NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
LG GD900 Crystal

LG GD900 Crystal

terça-feira, 01 setembro, 2009 /
LG GD900 Crystal A generosidade do ecrã e a multifuncionalidade do teclado prometem melhorias na forma como o utilizador experimenta a Internet Móvel...
Unpacking

Veja os Videos de unpack e test drive que a nossa equipa fez para si!



Na próxima página temos o vídeo de test drive.
Test Drive




Nas páginas seguinte a nossa análise escrita com informação extra.

LG GD900Pontos Fortes:

  • Resolução do Ecrã (800x480)
  • Teclado táctil que duplica como touchpad
  • Volume e clareza do altifalante na reprodução multimédia
  • Definição e qualidade da captura vídeo
  • Wi-Fi permite navegar na WWW sem custos acrescidos
  • Personalização da interface S-Class no que toca as funções tácteis
  • Cabo incluído permite recarregar a bateria por qualquer porta USB

Pontos Fracos:

  • Ausência de GPS
  • Processador comedido
  • Impossível ouvir música com headphones comuns (jack 3,5mm ausente)
  • Em fotografia a câmara poderia produzir melhores resultados
  • Instalação de novas aplicações limitada ao Java

 

Experiência global

Num post recente no seu blog o patriarca da usabilidade Jakob Nielsen escreve com alguma dose de provocação que - em função das limitações dos dispositivos - a experiência de uso da Internet Móvel em 2009 equivale ao ponto em que o acesso à Internet com os típicos computadores de secretária estava em 1998; um fosso para cujo estreitamento o LG GD 900 vem contribuir com a introdução de uma originalidade: a duplicação do teclado como touchpad (i.e, com a função de rato) que diminui grandemente a frustração da navegação, evitando a necessidade de obstruir com o dedo o ecrã e permitindo uma execução mais fina do clique nas (frequentemente minúsculas) hiperligações das páginas da Internet não optimizadas - de resto melhor passíveis de "caber" na generosa resolução 800x480 pixéis (Wide VGA) proporcionada pelo ecrã. O já conhecido multi toque intuitivo (tipo "buraco da fechadura": afastar os dedos para aproximar, aproximá-los para diminuir), para efeitos de zoom complementa o controlo do utilizador sobre a navegação.

A interface gráfica S-Class da LG disponibiliza um bom ramalhete de opções de personalização, desde a atribuição de determinados gestos (como atalhos) à execução de aplicações escolhidas; à simplificação do scroll utilizando um gesto circular semelhante aos ponteiros de relógio para deslizamento das barras de rolagem; seja do zoom aquando da captura de uma imagem, seja do aumento do volume aquando da audição de áudio - para dar apenas dois exemplos.

LG GD900

Assim, à semelhança da metáfora intuitiva do cubo cujas faces rodam, organizando as funcionalidades num menu tridimensional, a transparência do teclado que dá o cognome ao modelo ("Cristal") acaba por ser uma preocupação de efeito dominantemente estético, permitida pelo material usado (o aprumo no design é igualmente evidente em pormenores como a bolsa de protecção incluída na caixa), colateral ao "essencial"; que o utilizador mais geek e atento ao pormenor técnico gostará no entanto de saber não ter deixado de merecer a atenção da marca.

Se a usabilidade sai definitivamente a ganhar - também por uma exploração intensiva e feliz seja da vibração, para salientar e confirmar as acções e selecções do utilizador, como do sensor de movimento, para auto-reorientar o ecrã em função da posição em que o telefone está - o S-Class, concebido predominantemente como UI, está no entanto, como sistema operativo, limitado na expansibilidade e nas aplicações que o utilizador pode instalar ao Java - tecnologia niveladora para que existe basta oferta é certo (veja-se por exemplo o GetJar), no entanto, como seria de esperar de um mínimo denominador comum, algo limitada.

LG GD900
LG GD900

Neste particular é evidente que uma das lacunas do GD900, é a falta do GPS; numa altura em que a tecnologia se afirma como um must incontornável e em que o mercado se agita com o anúncio do Sirf IV, que promete vir resolver os problemas de retardamento na obtenção de sinal em ambientes urbanos, bem como da redução do consumo energético, transferindo o ónus do processamento. É certo que a versão do GMaps incluída com o telefone permite, pelo informação extraída da rede, posicionar o utilizador com uma margem entre as centenas de metros e o Km; porém, para efeitos de routing tal é insuficiente e se é certo que o telefone pode facilmente estabelecer uma ligação de série com uma antena GPS bluetooth dedicada (ver captura de ecrã), a verdade é que não está disponível para no formato Midlet nenhuma aplicação - à semelhança do TomTom ou do Garmin - à altura e com mapas além das funcionalidades mais básicas de obtenção de coordenadas e orientação para waypoints.

