorola vai criar um WebOS para concorrer com o Android e quebrar a dependência do OS da Google. A Motorola está a formar equipa e já conta com um ex-engenheiro da Apple.
A Motorola está a desenvolver um sistema operativo baseado em Web (WebOS) como uma possível alternativa ao Android, para quebrar dependência do actual sistema operativo da Google. A fabricante está a contratar vários engenheiros experientes na plataforma Web e Mobile, sendo um deles Gilles Drieu, que já comandou o grupo de aplicações e media da Apple.

Outras possíveis contratações da Motorola para o WebOS passam por engenheiros que já colaboraram com a Adobe. A Motorola, no entanto, não confirmou ou negou oficialmente a existência de um projecto para OS.

A Motorola é uma das maiores fabricantes Android, tendo sido graças a este sistema operativo que conseguiu dar a volta a uma série de problemas passados. O próprio Google Android conquistou os EUA, crescendo rapidamente no mercado e ultrapassando a Apple e a RIM, em termos de share de mercado.

Com cada Motorola que corre Android, a empresa pode estar a procurar diminuir a sua dependência na plataforma da Google, especialmente já que companhias como a Oracle afirmam que as suas patentes foram violadas pelo código open source, e teme que a fragmentação e o suporte de developers esteja em ameaça.

Um sistema operativo baseado em Web também viria tirar partido de uma maior corrente de developers, ferramentas e frameworks existentes. A HP pagou 1.2 milhões de dólares pela PALM e o seu WebOS, sugerindo que afinar esses recursos seria inteligente para criar um produto que as outras empresas pudessem licenciar, ou comprar.

A Motorola já esteve em problemas no passado, por suportar demasiados sistemas operativos, e não está ainda definido se este é um compromisso sério ou apenas uma experiência. Mas a recompensa pode trazer vantagens se encontrar um público-alvo.
2,227