NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Mobilidade melhora a qualidade de vida das pessoas

Mobilidade melhora a qualidade de vida das pessoas

terça-feira, 12 janeiro, 2010 /
Mobilidade melhora a qualidade de vida das pessoas Durante o evento CES - International Consumer Electronics Show, o CEO da Nokia falou sobre o contributo da mobilidade para a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

No evento International Consumer Electronics Show, que decorreu entre os dias 7 e 10 de Janeiro, em Las Vegas, o CEO da Nokia, Olli- Pekka Kallasvuo destacou o papel das comunicações móveis como impulsionadoras da geração de riqueza nos países com economias emergentes, proporcionando fortes oportunidades de negócio e uma tendência para o aumento da mobilidade das pessoas.
"As comunicações móveis desempenharam um papel crucial no que respeita a dar esperança e a elevar os padrões de vida de, literalmente, mil milhões de pessoas", afirmou Kallasvuo, durante um dos seus discursos no evento. "Esta tendência promete aumentar ao longo desta década, ao mesmo tempo que o poder e as capacidades dos smartphones se espalham por todo o mundo".

O CEO da Nokia explicou, também, de que forma os profissionais mais inovadores - em particular os developers de software - podem reunir os seus esforços com os da Nokia, ajudando, desta forma, a acelerar o processo de desenvolvimento dos mercados em crescimento. No mesmo evento, o responsável máximo da Nokia anunciou a iniciativa "USD 1 million Nokia Growth Economy Venture Challenge", que consiste num investimento da Nokia de um milhão de dólares, visando encorajar os inovadores e developers a apresentarem formas inovadoras de ajudar as pessoas e, ao mesmo tempo, promoverem a mobilidade no mundo.


"Sabemos o que as comunidades tecnológicas podem fazer quando se focam em desafios que consistem, ao mesmo tempo, em oportunidades, e pretendemos canalizar essa energia para melhorar a vida das pessoas que vivem em países em vias de desenvolvimento", explicou Olli-Pekka Kallasvuo.

Potenciar o acesso à Web
Kallasvuo afirmou existirem cerca de 4,6 mil milhões de assinantes móveis, entre as 6,8 mil milhões de pessoas existentes no mundo. "Para a maioria dos países do mundo, o primeiro e único acesso à Internet será feito através de um dispositivo móvel, e não de um PC. E esta forma de aceder à Internet está a expandir-se de forma cada vez mais rápida". Olli-Pekka exemplificou este facto dizendo que "na China, todos os meses, mais de 7 milhões de pessoas têm acesso à Internet pela primeira vez, e a maioria fá-lo através de dispositivos móveis. Esta tendência não dá sinais de abrandamento. O dispositivo móvel tornou-se uma necessidade para a mobilidade".
Adicionalmente, Kallasvuo anunciou que o Ovi Mail - serviço de e-mail móvel da Nokia, concebido para utilizadores cujo primeiro acesso ao e-mail é feito através de um dispositivo móvel - registou mais de 5 milhões de contas só no primeiro ano, um valor superior ao total de utilizadores registados, durante o primeiro ano, nos serviços Gmail, Yahoo Mail e Hotmail.

Numa outra vertente do seu discurso, o CEO da Nokia explicou a importância de conhecer e compreender todos os mercados em que a empresa desenvolve negócios. "As pessoas do mundo empresarial têm a tendência de juntar, numa só categoria, os países não-Ocidentais, que se encontram em crescimento. Chamam-lhes "países em vias de desenvolvimento", "países emergentes", ou "mercados emergentes". Cada um destes mercados é diferente e complexo, o que significa que uma abordagem de tipo "um único modelo para todos" simplesmente não funciona".

Progress Project
No evento, Kallasvuo partilhou o palco com Jan Chipchase, que foi apresentado como "o Indiana Jones da Nokia". Chipchase viaja pelos quatro cantos do mundo, recolhendo informações e testemunhos, para ajudar a Nokia a entender como as pessoas nos mercados emergentes utilizam os dispositivos móveis para melhorar a sua qualidade de vida.
Neste âmbito, o CEO da Nokia apresentou o "Progress Project", que consiste numa iniciativa que visa combinar a inovação com a tecnologia, com o intuito de enriquecer a vidas das pessoas, das comunidades e do mundo em geral. Para o efeito, a Nokia convidou a reconhecida editora de livros de viagem Lonely Planet, que está presente no mundo inteiro, a estudar o impacto da mobilidade nas populações a nível global. Os jornalistas envolvidos nesta iniciativa tiveram total liberdade editorial, apresentando o resultado do seu trabalho através de vídeos, que mostram como a vida das pessoas está a melhorar graças à mobilidade.
Saiba mais sobre o "Progress Project" em http://theprogressproject.com/.

Por Cristina Brites - Telemoveis.com

3,528