NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

sexta-feira, 22 junho, 2012 /
Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Huawei Ascend G300 é smartphone Android de baixa gama, com especificações técnicas competitivas. Leia a nossa review ao Huawei Ascend G300!

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

O Huawei Ascend G300, embora o seu look nos pareça sugerir o contrário, é um smartphone de baixa gama que chegou em Maio e Portugal, estando disponível por 199,90 euros, bloqueado para Vodafone.

Equipado com especificações técnicas bastante interessantes para a gama em que concorre, o único senão é o Android 2.3 Gingerbread que o Huawei Ascend G300 corre e que, mesmo assim, acaba por ser compensado com a promessa de uma futura actualização para Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

Acessórios do Huawei Ascend G300

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Sendo um smartphone de baixa gama, não seria de esperar que o Huawei Ascend G300 viesse equipado com brindes ou acessórios extra. A embalagem do Huawei Ascend G300 incluiu apenas os manuais de utilização e garantia, além de um cabo microUSB e um carregador adaptado ao modelo universal.

Design do Huawei Ascend G300

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

O Huawei Ascend G300 aparenta tudo menos ser um smartphone de gama baixa, o que sem dúvida alguma é um aspecto a ter em conta. Com um look ligeiramente familiar - o Ascend G300 poderá recordar o look de alguns smartphones HTC, por exemplo -, este smartphone apresenta um ecrã de 4 polegadas (480 x 800) e três botões touch na parte inferior (Opções, Menú Inicial, Retorno). E essencialmente este é o aspecto frontal do Huawei Ascend G300, já que não apresenta nenhuma câmara digital frontal.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

As costas do Ascend G300 poderão enganar os olhares mais atentos com o seu aspecto premium - na verdade, a cobertura da bateria é de plástico (de fácil remoção, sublinhamos) e não de metal, numa "ilusão" de óptica de muito bom gosto por parte da fabricante chinesa. Além dos logotipos da Huawei e da Google, as costas do Ascend G300 apresentam - na sua parte superior - uma câmara digital de 5 MP com auto-focagem, flash LED e altifalante à esquerda da câmara. É ainda no lado esquerdo do Huawei Ascend G300 que encontramos os botões físicos de volume.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

A parte superior do Huawei Ascend G300 está reservada para o botão de ligar/desligar/bloquear/desbloquear o smartphone, acompanhado de uma entrada para auscultadores de 3.5 mm. A entrada microUSB, para transferência de dados entre o smartphone e o PC, está na parte inferior.

O design do Huawei Ascend G300 é definitivamente um dos seus pontos fortes. Com uma aparência premium, dificilmente podemos dizer que estamos perante um smartphone de baixa gama. Apesar de ser ligeiramente pesado (140g), o Huawei Ascend G300 é bastante confortável de utilizar e apresenta um ecrã grande o suficiente para fazer deste smartphone uma opção interessante para consumir conteúdos multimédia e navegar na Web. Se o aspecto é o primeiro cartão-de-visita, o Huawei Ascend G300 tem tudo para ser muito bem sucedido neste aspecto.

Interface e Funcionalidades do Huawei Ascend G300

O Huawei Ascend G300 corre Android 2.3 Gingerbread, uma versão que actualmente já é considerada algo antiquada dentro do segmento dos smartphones Android. Para colmatar este pormenor, contudo, a Huawei já anunciou que o seu Ascend G300 irá ser actualizável para Android ICS. Mas passemos ao que interessa. O look da interface é definitivamente familiar e tipicamente Android, pelo que utilizadores já experientes não deverão ter qualquer problema de habituação à interface do Huawei Ascend G300. Quando desbloqueamos o ecrã, temos vários atalhos à disposição que nos permitem saltar directamente para algumas das funcionalidades do smartphone: chamadas, mensagens ou câmara digital.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

