NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Inovação Nokia: Meego Linux com 3D

Inovação Nokia: Meego Linux com 3D

terça-feira, 24 agosto, 2010 /
A Intel e a Nokia estão a reinventar o SecondLife com planos em 3D exclusivos para os equipamentos com Meego Partilhar

Este anúncio foi feito durante a inauguração do primeiro centro de inovação conjunto na Universidade de Oulu, na Finlândia, que ira especializar-se no desenvolvimento de interfaces 3D e em aplicações para MeeGo e revelado ontem pelo Register.

Os CEO da Nokia e da Intel que discursaram ontem durante a cerimónia de inauguração, afirmaram pretender criar experiências 3D quer para computadores quer para telemóveis. Acreditam que quando o 3D vingar no SecondLife, não como uma promessa ou meros cenários, mas como um todo, nessa altura o 3D está pronto para sair para fora dos ecrãs e ser aplicado em outros equipamentos.

Finalmente o 3D poderá ser adoptado para jogos e funcionar em multimplos equipamentos multitouch, como o iPad e o iPhone, assim como no Windows Phone 7, que combina a tecnologia Silverlight e XNA que, segundo a Microsoft, permitem uma experiência interactiva nos ambientes de jogos e das aplicações.

Heikki Huomo, director do University's Center for Internet Excellence, co-fundado pela Nokia afirmou: Estamos a dar inicio a uma pesquisa e acreditamos poder dar novas utilizações paradigmáticas, para além das já utilizadas." Já o director do Intel Labs Europe, Martin Curley acrescentou que "ninguém tem o monopólio das inovações - o que vai aumentar o campo na investigação e desenvolvimento e logo tornar a tecnologia acessível a todos."

24 investigadores irão dedicar-se nos próximos 3 anos a criar e divulgar novos projectos e código sob licença Open-Source, de acordo com a Intel e a Nokia.

As ideias serão desenvolvidas em diversas plataformas e tecnologias, assim como em diferentes produtos da Nokia, embora ambas as empresas referiram ser ainda demasiado cedo para dizer quais e quando.

Os executivos da Intel e da Nokia referiram diferentes cenários para o que vai ser desenvolvido, entre equipamentos para controlo dos lares, onde um simples gesto poderá «ligar» a casa ou o uso da tecnologia 3D combinada com os jogos em rede ou outros serviços relacionados com a localização dos utilizadores ou dos seus equipamentos. è ainda um pouco cedo para revelar exactamente o que será feito, uma vez que ainda está tudo em fase concepcional, tendo agora com a abertura deste centro, dado o inicio à investigação e desenvolvimento.

É certo é que o centro de investigação irá criar aplicações para o Meego e reivindicar para Oulu o título de centro de desenvolvimento MeeGo. Diga-se que a Universidade de Oulu é pioneira no Open Source, em desenvolvimento 3D e 2D com o seu projecto realXtend pretende levar este projecto para junto dos utilizadores, aplicado nos pc's e consolas, utilizando o 2D, Flash e 3D. A Universidade está a desenvolver uma framwork flexível para streaming de vídeo e messaging. Mas não ficou claro durante a apresentação se o RealXtend será utilizado para MeeGo.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

 
Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
2,918