NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
LG Nexus 5X. Análise

LG Nexus 5X. Análise

quarta-feira, 09 dezembro, 2015 /
LG Nexus 5X. Análise

Saiba tudo sobre o substituto do LG Nexus 5.


 Imagem por: Telemoveis.com

* Equipamento cedido por: LG Portugal

** Saiba todas as especificações do LG Nexus 5X, aqui.
A nova gama de equipamentos Nexus trouxe consigo duas novidades: um novíssimo equipamento, desta feita fabricado pela Huawei e de seu nome Huawei Nexus 6P, assim como o LG Nexus 5X, um smartphone que vem tentar replicar o enorme sucesso obtido pelo seu antecessor, o LG Nexus 5.
 

LG NEXUS 5X EM RESUMO

- Ecrã de 5.2” polegadas Full HD.

- Câmara principal de 12 MP e secundária de 5 MP.

- Processador Qualcomm Snapdragon 808.

- Memória RAM de 2 GB.

- Armazenamento interno de 16 GB.

- Conectividade 4G LTE, Tecnologia NFC e Sensor de impressões digitais.

- Bateria de 2.700 mAh.

- Sistema operativo Android versão 6.0 (Marshmallow).
 

PREÇOS

- LG Nexus 5X com 16 GB – 479.00 €
- LG Nexus 5X com 32 GB – 529.00 €
 
* Preços de acordo com a loja oficial da Google.

Comparativamente ao seu antecessor, o LG Nexus 5X traz algumas novidades principalmente em termos de hardware interno, podendo-se considerar o LG Nexus 5X como uma evolução natural do LG Nexus 5.

Mas será que constitui uma evolução que valha a pena comprar?


#1 – LG Nexus 5X. ECRÃ, DESIGN E ERGONOMIA

O ecrã do LG Nexus 5X tem 5.2” polegadas, mais 0.2 polegadas que o seu antecessor, apresentando-se praticamente do mesmo tamanho. Já a resolução manteve-se nos 1080 x 1920p, significando que é Full HD, à semelhança do seu antecessor. Neste sentido, as cores apresentaram-se como vibrantes, nítidas e com um óptimo contraste. Os negros são densos assim como as partes mais claras da imagem, que provocam um excelente contraste e sensação à visualização dos mais diversos conteúdos.

O LG Nexus 5X é bastante semelhante ao LG Nexus 5 quanto à construção, que assenta nos mesmos materiais. A Google em conjunto com a LG resolveram adoptar o mesmo material plástico e resistente da parte traseira, que providencia uma boa sensação de segurança e aderência ao seu manuseamento. Já o vidro é providenciado pela Corning sendo também semelhante ao LG Nexus 5 com protecção Gorilla Glass 3, com a excepção de ter agora revestimento oleofóbico, algo de que o LG Nexus 5 não usufrui.
LGNexus5XFrenteeVerso

Assim sendo, as principais diferenças assentam na presença de um flash LED duplo imediatamente ao lado da câmara – agora situada a meio da parte superior – assim como de um sensor de impressões digitais situado também ele na traseira do dispositivo, por baixo da câmara principal e, por fim, a entrada para cabo jack 3.5 que se encontra agora na extremidade inferior do equipamento.

Quanto à ergonomia, a mesma demonstrou ser muito razoável devido não só ao material da parte traseira como também às próprias dimensões do dispositivo, que não sendo muito grande ostenta uma tela com dimensões razoáveis e passível de ser manuseada apenas com uma mão.

LGNexus5XExtremidades

LGNexus5XLaterais


 

#2 – LG Nexus 5X. CÂMARA

Uma das principais novidades do LG Nexus 5X é a inclusão de uma câmara com maior resolução que a do seu antecessor, apresentando agora uma qualidade na ordem dos 12.3 MP para a câmara principal e 5 MP para a frontal, face aos 8 MP e 1.3 MP ostentados pelo LG Nexus 5.


Nexus5XDia


A imagem acima demonstra bem a qualidade patente na câmara do LG Nexus 5X, que apresenta um óptimo contraste de cores juntamente com uma grande evidência ao nível dos próprios detalhes da paisagem. Comparativamente à câmara de 8 MP do LG NExus 5, há que afirmar o bom trabalho levado a cabo pela Google que de facto conseguiu (finalmente!) melhorar significativamente a experiência fotográfica na sua linha de equipamentos.

