NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
LG Aka, Amazon Echo e HER, de Spike Jonze - o que têm em comum?

LG Aka, Amazon Echo e HER, de Spike Jonze - o que têm em comum?

quarta-feira, 12 novembro, 2014 /
LG Aka, Amazon Echo e HER, de Spike Jonze - o que têm em comum?

A AKA é a nova linha de smartphones da LG, que propõe que os utilizadores escolham os dispositivos pelas suas personalidades e não pelas suas características técnicas


HER pareceu antever, de certa forma, o ideal da assistência digital - uma inteligência artificial que não só seja útil, mas com a qual seja possível o utilizador estabelecer uma 'conexão' mais profunda, baseada em traços de personalidade. Acontece que esta necessidade do utilizador se conectar, ironicamente, está cada vez mais patente nos dias que correm.

 

Temos à disposição um vasto leque de opções de conexão - em termos puramente quantitativos nunca estivemos tão conectados ao resto do mundo como agora. Mas essa quantidade tem um preço - a qualidade das relações humanas e a profundidade dos relacionamentos interpessoais. E foi através desta estranha relação que Spike Jonze construiu, talvez, um sucesso moderno que ainda não foi totalmente compreendido.

 

E entretanto chegou a Amazon Echo, que trouxe as assistentes digitais ao universo físico. Do ecrã do smartphone passaram a estar acessíveis a mais do que um utilizador, num espaço físico, com as mesmas funcionalidades. Não sendo tão evoluída como a assistente fictícia de HER, está ainda assim mais próxima da forma como antevemos as futuras interacções entre humanos e computadores. O que nos traz a uma das grandes novidades da semana - a nova linha de smartphones da LG, conhecida por AKA.

 

LG AKA: personalidade vs físico

O conceito parece absurdo à primeira vista: smartphones com emoções distintas, associadas a um tipo de personalidade única. A linha LG AKA está, por enquanto, limitada a apenas 4 modelos - mas consoante o seu sucesso, será de esperar que a gigante sul-coreana esteja a considerar trazer novos membros à família AKA num futuro não muito distante.

LG Aka, Amazon Echo e HER, de Spike Jonze - o que têm em comum?

 

Quem são os membros da família LG AKA:

• Eggy - Das quatro propostas da LG, Eggy é descrito como sendo o membro que se apaixona muito facilmente.
• Wooky - Uma característica de Wooky é a sua capacidade de comunicar em calão.
• Soul - Dos quatro AKA, é talvez o companheiro ideal para levarmos a sair numa sexta-feira à noite (Soul adora cerveja, segundo a LG)
• YoYo - Talvez o mais disfuncional dos quatro AKA, YoYo é descrito como algo/alguém capaz de ganhar e perder peso com facilidade.

 

O que pode parecer uma proposta estranha ao início, tem na sua concepção uma proposta não tão diferente do centro do enredo do filme de Spike Jonze nem da antevisão proporcionada pela nova tecnologia da Amazon - personalidade e emoção. A LG afirma (e não sabemos ainda se será apenas em tom experimental, mas reconhecemos haver interesse nesta experiência) que pretende motivar os consumidores a escolher os dispositivos pelas suas personalidades e não pelas suas especificações técnicas. Este critério, geralmente aplicável às pessoas, vem de certa forma aproximar-nos um pouco mais da realidade vivida em HER, ainda que numa escala bem menor - mas é um princípio.

 

Quando em standby, os smartphones da LG são capazes de mexer os olhos e estabelecer contacto visual com o utilizador, numa interacção que a LG espera ser bem-sucedida, mas que está a gerar alguns comentários - e muita atenção - à nova linha de telefones da empresa.

Especificações:

• Ecrã de 5 polegadas (720p)
• 1.2 GHz Quad-Core
• 1.5 GB de RAM
• 8 MP + 2 MP (frontal)
• Android 4.4 KitKat

Não são conhecidos ainda detalhes sobre os novos LG AKA para o mercado europeu, uma vez que por enquanto ainda são exclusivos da Coreia do Sul, onde estão a ser vendidos por valores equivalentes a pouco mais de 350 euros.

 

 

4,894