NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
LG Optimus 4X HD review

LG Optimus 4X HD review

quinta, 22 novembro, 2012 /
LG Optimus 4X HD review

LG Optimus 4X HD em review no Telemoveis.com. Leia a nossa opinião sobre este elegante smartphone Android da fabricante sul-coreana.

LG Optimus 4X HD, uma opinião: O LG Optimus 4X HD, que em Portugal é comercializado como LG Maximo 4X HD, chegou ao mercado em Fevereiro deste ano sob a promessa de sublinhar, novamente, a importância da LG enquanto fabricante de smartphones. Mas será que este topo-de-gama Android cumpre as expectativas? Na nossa opinião, o LG Optimus 4X HD é um bom smartphone, equipado com um excelente e atractivo ecrã, mas que sofre de alguns problemas de performance que prejudicam uma experiência de uitlização que, de outra forma, teria tudo para ser sublime.

LG Optimus 4X HD review

Apesar de ser menos actual que um Samsung Galaxy S3 ou um Apple iPhone 5, o LG Optimus 4X HD foi lançado no mercado com o intuito de concorrer com esses smartphones mais populares. Elegante, relativamente fino e equipado com um vistoso ecrã HD, teria tudo para dar certo.

Não sabemos por que motivo não é o LG Optimus 4X HD mais popular dentro do segmento dos smartphones, mas uma coisa é certa: a julgar pelas aparências, este dispositivo apresenta todas as condições necessárias para poder concorrer com outros nomes mais populares. Mas então e a sua experiência de utilização? Será que se encontra ao mesmo nível que a dos seus concorrentes? É melhor? É pior? Eis que chegou a hora de aprofundarmos as nossas conclusões.

Design do LG Optimus 4X HD

LG Optimus 4X HD review

O LG Optimus 4X HD é um smartphone elegante, cujo look poderá recordar smartphones como o Samsung Galaxy S2 ou até mesmo o iPhone, embora apresente diferenças suficientes que o permitam distinguir-se da concorrência. Mas comecemos pelo óbvio: a 'cara' do LG Optimus 4X HD.

O ecrã é sem dúvida alguma um dos maiores destaques do LG Optimus 4X HD: tem 4.7 polegadas e é de alta definição (720 x 1280), o que o torna especialmente apelativo quando o assunto é ver conteúdos em HD na Web. É ainda na parte frontal que encontramos outros poucos elementos, os quais incluem três botões touch para navegarmos na interface do smartphone (Retorno, Ecrã Principal, Opções), a câmara frontal de 1.3 MP, o sensor de aproximação e o altifalante.

LG Optimus 4X HD review

O smartphone é praticamente todo preto, excepto nos contornos: o LG Optimus 4X HD é rodeado por duas arestas de metal prateado, que à sua maneira contribuem para o look apelativo deste Android. A cobertura da bateria, nas costas, é removível e recorda a do Samsung Galaxy S2, embora pessoalmente achemos a do LG Optimus 4X HD mais apelativa - se bem que ambas transmitem uma sensação algo 'plástica', que tiram aos smartphones aquela sensação mais premium.

Mantém o look clean e os únicos elementos que por aqui vamos encontrar incluem a câmara de 8 MP e o respectivo Flash LED, além de um logotipo prateado da LG. Apesar da sensação plástica, como já referimos, não deixamos de achar que a LG procurou ter algum cuidado na produção deste smartphone, cuja textura facilita a utilização do smartphone com uma só mão.

LG Optimus 4X HD review

Os restantes pormenores estão esparsamente distribuídos pelo resto do smartphone: o topo é provavelmente o mais 'preenchido' e apresenta uma entrada standard para auscultadores (3.5 mm) e o botão de ligar/desligar - pessoalmente, achamos que o topo continua a ser o melhor local para este botão. Permite que o utilizador maneje o telemóvel de uma forma mais confortável e, talvez, segura, do que se estivesse colocado de lado. A parte inferior do LG Optimus 4X HD abriga uma entrada microUSB, que além de permitir transferir ficheiros entre computador e smartphone exerce também as funções de entrada para carregador de bateria. Os botões físicos de volume situam-se no lado esquerdo do Optimus 4X HD.

Apesar de ser um smartphone grande, achámo-lo mais confortável de utilizar que o Samsung Galaxy S3. A LG não se limitou apenas ao aspecto do seu Android e conseguiu, de facto, distribuir os elementos que descrevemos para simplificar a sua utilização com uma só mão - está tudo ao alcance dos dedos, sem necessidade de fazer 'ginástica'.

Ecrã HD do LG Optimus 4X HD

LG Optimus 4X HD review

Sejamos directos: o ecrã HD é certamente um dos grandes appeals deste smartphone Android, o que é completamente justificado. Não é apenas por uma questão de tamanho, que certamente é convidativo para navegarmos na Web e ver filmes; é a sua alta definição.  O ecrã do LG Optimus 4X HD é um IPS LCD com 720 x 1280 de resolução, além de contar com uma densidade de 321ppi (pixel per inch), que em termos comparativos é bastante superior, por exemplo, à do recente Apple iPad mini (que conta com 162ppi), ou até mesmo à do Samsung Galaxy S3 (306ppi).

Por outras palavras, estamos perante um ecrã fantástico para o consumo de multimédia. Atrevemo-nos a dizer que tivemos mais prazer a ver vídeos em alta definição neste LG Optimus 4X HD do que no Samsung Galaxy S3, por exemplo, embora essa mesma densidade não se deva reflectir de uma forma significativa. Resta-nos fazer nós próprios uma comparação entre os dois ecrãs gigantes.