Já quanto à mesma paisagem fotografada em ambiente nocturno, a câmara do LG Nexus 5X não se comportou tão bem, não deixando contudo de apresentar uma imagem minimamente aceitável. A paisagem é visível devido a uma razoável absorção de luz por parte da câmara, pecando apenas pela falta de nitidez em alguns pontos da imagem. 
Imagem de noite

Por fim o vídeo, que se revelou fluído e com qualidade, muito graças ao upgrade da aplicação da câmara do Android que suporta agora um modo de gravação em 4K e um modo de câmara lenta que, apesar de cumprir o que promete, ainda não se encontra tão afinado como por exemplo no iPhone 6S.

#3 – LG Nexus 5X. ENTRETENIMENTO

De forma a testar as várias componentes que constituem actividade lúdicas passíveis de serem levadas a cabo num smartphone, escolheram-se as seguintes: jogabilidade, visualização de vídeos em alta-definição e ainda a qualidade e rapidez de navegação na internet.

Quanto ao primeiro factor, foram testados vários jogos de alta resolução no LG Nexus 5X, caso dos jogos “Injustice”, “Trial Xtreme 4” e ainda “UFC”, constituindo um trio de jogos altamente exigente em termos gráficos.

O resultado não podia ter sido mais satisfatório. Todos os jogos correram de forma fluída e consistente, sem quebras ou bloqueios inesperados que pudessem influenciar negativamente a experiência. Outro dado positivo correspondeu ao aquecimento do processador, que se esperava que fosse muito mais evidente do que realmente foi, revelando assim uma boa optimização de componentes por parte da fabricante.
LGNexus5XUFC

No que respeita à visualização de vídeos em alta-definição ficámos limitados pela qualidade Full HD, já que essa é a resolução máxima que o ecrã disponibiliza. No entanto a imagem demonstrou ser muito razoável, tal como a própria reprodução de vídeos, feita de forma natural e sem quaisquer entraves.

Em relação à navegação na internet, nada a apontar. A visualização de websites com pouco e muito conteúdo apresentou praticamente o mesmo tempo de carregamento, tal como a própria velocidade de transição entre separadores e abertura de conteúdo nos mais diversos domínios.
TheVerge

#4 – LG Nexus 5X. PROCESSADOR E MEMÓRIA

O processador do LG Nexus 5X corresponde a um Qualcomm Snapdragon 808, com seis núcleos que funcionam em dois conjuntos distintos: um com quatro núcleos a 1.44 GHz e outro com dois núcleos a 1.82 GHz, que deverão garantir uma performance natural e consistente, sem grandes entraves à sua utilização.

Após uma utilização de moderada a intensiva, estamos em condições de afirmar que o LG Nexus 5X obteve um óptimo desempenho em variadas funções. Desde à alternância entre ecrãs com mais e menos conteúdo, passando pelo pouco tempo de abertura de múltiplas aplicações, mais e menos pesadas, assim como todo o funcionamento geral do sistema operativo que se verificou como fluído e bastante sólido. Em termos de performance, mais uma vez, absolutamente nada a apontar.
LGNexus5XAnTuTu

No que respeita à memória RAM, a Google optou por manter a mesma quantidade de memória do LG Nexus 5 que se fixou em 2 GB, assumindo constituir memória suficiente para desempenhar uma boa prestação multitarefa. Neste segmento esperava-se que a Google seguisse a linha natural do mercado e por esta altura já apetrechasse o novo Nexus com pelo menos 3 GB, caminho que escolheu não seguir.

Contudo, os 2 GB de memória RAM constituem uma quantidade aceitável e suficiente para uma razoável prestação. Com mais de 30 aplicações abertas em simultâneo, o LG Nexus 5X continuou a apresentar uma boa fluidez de sistema, não se tendo visto obrigado a encerrar ou parar o desenvolvimento de nenhuma aplicação de forma e manter a performance e economizar na memória, sublinhando uma vez mais uma optimização de componentes muito acima da média.

Relativamente ao armazenamento interno, a Google optou por manter a opção de 16 GB que a nosso ver já não se justifica, tendo em conta a presença de, por exemplo, a possibilidade de gravação de vídeos em 4K que como sabemos, ocupa uma grande quantidade de memória. A outra opção disponibilizada pela Google é de 32 GB, algo que deveria ser a opção standard  e não a opção com maior memória disponível, devido à razão acima descrita.
LGNExus5XArmazenamento

Por fim, a desvantagem de não se poder inserir um cartão Micro SD para obter uma quantidade de memória adicional mantem-se, com o LG Nexus 5X a não apresentar uma ranhura para cartão de memória. O utilizador terá de se contentar com o espaço disponibilizado pelo equipamento e nada mais.

