NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
iPhone 3G S

iPhone 3G S

domingo, 22 novembro, 2009 /
iPhone 3G S Tecnicamente o iPhone 3G S não é provavelmente o smarphone mais sofisticado, mas permanece o mais simples e divertido de usar...
Unpacking

Veja os Videos de unpack e test drive que a nossa equipa fez para si!



Na próxima página temos o vídeo de test drive.
Test Drive




Nas páginas seguinte a nossa análise escrita com informação extra.
iPhone 3GS iPhone 3GS iPhone 3GS

Pontos Fortes:

  • Velocidade de execução
  • Bússola digital
  • Qualidade da captura vídeo
  • Ajuste do ponto de focagem com o dedo
  • 32GB de armazenamento

    Pontos Fracos:

  • Ausência de zoom
  • Ausência de luz tipo flash
  • Ausência de rádio

    Veredicto: Tecnicamente, o iPhone 3GS não é provavelmente o smartphone mais sofisticado. Mas é ainda, e de longe, o mais simples e divertido de utilizar para o que contribuem um processador expedito e a herança de uma ergonomia impecável a que se acresceram funcionalidades essenciais como telefone em falta na versão anterior. Posiciona-se igualmente bem nas duas tendências afluentes: a Internet móvel, com a inovação do copy&paste integral do texto formatado e imagens e a qualidade do navegador Safari; e a geolocalização, com a ainda pouco comum integração da bússola electrónica a par do GPS - que (vede adiante) levámos a um teste comparativo..

    Diferenças face ao iPhone 3G

    Aumento da resolução fotográfica para 3 megapixéis em vez de 2 megapixéis, permitindo definir com o dedo no ecrã o ponto de focagem e corrigir o sistema automático. A captura continua a ser feita por toque no ecrã, sem tecla dedicada.

    A gravação de vídeos em 640 × 480 a 30 imagens por segundo. Uma vez o registo terminado, pode-se cortar o início ou o fim fazendo deslizar um cursor sobre as vinhetas que representam as imagens, seguidamente publicar o resultado sobre YouTube ou ainda transmiti-lo por correio electrónico ou por MMS.

    Foto tirada pelo IPhone 3GS Foto tirada pelo IPhone 3GS Foto tirada pelo IPhone 3GS
    Foto tirada pelo IPhone 3GS Foto tirada pelo IPhone 3GS Foto tirada pelo IPhone 3GS

    O reconhecimento vocal: mantendo o dedo apoiado sobre o botão do menu e pronunciado de seguida os comandos - e.g. "chamar João" - o iPhone marca automaticamente o número do contacto correspondente memorizado na agenda. Se o "João" dispuser de vários números, o iPhone pergunta se deve chamar o seu telemóvel, o seu número  do trabalho ou de casa. Pode-se também pedir ao iPhone 3GS que inicie a reprodução de uma faixa musical ("reproduzir xptop") ou um título aleatório. Os comandos que podem ser enunciados desfilam sobre o ecrã... O reconhecimento vocal funciona também quando se utiliza os auscultadores com microfone integrado do iPhone.

    Vídeo gravado pelo iPhone 3GS (requer QuickTime). Vídeo gravado pelo iPhone 3GS (requer QuickTime).

    Maior rapidez de execução, de onde o "S" do seu nome para speed, com o acréscimo de 200 MHZ à velocidade do processador que passou de 412 MHz para 600 MHz. De acordo com o fabricante o lançamento de uma aplicação e o carregamento de uma página Web efectuam-se mais rapidamente cerca de 2x do que no iPhone 3G. Com o uso, é notório que todas as funções ganharam em velocidade. Mesmo o desfilar dos ícones é mais fluido.

    Telemoveis.com no Safari do iPhone (ecrã na vertical). Telemoveis.com no Safari do iPhone (ecrã na horizontal). Interface para alteração da disposição dos ícones

    Melhor autonomia: 9 horas em Wi-Fi para acesso à Internet, 12 horas em conversação telefónica 2G, 10 horas para a leitura de vídeo e 30 horas para a audição de música, ou seja mais de 50% mais que o iPhone 3G.

    Novo gesto inspirado do iPod: agitem o iPhone para passar a um título aleatório ou para anular uma operação.

    Outras melhorias provêm da nova versão do sistema operativo, como o dictafone, a possibilidade de utilizar o iPhone como dispositivo de armazenamento de massa para um computador, o copy&paste de texto (preservando a formatação) e fotografias, a pesquisa local e geral para encontrar aplicações, música, contactos e mensagens; a possibilidade de trocar dados sem fios entre dois iPhones e de jogar em rede, o teclado horizontal em todas as aplicações, a gestão de MMS e a bússola electrónica, que permite orientar automaticamente os mapas em função da posição do iPhone.

    Duração da bateria para as diversas tarefas. Dictafone Interface de pesquisa de ficheiros.
    Bússola electrónica integrada e GPS

    Tecnicamente, uma das novidades salientes do 3GS é a inclusão de uma bússola electrónica. A utilidade é bastante maior do que se possa pensar. De facto, em ambientes urbanos e em modo pedestre não basta o AGPS para obtenção rápida de sinal; a navegação requer saber não só onde se está mas em que direcção nos devemos dirigir; para este último efeito o GPS apenas nos pode ajudar quando estamos em movimento e a uma velocidade razoável. Na típica situação em que de visita a uma cidade estranha se acaba de sair de uma estação de metro e procura a direcção a seguir para o Museu X, usando apenas o GPS tal pode envolver alguma errância e um método de descoberta da direcção certa seja pela interpretação da disposição das ruas no mapa comparativamente ao observado na rua seja por tentativa e erro (começar a andar e deixar que a "seta" reconheça o movimento e aponte o caminho certo). Com a bussóla electrónica esse problema deixa de existir e o telefone aponta com precisão e em situação de total imobilidade a direcção a seguir.