O Huawei Ascend G300 apresenta 5 ecrãs iniciais que podem ser personalizados com Widgets e atalhos de aplicações, excepto na sua parte inferior - aqui temos quatro atalhos permamentes e comuns em todos os ecrãs, que nos remetem para o menú de aplicações do smartphone, para o teclado virtual (para realização de chamadas), menú de mensagens e browser de internet.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Na parte superior do ecrã temos a barra de notificações do Android que disponibiliza informações úteis tais como a hora, estado da bateria do smartphone e suporte de rede. Ao fazermos o gesto swipe para baixo, de forma a expandirmos a barra de notificações, podemos ter acesso a mais detalhes sobre as notificações que recebemos no smartphone, além de termos disponíveis quatro atalhos: Wi-Fi, Bluetooth, GPS, transferência de dados e rodar automaticamente. Sem dúvida úteis e funcionais na experiência de utilização do Huawei Ascend G300.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Já a navegação pelo menú de aplicações é feita em modo horizontal, algo recorrente em vários smartphones Android populares. Navegar por entre os menús de aplicações do Huawei Ascend G300 é um pouco estranho: para começar, as aplicações não estão organizadas de forma alfabética e aparentam não ter propriamente uma ordem, o que dificulta a procura rápida por algumas delas. Caso o utilizador o queira fazer, vai ter que reorganizar voluntariamente todo o menú e conceder destaque às opções que mais utilizar, pela ordem que considerar mais útil e funcional. O menú de aplicações apresenta ainda dois atalhos na sua parte inhferior: um atalho para o menú principal (totalmente desnecessário, tendo em conta a presença do botão touch) e um atalho para criarmos pastas.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Para um smartphone de baixa gama, temos que dizer que ficámos bastante surpreendidos - pela positiva - com a fluidez de navegação que o Huawei Ascend G300 proporciona durante a sua experiência de utilização. É naturalmente uma experiência mais indicada para utilizadores já experientes com Android, mas que também não deverá constituir um desafio excepcional para quem se estiver a iniciar por estas lides.

Internet e Conectividade do Huawei Ascend G300

Antes de mais, que opções de conectividade nos disponibiliza o Huawei Ascend G300? Este smartphone de baixa gama apresenta suporte Wi-Fi, Bluetooth 2.1 e GPS, além de apresentar entrada microUSB para transferência de dados entre o smartphone e o PC e suportar expansão de memória via cartão microSD, até 32 GB. De realçar que o 3G também não ficou de fora no Huawei Ascend G300: HDSPA 7.2 Mbps e HSUPA 5.76 Mbps.

E agora a experiência de Internet: como nunca nos cansamos de referir, somos fãs de ecrãs grandes quando o propósito é navegar na Web. E apesar de o ecrã do Huawei Ascend G300 não ser o maior do mercado, as suas 4 polegadas já devem garantir uma experiência suficientemente interessante e agradável, ainda para mais se tivermos em conta que estamos perante um smartphone de baixa gama.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

A navegação Web, contudo, é bastante lenta. Não sabemos até que ponto poderá ter sido responsabilidade da nossa rede Wi-Fi disponível, mas mesmo que o Huawei Ascend G300 nos dissesse que o seu suporte de rede era bom, a navegação continuava a ser lenta, muitas das vezes nem sequer carregando nenhum dos websites que digitássemos.

A seu favor, quando a rede o permitia, o Huawei Ascend G300 pareceu ter sofrido de momentos de inspiração, com algumas ocasiões em que nos permitiu usufruir de uma experiência razoavelmente rápida, inclusive quando carregámos conteúdos Flash - que ao fim ao cabo, são um dos grandes trunfos dos smartphones Android. Foi a realizar estas acções que nos demos conta da muito bem-vinda presença de um processador de 1 GHz, cujo impacto é definitivamente positivo na performance e experiência de utilização de um smartphone - mesmo que se trate de uma gama baixa!