#5 – LG Nexus 5X. CONECTIVIDADE E BATERIA

A conectividade do LG Nexus 5X trouxe duas opções em adição àquelas já existentes no seu antecessor: um sensor biométrico de leitura de impressões digitais e ainda o novo standard para transferência de dados e carregamento, a já famosa entrada USB-C reversível. Todas as restantes opções marcam presença no novo Nexus, caso da ligação 4G LTE e tecnologia NFC.
LGNExus5XSensorUSBC1

A bateria por sua vez também viu a sua capacidade ser aumentada em 600 miliamperes, totalizando agora 2.700 mAh. Apesar de não corresponder aos 3.000 mAh já estandardizados por diversas fabricantes nos seus mais actuais terminais, é nosso dever afirmar que a autonomia do LG Nexus 5X apresentou uma razoável performance, tendo conseguido subsistir por cerca de um dia e meio com uma utilização relativamente intensiva. Este desempenho e consequente melhoria relativamente ao LG Nexus 5 deve-se não só ao aumento na capacidade da mesma, mas também ao sistema operativo Android 6.0, que traz várias melhorias em ao nível da economização de bateria. Podia, (e devia) contudo, ser melhor. 
LGNexus5XBateria

#6 – LG Nexus 5X. CONCLUSÃO

O LG Nexus 5X apresentou-se como uma evolução do LG Nexus 5, com o propósito de oferecer a mesma solidez na experiência de utilização, juntamente com um hardware melhorado e mais actual, propósito esse que a nosso ver, a Google claramente atingiu. O sistema operativo Android 6.0 assenta que nem uma luva, afirmando uma vez mais as constantes melhorias que a Google apresenta no seu ecossistema, revelando um progresso estável e equilibrado por parte da gigante norte-americana.

Destaca-se a performance que foi praticamente sublime, assim como a câmara que viu claras melhoras na sua qualidade. O sensor de impressões digitais funciona muitíssimo bem e é bastante ágil, tanto no reconhecimento da impressão digital como na sua criação, demonstrando um excelente trabalho neste sentido.

Quanto aos aspectos menos positivos sublinha-se a bateria, memória RAM e armazenamento interno que, apesar de terem obtido boas prestações, esperava-se que por esta altura do campeonato estivessem presentes em maior quantidade. Também o ecrã poderia ostentar uma resolução superior, já que vários equipamentos da mesma gama já apresentam ecrãs com resoluções acima de Full HD.

#7 – LG Nexus 5. OPINIÃO PESSOAL

Como detentor de um LG Nexus 5 admito que sou suspeito, contudo, a principal conclusão que retiro pessoalmente é a de que não vejo necessidade de adquirir o novo Nexus 5X em função do Nexus 5, já que em termos de prestação, ambos funcionam de forma soberba. As principais diferenças – e visíveis - verificaram-se a nível de aparência e hardware, nomeadamente a presença de um sensor de impressões digitais e a notória melhoria na qualidade da câmara. 

Contudo, a sensação geral com que fiquei acerca do LG Nexus 5X é um pouco insípida, já que após dois anos de criação, processo e materialização de ideias, seria de esperar que o novo Nexus apresentasse factores diferenciadores marcantes, algo que não se verificou tendo em conta a actual concorrência que enfrenta no mercado.

Acredito desta forma que o LG Nexus 5X constitui uma excelente opção para quem pretende ingressar no mundo Android, já que dificilmente irá encontrar um smartphone que funcione tão bem. No entanto e para quem já está nestas “andanças” há algum tempo, sugiro que aguarde mais algum tempo até que surja algum factor verdadeiramente diferenciador e no qual valha a pena gastar um bom dinheiro, já que é isso mesmo que terá de fazer caso deseje adquirir o novo equipamento da Google (especialmente no nosso mercado que, comparativamente aos Estados Unidos, o preço do LG Nexus 5 é razoavelmente mais elevado).

Prós

- Fantástico desempenho geral.

- Câmara notoriamente superior.

- Sensor biométrico ágil e confiável.

- Entrada USB-C.
 

Contras

- Preço avultado.

- Armazenamento interno insuficiente.

- Bateria.

Siga-nos no Instagram!

7,026