NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
IMEI. Porque todos deveriam saber o do seu telemóvel

IMEI. Porque todos deveriam saber o do seu telemóvel

terça-feira, 10 fevereiro, 2015 /
IMEI. Porque todos deveriam saber o do seu telemóvel

Saiba porque é que esta série de números é tão importante para assegurar a segurança dos utilizadores nos dias atuais

*Guest post da autoria de Tecnologia & Gadgets


Mais do que um bom processador ou um ecrã Quad HD, o IMEI é uma das partes mais importantes de qualquer smartphone.

 

O IMEI é um código que serve para diferenciar e autenticar todos os gadgets fabricados de forma legal em qualquer parte do mundo. Este código é pessoal e intransmissível, sendo que todas as pessoas, pelo menos, deveriam ter o IMEI do seu telemóvel anotado em caso de emergência.

Além da segurança dos milhões de donos de smartphones ao redor do mundo, o IMEI também se prova como uma poderosa arma contra a pirataria. Cada país possui a sua própria base de dados com os códigos homologados no seu território.


 

Estes são registados quando um cartão SIM é utilizado pela primeira vez em algum aparelho. Caso algum número de telefone não conste com um IMEI nessa base de dados, o aparelho pode ser impedido de usar as redes telefónicas do país.

O bloqueio de um telemóvel pirata não é apenas uma questão de impossibilitar a utilização de tais aparelhos num país. A segurança do utilizador é o principal motivo desta “caça” aos aparelhos não-homologados.

Muitas das vezes em que um smartphone não passa pela certificação internacional, este não apresenta a qualidade de um modelo original, podendo criar interferências na rede telefónica de uma cidade e, nos piores casos, causar danos físicos ao seu proprietário, uma vez que a qualidade de construção do dispositivo não foi certificada.

IMEI. Porque todos deveriam saber o do seu telemóvel
O IMEI pode ser encontrado atrás da bateria de um telemóvel ou na caixa do mesmo.

Conheça o seu IMEI

Para verificar se o seu telemóvel (original ou não) conta com um IMEI válido, o site Nobbi.com disponibiliza uma ferramenta para verificar o código de qualquer dispositivo móvel do mundo.

Em primeiro lugar, é necessário saber o IMEI do seu smartphone, para isso, basta marcar *#06#, copiar os 14 primeiros números que aparecerão no seu ecrã e digitá-los neste site. Se tudo estiver correto, será possível ver onde o seu aparelho foi homologado, seguido da marca e modelo do mesmo.

Caso se depare com a mensagem “The submitted IMEI is invalid”, é melhor preocupar-se com a origem do seu telemóvel e pensar em substituí-lo, pois o aparelho poderá ser bloqueado no futuro, ou algum defeito de fabrico irá terminar com a vida útil do mesmo prematuramente.


IMEI. Porque todos deveriam saber o do seu telemóvel

Exemplo de um IMEI inválido.


Mesmo que seja cada vez mais difícil encontrar pessoas que ainda compram aparelhos falsificados, (uma vez que empresas, como a Motorola, oferecem smartphones com ótimos custo-benefício), não faz mal nenhum alertar sobre os perigos de utilizar um gadget pirateado, tanto para o dono quanto para a própria rede telefónica do país.

18,004