Câmara e Multimédia do Huawei Ascend G300

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

A questão da câmara digital frontal no Huawei Ascend G300 poderá ser algo bizarra. Se por um lado isto pode ter suscitado algumas críticas negativas - que nós compreendemos, do ponto de vista de utilizadores que realizem video-chamadas via smartphone -, por outro foi um corte que permitiu à Huawei reduzir os custos do seu smartphone. Algo com o qual não nos importamos, para ser honestos, já que não somos fãs de video-chamadas através do smartphone. E porque este é um smartphone de baixa gama, pelo que a presença de uma câmara digital secundária se torna algo desnecessária - resumindo, passámos bem sem a câmara frontal.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Já a câmara traseira, por sinal a única câmara digital do Huawei Ascend G300, apresenta uns perfeitamente agradáveis 5 MP com uma razoável resolução de 2592х1944 píxeis. A Huawei resolveu incluir igualmente flash LED e ainda auto-focagem na câmara digital do seu smartphone - e agora sejamos honestos, entre estas funcionalidades e a presença de uma câmara frontal, por qual optariam? Exactamente.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Não nos podemos esquecer, contudo, de referir novamente que o Huawei Ascend G300 é um smartphone de baixa gama. E isso significa que não há gravação de vídeos em alta definição para ninguém. Não podemos ter tudo, não é verdade? Apesar da qualidade não ser sublime quando os vídeos são vistos no ecrã de um computador, passa perfeitamente despercebida se os visualizarmos no ecrã do próprio smartphone. E mesmo quando são vistos num computador a qualidade não é má, embora o som deixe algo a desejar.

Performance fo Huawei Ascend G300

O Huawei Ascend G300 vem equipado com um processador Qualcomm de 1 GHz (não é dual-core), o que à partida lhe garante uma performance perfeitamente razoável. Tendo em conta que se trata de um smartphone de baixa gama, as expectativas poderiam, ainda assim, não apontar para uma performance de sonho. E a verdade é que definitivamente não é sublime, mas concorre perfeitamente com muitos smartphones de gamas mais elevadas, fazendo as respectivas fabricantes concorrentes "suarem" pelo seu dinheiro.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Isto significa que: o Huawei Ascend G300 tem uma performance acima da média para um smartphone dentro da sua gama. Geralmente as gamas baixas presenteiam os seus utilizadores com processadores de 600 MHz, 800 MHz na melhor das hipóteses. 1 GHz será sem dúvida uma capacidade de processamento a ter em conta e que poderá chamar a atenção - merecida - de potenciais utilizadores deste smartphone.

O Huawei Ascend G300 também sai, definitivamente, a ganhar em termos de autonomia de bateria. Equipado com uma bateria de 1500 mAh, o Ascend G300 consegue durar um dia sem ter, necessariamente, de acabar com a bateria esgotada. A Barra de Notificações também mostra a sua utilidade neste aspecto, já que nos permite desligar as opções de conectividade - que muitas vezes, por estarem menos acessíveis, nos passam completamente ao lado e acabam por nos sugar uma parte significativa da autonomia de bateria do smartphone.

Huawei Ascend G300, review a Android da Huawei

Conclusões sobre o Huawei Ascend G300

O Huawei Ascend G300 é um smartphone extremamente competitivo dentro do seu segmento, que nos faz sentir que a Huawei decidiu apostar imenso na sua qualidade. Com especificações técnicas muito interessantes dentro da gama em que compete, o Ascend G300 apresenta ainda um preço bastante acessível (199 euros) e um look verdadeiramente premium, que facilmente fará os seus utilizadores esquecerem que estão perante um smartphone de baixa gama.

A nossa experiência de navegação Web não foi, contudo, a melhor que já tivemos. E neste aspecto, para estarmos perante uma proposta verdadeiramente apelativa, achamos que a Huawei poderia ter feito mais - embora o que não falte na loja de aplicações Google sejam propostas e browsers que proporcionem uma experiência mais rápida. Muitas das vezes deparámo-nos com uma experiência de navegação muito lenta, um pormenor que, sendo limado, poderia conceder bastantes pontos de bónus a este smartphone.

O Huawei Ascend G300 oferece tudo aquilo que um utilizador precisa, com alguns bónus à mistura. Estamos provavelmente perante uma das melhores relações preço-qualidade disponíveis actualmente no mercado. E se algum utilizador que queira iniciar-se no segmento dos smartphones nos estiver a ler, especialmente se não quiser largar 400 ou mais euros por um dispositivo destes, recomendamos o Huawei Ascend G300. Nós ficámos rendidos!

Classificação do Huawei Ascend G300

Acessórios: 6,10

Design: 8,25

Interface e Funcionalidades: 7,75

Câmara e Multimédia: 7,68

Internet e Conectividade: 7,10

Performance: 7,90

Extras: 7,90

__________________________________________

CLASSIFICAÇÃO FINAL: 7,52

14,924