NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
iOS 9 Jailbreak. Como fazer

iOS 9 Jailbreak. Como fazer

terça-feira, 15 dezembro, 2015 /
iOS 9 Jailbreak. Como fazer

Saiba como “libertar” o seu iPhone com iOS 9.


Imagem por: Gizmodo
 
 

Uma das principais vantagens do famoso jailbreak consiste na possibilidade de adicionar os chamados tweaks (i.e., alterações de software) ao iPhone, tornando-o mais personalizável e acrescentando novas funcionalidades que de outro modo não estariam disponíveis, tornando o jailbreak uma das opções mais acedidas por detentores de equipamentos Apple que já não possam usufruir dos sistemas operativos mais actuais.

Um pouco como o root no sistema operativo Android, o jailbreak permite ao utilizador do iPhone disfrutar do dispositivo mais abertamente e sem os limites de fábrica que a Apple impõe. É, no entanto, importante saber que ao fazer jailbreak no iPhone e se o procedimento não for desfeito numa fase posterior, o utilizador perde a garantia. Deste modo convém sempre fazer um backup de todas as informações de sistema previamente à realização do jailbreak, de forma a que quando pretender restaurar os seus dados de fábrica tenha todas as suas informações e dados disponíveis. 

Agora que o principal aviso está feito, vamos ao que importa.

iOS 9 Jailbreak. Primeiros passos

 
Em primeiro lugar e tendo em conta o aviso acima, é extremamente importante que o utilizador realize um backup de todos os seus dados antes de proceder com o jailbreak. Para tal, deverá seguir um dos passos indicados em baixo.

 

#1 - Cópia de segurança iCloud

 
Aceda ao menu das Definições”, selecione “iCloude verifique se a opção “Cópia de segurança” está activa. Esta opção, quando activada, faz com que o iPhone sempre que esteja ligado a uma rede Wi-Fi automaticamente crie uma cópia de segurança com todos os dados mais relevantes, como os contactos, fotografias e vídeos, músicas, documentos, dados de aplicações, entre outras informações importantes e pessoais que o utilizador não quererá perder.

JailBreakiOS9-01

Imagem por: Telemoveis.com

#2 - Cópia de Segurança iTunes

 
Ligue o iPhone ao PC ou Mac e realize o backup através do iTunes. Nos Mac’s o programa iTunes vem instalado por defeito, ao passo que nos PC’s não (faça o download do iTunes para PC, aqui).

Após instalado o iTunes, deve fazer login com a sua conta. Para tal deve pressionar o símbolo situado no canto superior esquerdo do ecrã, selecionar a opção “iTunes Store” e por fim, “Iniciar Sessão”. Os dados que lhe serão pedidos serão os mesmos da sua conta ID da Apple, com o seu email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e password escolhida.

Feito o login, deve ligar o iPhone ao PC utilizando o cabo USB original da Apple, altura em que o software iTunes irá, à partida, reconhecer o equipamento. Irá também surgir um aviso no iPhone sob a forma de uma pergunta de confirmação – “Confiar neste computador?” - à qual deve responder que sim. Depois de realizados estes passos, está pronto para fazer o backup de todos os seus dados.

JailBreakiOS9-2

Imagem por: Telemoveis.com

iOS 9 Jailbreak. Método “Pangu”

 
Realizado o devido backup, o telemóvel encontra-se pronto para realizar o jailbreak. Esta medida pode ser atingida de diferentes formas, contudo, vamo-nos focar no método enunciado no título.  

A “Pangu” é uma ferramenta criada por uma equipa dedicada ao jailbreak e que providencia o software necessário à execução do mesmo. Para fazer uso do dito software, deve em primeiro lugar transferi-lo de acordo com a versão exacta do seu sistema operativo (hiperligação aqui).

Para verificar qual a edição do iOS presente no seu iPhone, dirija-se ao menu das “Definições”, selecione a opção “Geral” e por fim, “Informações”. No separador correspondente à “Versão”, encontrará a edição do iOS actualmente instalada no seu equipamento.
 
NOTA: O ficheiro correspondente à versão 9 cobre as edições iOS até à 9.0.2.
1. Realizado o download do ficheiro correcto, execute-o como administrador.


JailBreakiOS9-3

2. De seguida, ligue o seu iPhone ao PC / MAC, desactive a protecção por código e Touch ID e espere até que o programa o reconheça.
 
JailBreakiOS9-4

3. Pressione “Start” na janela do software.
 
JailBreakiOS9-5

4. Não toque no dispositivo enquanto o programa estiver a correr, exceptuando quando lhe for pedido para activar o modo de voo, o que deverá ser requisitado algumas vezes.
 
JailBreakiOS9-8

5. O iPhone irá reiniciar e mostrar no ecrã uma imagem com um círculo que simboliza a percentagem a que vai o processo.


JailBreakiOS9-9

6. Terminado o jailbreak, irá surgir no ecrã do iPhone uma aplicação chamada “Cydia”. Esta aplicação constitui uma nova loja de aplicações, onde poderá transferir todas as alterações que desejar e que estiverem disponíveis para a versão do seu sistema operativo. Um bom exemplo é a ferramenta de Live Photos, uma das características exclusivas do iPhone 6S, mas que pode ser implementada em edições anteriores do iPhone (saiba mais aqui).
 

JailBreakiOS9-09

Imagens por: ios9cydia

Este artigo foi-lhe útil? Partilhe-o!


4,936