    Por outro lado, a integração com os sensores de orientação permite o advento de aplicações de realidade aumentada, a que ao Layar, disponível para Android, o clube crescente dos desenvolvedores que apostam na platafomra iPhone responde com o Bionic Eye. Que tal apontar a câmara do telefone ao teatro do outro lado da praça e saber não só o nome e a história respectivas como saber que peça está lá em representação no momento, aceder em linha a resenhas críticas de outros utilizadores que já  viram e eventualmente comprar directamente no telefone um bilhete para a próxima representação?

     

    Tempo para o Fix

    Latitude N

    Longitude W

    Altitude (mt.)

    Variação Hor. (mt)

    Variação Vert. (mt.)

    IGEO D73

     

    38 33,932

    9 11,145

    113

    0

    0

    iPhone 3GS

    20 seg.s

    38 33,928

    9 11,139

    177

    11,4

    +64

    BT338 SirfIII

    26 seg.s

    38 33.933

    9 11,143

    118

    3,4

    +5

    Nokia 5800

    8 seg.s

    38 33,936

    9 11,149

    180

    8

    +67

    De volta a funcionalidades mais básicas, decidimos testar a precisão do GPS do iPhone por comparação com concorrente, ainda que mais modesto, Nokia 5800 bem como com um clássico GPS bluetooth com Sirf III,  o Globalsat BT338. Para tal deslocamo-nos a um vértice geodésico, cujas coordenadas são conhecidas com precisão a partir dos dados fornecidos pelo IGEO, no caso o vértice de segunda ordem do Cabo da Malha, que oferece a vantagem de um horizonte plenamente descoberto e de uma situação de captação óptima. Aí, colocámos lado a lado e iniciámos os GPS dos 3 modelos praticamente em simultâneo cronometrando o tempo que demoraram até obter um fix, bem com os resultados obtidos. Compilámos os resultados na tabela acima.

    Os dispositivos dispostos no marco geodésico. Disposição das leituras por referência à posição conhecida (IGEO D73).
    Leitura do iPhone 3GS Leitura do Globalsat BT338 Leitura do Nokia 5800

    Como esperado o AGPS dos telefones - que utiliza a rede móvel para obter os dados que facilitam o cálculo inicial - permite tempos de obtenção do sinal substancialmente mais curtos do que o BT338 (em cold start o Sirf III pode mesmo chegar aos 40-50 seg.s). Em contrapartida o BT338 revelou-se claramente mais preciso tanto nas coordenadas horizontais (desvio para os dados IGEO na casa dos 3 metros contra um desvio de 8 e 11,4 respectivamente, do 5800 e do iPhone) como sobretudo nas verticais (desvio de cerca de 5 mt.s contra os 64 e 67 dos smartphones).

    É certo que a amostra de uma única leitura não é suficiente para conclusões definitivas, é ainda assim significativa.

    Bússola. GMaps (satélite). Aplicação Groundspeak.
    Gmaps: planeamento de itinerário GMaps (satélite). Aplicação Groundspeak para geocaching.
    Ausências

    Uma lacuna que muitos commuters habituados aos tempos mortos nos transportes públicos lamentarão no iPhone 3Gs é o sintonizador de rádio FM, contrariamente à maioria dos concorrentes na mesma classe, em que se tornou presença assídua.

    A captura fotográfica, por seu turno, não inclui a possibilidade de zoom digital nem a iluminação tipo flash.

    Bloco de notas (orientação vertical). Bloco de notas (orientação horizontal). Previsão meteorológica
    Aplicação Facebook. Aplicação Facebook. Cotações da bolsa.
    O iPhone 3G está ultrapassado?

    Não necessariamente, dependendo do preço pode ainda ser uma boa aposta. De facto, o antigo modelo pode beneficiar de uma parte das novidades do iPhone 3GS. É suficiente fazer gratuitamente a descarga da nova versão 3.0 do sistema operativo. Não colmatará as diferenças no hardware também não fornecerá o reconhecimento vocal, mas trará funções como o dictafone, o copy&paste, a pesquisa de dados, o teclado horizontal, a possibilidade de enviar e de receber MMS, etc.

    Jogo. iPhone App Store. Google app.s.
    Leitor de média.
    Gestão e requisito iTunes

    O iPhone 3GS é reconhecido automaticamente pelo Windows como dispositivo de armazenamento de massa. No entanto, na nossa experiência, para o utilizar como telefone, além da colocação do cartão SIM na "gaveta" própria que se liberta com a pequena "chave" fornecida (na realidade um clip, se a perder, pode fazer o mesmo) vai ter que o colocar em comunicação pelo menos uma vez com um computador com o iTunes instalado. A aplicação da Apple fornece uma interface de gestão, mormente das playlists, extremamemte completa. Sendo o registo com cartão de crédito necessário mesmo para descarregar as aplicações gratuitas.

    Ajuda do IPhone 3GS iTunes: Gestão dos conteúdos do telefone no computador de secretária.
  • 6,548