LG GD900LG GD900

Por outro lado, suportando CLDC-1.1 e MIDP-2.1, o LG de acordo com valores indicativos obtidos pela execução do JBenchmark revelou prestações de processamento comedidas.

Reprodução Multimédia

LG GD900No que à reprodução multimédia diz respeito o GD 900 surpreende positivamente pelo volume e clareza do altifalante que permite a audição de MP3 em condições idênticas se não superiores mesmo ao que muitos só conseguem com colunas adicionais, tipicamente vendidas como "acessório" com potências na casa dos 2 Watts; e tanto melhor quanto maior seja o bitrate (por experiência recomendamos os 320 Kbps). O suporte nativo dos formatos Ogg Vorbis e WMA é ainda vivamente de saudar.

O equalizador não marca de resto presença apenas para decorar, revelando-se eficiente nas cerca de duas dezenas de ambientes pré-definidos incluídos, sem distorção, nem mesmo no modo "extra-bass" que "puxa" pelos baixos; como é do agrado comum na audição Pop.

No CD que acompanha o telefone inclui-se uma versão do DivX Converter Mobile, podendo-se converter ficheiros de vídeo adaptativamente para um formato alvo até 720x480 pixéis a 30 frames por segundos, suportável pelo aparelho. O próprio gestor de ficheiros incluído no LG PC Suite permite, para esse efeito, a conversão rápida e eficiente para MP4 a partir de múltiplos formatos, pese embora alguma perda de qualidade. Não faltam, portanto, formas de passar os filmes e trechos de vídeo do computador para o telefone.

O sintonizador de rádio FM incorporado necessita como é comum da ligação do auricular, para servir de antena. Permite no entanto reproduzir o som através do altifalante, incluindo funções de auto-busca das estações e a possibilidade de pré-definir os canais favoritos.

Software incluído

O GD 900 vem com um pacote de soluções de produtividade bastante completo, incluindo visualizador de documentos (Picsel File Viewer) em formatos do MS Office (até à versão 2003, os ficheiros com o prefixo X do 2007 parecem ficar de fora) e Abobe Acrobat (PDF), pese embora algumas limitações (por ex., sem mais conversão, PDFs alvo de anotação no Acrobat Professional 9 são rejeitados).  O LG PC Suite faculta ainda a sincronização de notas, calendário, agenda e contactos com o MS Outlook; para esse efeito, o cliente de e-mail do telefone contempla de fábrica definições para a ligação a um servidor MS Exchange bem como ao Gmail.

No tocante à ligação de um PC de secretária, de salientar a auto-suficiência do telefone, o qual, ligado por USB, é imediatamente reconhecido como dispositivo de armazenamento de massa; montando um CD-Rom virtual a partir do qual se torna possível instalar os drivers essenciais, sem necessidade do utilizador transportar permanentemente consigo o mini-CD original de instalação (instalados os drivers directamente a partir do telefone a aplicação deixa baixar directamente da Internet o LG PC Suite - captura infra).

LG PC Suite

Os widgets incluídos no telefone (relógio, tempo etc...) são cerca de uma dezena; bem como os jogos que apelam ao tacto e tiram invariavelmente partido do sensor de movimento.

No plano mais lúdico, é ainda de destacar que as aplicações pré-instaladas estendem-se a um cliente de blogging e a outro para visualização do Youtube (versão móvel).

LG GD900

Captura de imagem

O GD900 inclui duas câmaras: uma secundária, frontal, capaz de resolução VGA, e a principal, com uns impressionantes 8 megapixéis de resolução (3264x2448 pixéis).  A captura de vídeo pode ir até 720x490 a 30fps, patenteando uma fluidez notável. Com o software de edição do telefone é possível fazer trabalhos de realização de alguma complexidade, misturando-o com fotos e áudio.

Veja aqui >> uma amostra de um vídeo capturado (formato .3gp).

Se a imagem animada surpreende pela positiva, a prestação fotográfica fica algo aquém das expectativas; exibindo algumas quebras de nitidez, inclusive utilizando resoluções aquém da máxima.