Hardware e Performance no LG Optimus 4X HD

LG Optimus 4X HD review

Bem, uma coisa é certa: o LG Optimus 4X HD apresenta especificações dignas de qualquer topo-de-gama presente actualmente no mercado. A versão que utilizámos apresenta 16 GB de espaço de armazenamento, expansível até 64 GB via microSD (que é sempre agradável ter presente, mesmo que não seja muito utilizado), e 1 GB de RAM. Aliemos a estes aspectos o seu processador Quad-Core de 1.4 GHz e a tendência será para esperarmos uma performance de sonho deste smartphone - que, infelizmente, nem sempre esteve à altura.

Apesar de todo este hardware potente no seu interior, em termos de performance o LG Optimus 4X HD surpreendeu mais pela negativa do que pela positiva. Foi com alguma frequência que, por vezes, sentimos que este dispositivo estava a fazer um certo esforço para não se arrastar, o que nem sempre foi bem sucedido. Notámos esse arrastamento com alguma frequência ao longo da utilização quotidiana do smartphone: a navegar na Web, onde por vezes pensámos ser lentidão da rede Wi-Fi que estivéssemos a utilizar, ou até a navegar por entre ecrãs principais.

LG Optimus 4X HD review

Não se enganem, contudo: o LG Optimus 4X HD é um smartphone relativamente fluido, mas para as especificações técnicas que apresenta esperávamos que a sua performance estivesse à altura. Também em situações em que recorremos à câmara digital notámos que o Optimus 4X HD se arrastava, ou até mesmo com o simples gesto para desbloquearmos o ecrã.

A grande questão que temos é esta: será culpa do software? O LG Optimus 4X HD corre Android 4.0.3 ICS. Colocámo-nos esta mesma questão porque na nossa análise ao Samsung Galaxy Note 10.1, um tablet que é bastante recente e que apresenta especificações de topo, deparámo-nos com situações semelhantes, se bem que o LG Optimus 4X HD nos tenha causado mais incómodos. Será que o software não foi optimizado para este dispositivo? Esperemos que uma actualização para Android 4.1 Jelly Bean possa resolver esta questão - isto é, se a LG actualizar este smartphone.

Software no LG Optimus 4X HD

LG Optimus 4X HD review

O LG Optimus 4X HD corre Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich e apresenta-nos a interface da LG (Optimus UI 3.0), adaptada ao ambiente Ice Cream Sandwich. Para desbloquearmos o ecrã basta arrastarmos o ícone que se encontra no centro até preenchermos o círculo - e assim entramos no ecrã principal, com o já familiar widget que nos fornece informações tais como a hora ou as condições climatéricas da zona onde nos encontramos. Há sete ecrãs principais, mas só três é que se encontram preenchidos com atalhos para aplicações.

Sempre gostámos da interface da LG, pelo menos em alguns aspectos que sempre achámos muito úteis, tais como os atalhos na barra de notificações do Android. À mão encontram-se as principais opções de conectividade (Wi-Fi, Bluetooth, GPS e NFC), que nos permitem editar por que ordem as queremos exibir, além de um mini-leitor de música, inserido também na barra de notificações, sempre que o leitor esteja activo. Sabemos que podem parecer detalhes insignificantes, mas achamos que fazem diferença após muitas utilizações. É como se a LG estivesse, de facto, a pensar em formas de tornar a nossa experiência o mais simples possível.

LG Optimus 4X HD review

Vale a pena apontar que a LG se esforçou por personalizar ao máximo a interface Android ICS aqui presente - muitos dos ícones que vemos são da LG, e todos são coloridos  e enquadram-se na perfeição no ecrã HD deste smartphone. Já no menú de aplicações, há uma divisão entre as aplicações gerais que temos instaladas no smartphone, e as aplicações que nós próprios descarregámos - isto é especialmente útil se nos esquecermos do nome de alguma app, ou se quisermos reduzir as opções de busca.

Existem algumas aplicações pré-instaladas, tais como a aplicação dos e-mails ou o leitor de vídeo da LG, que permite visualizar 'thumbnails' dos vídeos para mais facilmente identificarmos aquele que estivermos a procurar. Um pormenor que achámos bastante interessante, embora não propriamente útil, foi o da possibilidade de fazermos pinch-to-zoom durante a visualização de vídeos.

Conclusões sobre o LG Optimus 4X HD

LG Optimus 4X HD review

O LG Optimus 4X HD tem definitivamente os seus altos e baixos, mas no geral a experiência de utilização é mais positiva do que negativa. É um smartphone que recomendaríamos para os apreciadores de ecrãs grandes, já que optimiza a navegação na Web, mas sobretudo porque ver vídeos em alta definição neste smartphone corre o risco de se tornar um vício.

Em termos de performance sofre do problema que já referimos - o dos arrastamentos, ou o do ligeiro lag na realização de tarefas tão pequenas ou simples como utilizar a câmara digital. E isto acontece com uma certa frequência indesejada. Não sabemos até que ponto a culpa é da LG, pois detectámos problemas semelhantes durante o nosso teste ao Samsung Galaxy Note 10.1. Mas continua a ser prejudicial, especialmente se tivermos em conta que são dispositivos topos-de-gama, com preços não tão acessíveis assim.

LG Optimus 4X HD review

9,887