NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
iPhone 5: trabalha ou não com o 4G em Portugal?

iPhone 5: trabalha ou não com o 4G em Portugal?

quarta, 21 novembro, 2012 /
iPhone 5: trabalha ou não com o 4G em Portugal?

Se procura uma resposta curta e rápida: não, ainda. Se procura uma resposta mais detalhada, vamos a isso.

Desde o ano de 2012 que os portugueses se familiarizaram com os equipamentos TDT. Em Março a Europa desligou o sinal analógico de televisão. À primeira vista isso não tem nada a ver com o iPhone 5 ou com o 4G, mas tem tudo.

iPhone 5: trabalha ou não com o 4G em Portugal?

Antigamente víamos televisão que nos chegava através da gama de frequências dos 800 MHz. Com o “switch off” do sinal essa gama de frequências ficou livre e está a ser usada pelos operadores de telecomunicações por ser a que garante um alcance geográfico mais alargado da tecnologia 4G/LTE.

A ANACOM vendeu licenças para a Vodafone, Optimus e TMN poderem oferecer a tecnologia 4G/LTE aos clientes. As operadoras compraram licenças para uma vasta gama de frequências embora tenham investido essencialmente na cobertura do país através de duas: os 800MHz, para cobrir grandes áreas geográficas; e os 2600MHz para cobrir eficazmente as grandes cidades.

iPhone 5: trabalha ou não com o 4G em Portugal?

Mas afinal o que é que isso tem a ver com o iPhone 5?

É que a Apple preparou o iPhone 5 para trabalhar com três gamas de frequências diferentes: 850MHz, 1800MHz e 2100MHz. Tendo em conta que as operadoras nacionais investiram exclusivamente nos 800MHz e nos 2600MHz facilmente se percebe porque é que os portugueses não podem usufruir da tecnologia 4G do iPhone 5. Se nada fosse feito o equipamento estaria condenado a utilizar os menos nobres 3,5G.

Mas não é bem assim. À vez, Vodafone, TMN e Optimus vieram garantir que compraram licenças para trabalhar numa das frequências da Apple (1800MHz) e que vão fazer os respectivos investimentos para assegurarem a cobertura nacional, pelo menos nas grandes cidades.

iPhone 5: trabalha ou não com o 4G em Portugal?

A Vodafone disse estar neste momento a trabalhar com a Apple para preparar o lançamento da funcionalidade LTE no iPhone 5 o mais breve possível. A TMN disse ao TeK estar, em conjunto com a Apple, a analisar a possibilidade de lançar em Portugal o iPhone 5 com 4G, preparando-se para iniciar testes o mais breve possível. Já a Optimus garantiu ao Diário Económico ter neste momento mais de 50% da população já coberta com a gama de frequências utilizada pelo iPhone.

Portugal não é caso único na Europa. De acordo com a Apple apenas o Reino Unido e a Alemanha podem usar a tecnologia. No mundo, apenas mais oito países o podem fazer.

Depois de garantida a cobertura do 4G para o iPhone 5 a Apple tem de dar luz verde desbloqueando a funcionalidade às operadoras portuguesas. É por isso que Vodafone, Optimus e TMN referem nas suas comunicações que estão em diálogo com a Apple.

6,797