Amostra de fotografias obtidas (clique para aumentar, resolução das miniaturas original):

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar

 

Conectividade & Bateria

Para a bateria de 1000 mAh a LG reclama tempos de conversação entre 4 e 6 horas; naturalmente tanto menores quanto maior for o uso dado às funções adicionais; tanto o bluetooth (2.1) com o Wi-Fi (B e G) consomem bastante energia e reduzem consideravelmente a autonomia.

Um aspecto em abono do GD900 prende-se com o facto de, ao arrepio do carregador de parede incluído, o cabo de dados para ligação USB permitir ele próprio a alimentação em qualquer porta, inclusive nos diversos diapositivos externos de carga que se podem adquirir no mercado, o que aumenta a versatilidade.

Apesar de suportar a saída de sinal para TV (Pal e NTSC) o telefone não vem com cabo para esse fim.

LG GD900
Em Suma

O LG GD900 permite uma experiência de uso bastante satisfatória, com o teclado muti-funcional e a interface S-Class a exibiram um conjunto de características inovadoras e definitivamente bem-vindas. A generosidade da resolução, acoplada à forma compacta, o "bónus" do Wi-Fi, a completude do navegador integrado, a capacidade de reprodução multimédia e em especial a pujança do altifalante que permite tirar convenientemente partido dela, com dispensa dos auscultadores, pesam favoravelmente. O contrabalanço vem de uma capacidade de processamento que poderia beneficiar com um aumento e uma câmara cuja completa possibilidade de parametrização não chega a produzir resultados à altura da impressionante resolução de 8 Megapíxeis suportada.









Características Técnicas Detalhadas

 

Funcionalidades

Explicação

Especificações Básicas

Tipo

Slide Full Touch (com teclado transparente táctil)

Banda de Frequência

HSDPA 7.2 Mbps, WEDGE, GPRS, UMTS, 900/1200 (ou 2.1G/850) GSM (850/900/1800), EDGE.

Dimensões: A x L x P (mm)

105 x 52,5 x 13,5

Autonomia em stand-by Máx. (h)

Até 300 h

Autonomia em conversação Máx. (h)

Até 6 h (2G), Até 4 h (3G)

Visor LCD

Ecrã táctil TFT, 16 M cores

Dimensões

WVGA (480x800 pixéis), 3 Polegadas

Ecrã táctil

Táctil / Multi toque / UI flash 3DActivo

Alerta vibratório

Sim

Peso (incluindo bateria)

124 gramas

Internet

Navegador

xHTML 1.1, HTML 4.01 / Navegação completa

WAP (versão)

2.0

Mensagens

SMS / MMS

Sim

MMS Vídeo

Sim

E-mail

Sim

Conectividade

IrDA (infra-vermelhos)

Não

USB/PC Sync.

Sim

WLAN (Wi-Fi)

802.11 B,G

Bluetooth

A2DP v. 2.1

Memória Interna 1.5 GB
Externa

cartão micro-SDHC (não incluído) até 32GB

Câmaras

Câmara (principal)

8.0 megapixéis (3264x2448 máx.), Auto-focus, ½ 8´´ CMOS
Vídeo (resol. Max 720x480) 30 FPS
Zoom Digital 16x
Estabilizador de Imagem

 

Câmara (secundária, frontal)

VGA (640x480 máx.)
Vídeo: QVGA (320x240 máx)

PIM (Organização de Informação Pessoal)

Agenda / Alarme

Sim

Contactos (# nomes)

1000

Reprodução Multimédia

Codecs Áudio

MP3, AAC, AAC+, AMR-NB, WB, WB+, WMA, WMAPro, Ogg-Vorbis, AC3, MIDI

Codecs Vídeo

H.263: 4CIF (704x480 a 30 fps, 704x576 a 25 fps, até 10 Mbps), H.263+, MPEG4, H.264, WMV9 (VC-1):D1 (720x480 a 30 fps e 720x576 a 25 fps, até 10 Mbps).

Funções Avançadas

Protecção de Ecrã

Sim

Download de Imagens

Sim

Download de Toques

Sim

Java (versão)

MIDP 2.0, CLDC 1.1.

MIDI (poli)

64 vozes

Jogos incorporados

Diversos tirando partido do ecrã táctil (6 no modelo testado)

Alta-voz

Sim

Rádio FM

Sim (c/ auricular)

Videoconferência

Sim

Visualizador de Documentos

MS Office, PDF, Texto

Saída TV

Sim

Acessórios

Auricular Estéreo

Sim

CD Dados / Manual

Sim

Carregador / Cabo USB

Sim

Cabo de Saída TV

Sim

7,130