NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

sexta-feira, 12 julho, 2013 /
Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

O Huawei Ascend G 615 é um Android ICS introduzido no início do ano e que vem equipado com um processador quad-core de 1.4 GHz, rondando valores próximos dos €300.

O Huawei Ascend G 615 foi apresentado no início do ano e consiste num smartphone Android de gama elevada, equipado com um ecrã HD (330 ppi) de 4.5 polegadas, processador quad-core de 1.4 GHz e com um preço aproximado de 300 euros. Além disso traz-nos 8 GB de espaço de armazenamento, 1 GB de RAM e, claro, suporte para expansão de memória via microSD. Outras especificações técnicas do Huawei Ascend G 615 incluem uma câmara digital de 8 MP com flash (dual LED) e suporte para gravação de vídeos em Full HD.

Em termos de design está longe de ser um aparelho brilhante, mas este aspecto é compensado pela sua construção sólida e de aparente resistência (o Huawei Ascend G 615 pesa 145g e faz-se sentir no bolso).

Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

Design do Huawei Ascend G 615

O design nunca foi uma das facetas reconhecidas da Huawei, se bem que a fabricante chinesa tenha passado o último ano a lutar contra tais preconceitos e tenha lançado no mercado alguns smartphones apelativos, especialmente o bem recente Huawei Ascend P6, introduzido pela Huawei como sendo o smartphone mais fino do mundo. Este G 615 não é tão elegante, mas compensa com especificações técnicas muito equilibradas e uma construção sólida e resistente.

As costas do Huawei Ascend G 615 são à base de policarbonato e são removíveis, sendo este um passo necessário para inserir o cartão mini-SIM e microSD. A Huawei também parece ter optado por uma abordagem relativamente minimalista em relação à presença de botões físicos, e os únicos disponíveis no G 615 são mesmo as teclas de volume e o botão ON/OFF. A entrada para auscultadores apresenta os 3,5 mm standard, está localizada na parte superior do Huawei Ascend G 615 (na nossa opinião o melhor local, já que torna mais fácil ouvir música com o telemóvel dentro do bolso sem corrermos o risco de danificarmos os auscultadores) e uma espessura de 10,5 mm - não, o Huawei Ascend G 615 definitivamente não é um aparelho fino como os seus familiares mais recentes.

Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

A 'cara' do Huawei Ascend G 615

O Huawei Ascend G 615 não é particularmente apelativo nem repugnante, o que significa que tem um aspecto bastante genérico. Isto, contudo, não invalida a qualidade do ecrã do Huawei Ascend G 615: é um Super IPS LCD capacitivo, tem 4.5 polegadas e resolução HD (720 x 1280), auxiliada por uns agradáveis 326 ppi. A densidade de píxeis está longe do actual standard do mercado para as gamas mais elevadas (acima dos 400 ppi), mas já permite tirar partido de conteúdos em alta definição.

A imagem é nítida e nítida, mas gostaríamos de ter podido observar um maior contraste nas cores. Sendo igualmente um ecrã capacitivo, isto significa que os utilizadores que apreciem stylus não terão no Huawei Ascend G 615 uma grande capacidade de resposta - se a tiverem sequer. O mesmo se aplica à utilização do smartphone enquanto utilizamos luvas, uma situação frequente no Inverno.

Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

Android e outras funcionalidades do Huawei Ascend G 615

O Huawei Ascend G 615 corre Android 4.0 Ice Cream Sandwich, o qual desconhecemos se será actualizável (mas supondo que se trata de uma gama elevada, não de um topo-de-gama, as probabilidades são elevadas). Sendo Android, isto significa que durante a nossa utilização vamos trabalhar através de camadas, neste caso assentes sobre a interface Emotion UI da Huawei.

A versão que recebemos para teste só vinha disponível em duas línguas: inglês e chinês, sendo sobre esta segunda língua que tivemos que nos aventurar pelas definições do smartphone até conseguirmos tornar tudo mais compreensível. Ainda assim algumas das aplicações e funcionalidades mantiveram este idioma, o que não foi muito incómodo para nós já que não utilizámos boa parte do que vinha pré-instalado no dispositivo.

Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

Achámos a interface da Huawei relativamente simples, o que definitivamente a favoreceu. Os ecrãs principais estão repletos dos típicos widgets do Android, além de atalhos para serviços da Huawei como o App Center, uma espécie de alternativa à Google Play em termos de aplicações. Já a barra de notificações é do mais simples que podemos encontrar num dispositivo Android e mostra-nos apenas as notificações (aplicações, e-mail, redes sociais) e acesso rápido a opções de conectividade como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, Transferência de Dados e Auto-Rotação.

O acesso à Google Play e até mesmo ao motor de busca da Google é sacrificado em prol de serviços mais populares em território asiático, tais como o Baidu e o App Center.

Huawei Ascend G 615 em review no Telmeoveis.com

Performance do Huawei Ascend G 615

O Huawei Ascend G 615 vem equipado com um processador quad-core de 1.4 GHz, o que à partida lhe garante uma boa performance. Só que nem sempre verificámos uma performance tão fluida assim porque o Android 4.0 Ice Cream Sandwich é um sistema operativo relativamente pesado e que não se encontra suficientemente optimizado para este tipo de aparelhos. Este, infelizmente, foi um problema que detectámos em vários dispositivos de gamas diferentes, inclusive com hardware superior. Achamos que este problema pode ser ultrapassado com versões mais actuais do Android, tais como a Jelly Bean, mas não tivemos oportunidade de testar/verificar melhorias significativas na performance do Huawei Ascend G 615 nesse sentido.

Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

Câmara digital do Huawei Ascend G 615

A câmara de 8 MP neste Huawei Ascend G 615: a resolução já nos permite usufruir de fotografias com uma qualidade acima da média e, além disso, este smartphone traz flash Dual LED, autofocagem e permite gravar vídeos em Full HD.

A interface, por sua vez, é relativamente complexa e obriga-nos a explorar bem as opções que o Huawei Ascend G 615 oferece, o que significa que se estivermos perante um momento único e não conhecermos bem a UI da câmara digital do Huawei Ascend G 615, vamos ter que usar o que estiver à nossa disposição na altura.

Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

O resultado final não nos impressionou, embora o tenhamos considerado adequado. As fotografias do G 615 não apresentam cor nem contrastes vivos, mas cumprem a sua função. Os vídeos definitivamente apresentaram melhor aspecto, mas supomos que este não seja um smartphone que queiramos utilizar para mais tarde olharmos para os resultados e dizermos 'wow' - para as suas especificações e preço, a Huawei ficou-se pelo essencial e não pelo impressionante.

Outros aspectos do Huawei Ascend G 615

A presença do suporte para cartões microSD (até 32 GB) é bem-vinda, já que 8 GB poderá ser muito pouco espaço após um determinado período de utilização. A bateria de 2150 mAh permitiu-nos usufruir de uma autonomia de bateria bastante razoável, embora utilizar várias aplicações e navegar na Web consiga esgotar facilmente os recursos ao G 615. Ainda assim podemos levá-lo connosco seguramente para qualquer lado, desde que haja a expectativa de o podermos recarregar de noite ou na manhã seguinte.

Huawei Ascend G 615 em review no Telemoveis.com

Conclusões sobre o Huawei Ascend G 615

 O Huawei Ascend G 615 é um smartphone interessante para quem não quer investir em topos-de-gama mais dispendiosos, já que oferece muito por um preço razoável. É claro que ao fazermos esta aquisição temos que ter presente que, de forma a usufruirmos de tudo um pouco, vamos dispensar alguns elementos que provavelmente o tornariam mais caro - e isto significa que não podemos esperar impressionar-nos com o Huawei Ascend G 615.

Isto não invalida, contudo, que ele não possa tornar-se num companheiro leal: achámos o Huawei Ascend G 615 um bom companheiro para consumo de multimédia (ver filmes e ouvir música) e para navegação na Web, além do seu ecrã de 4.5 polegadas já nos permitir convertê-lo também num e-reader razoável. A interface da Huawei é relativamente simples, embora nos tenha desiludido o facto de correr Android 4.0 Ice Cream Sandwich - há gamas menores com Jelly Bean equipado, por exemplo.

Não sabemos se a versão comercializada em Portugal também só disponibiliza duas línguas, embora navegar com a interface em inglês não constitua qualquer problema. É chato, contudo, que o Huawei Ascend G 615 venha carregado de aplicações pré-instaladas muito pouco adequadas ao típico consumidor europeu, o que sem dúvida coloca alguns entraves a uma experiência de utilização que, de outro modo, poderia tornar-se bem mais agradável e corresponder às expectativas.

4,423