NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
HP iPAQ hw6515

HP iPAQ hw6515

terça-feira, 06 dezembro, 2005 /
HP iPAQ hw6515 O novo Mobile Messenger da HP introduz algumas novidades: ecrã quadrado, teclado integrado, compatibilidade EDGE e GPS...

HP iPAQ hw6515

Processador : Intel PXA272 a 312Mhz.
Sistema Operativo : Windows MobileT Pocket PC 2003 Second Edition.
Memória : SDRAM 64 MB. ROM 64 MB. Slots SD I/O e MiniSD).
Ecrã : TFT de 3 polegadas. Resolução 240x240 pixéis.
Redes : Quadribanda GSM c/ GPRS (classe 10), Edge, Bluetooth, irDa.
GPS : Interno, associado ao sistema A-GPS.
Câmara : 1.3 Megapixéis (resolução máxima de 1280 x 1024 pixéis).
Dimensões : 7,1 x 11,8 x 2,1 cm para 165 gramas de peso.
Bateria: 1200 mAh


Prós: Desenho, A-GPS, dois slots de expansão (SD e MiniSD).
Contras: ecrã quadrado, sensibilidade GPS limitada, ausência de Wi-Fi.

Na sequência do h6340, anteriormente revisto aqui no Telemoveis.com, o novo Pocket PC Phone Edition da HP introduz algumas novidades: ecrã quadrado, teclado integrado, compatibilidade EDGE e A-GPS.

De lamentar apenas a falta do suporte Wi-Fi, disponível apenas mediante um cartão de expansão. Os 64 MB de RAM são igualmente «curtos» face aos requisitos do novo Windows Mobile 5.0, problema tão mais ou menos crítico - dependendo da perspectiva - quanto o upgrade do sistema operativo só se possa fazer mediante a disponibilização de uma actualização por parte do fabricante, coisa não muito provável.

HP iPAQ hw6515

Desenho & Ergonomia

Uma das grandes desvantagens do h6340 era a sua elevada dimensão, agravada pelo teclado oferecido a título de acessório de acoplagem adicional. O fabricante retirou a elação devida e optou desta feita por uma solução mais funcional e prática, integrando o teclado no corpo do telefone e eliminando a antena. Retroiluminadas as teclas redondas recordam-nos dos Treos.

Como contrapartida ficou-se com um ecrã quadrado, com 240 por 240 pixéis de resolução, contra o usual meio VGA (320x240) dos Pocket PC. Quando necessário, o utilizador é assim confrontando com a necessidade de deslizar verticalmente o ecrã usando a barra de rolagem, de modo a emular a resolução padrão, requerida por muitas aplicações.

A maneabilidade do dispositivo ficou no entanto favorecida, assentando bem na mão. Com um peso muito razoável (165 gramas), as teclas dedicadas à função telefónica revelam estar bem posicionadas tendo, ao contrário do que possa parecer num primeiro impacto, uma dimensão suficiente.

Lateralmente, ao lado da tecla para activação e disparo da câmara, é possível regular o volume durante uma chamada mediante uma tecla de deslocação com dois sentidos.

HP iPAQ hw6515

O joystick está bem desenhado, sendo pequeno mas prático e preciso.

HP iPAQ hw6515

A saída áudio para auscultador é de 2,5 e não de 3,5 mm, no entanto são oferecidos auscultadores estéreo que podem funcionar como kits mãos-livres.

Já quanto à porta de ligação do cabo para ligação e sincronização de dados com o PC o formato usado é o mesmíssimo de todos os PDAs HP. O standard USB usado é o 1.1., sendo fornecido como acessório um berço de secretária.

HP iPAQ hw6515O ecrã é protegido por uma aba de plástico - que se pode no entanto remover, à descrição do utilizador - solução especialmente louvável e, a nosso ver, bem mais prática do que uma bolsa.

Pela primeira vez num Pocket PC, ao serem consagrados duas ranhuras/slots de memória e ou expansão os formatos escolhidos colocaram de lado o Compact Flash, em prol da preferência pelo clássico SD e pelo novo miniSD.

A existência destes dois slots e não apenas de um abre em princípio as portas para inúmeras possibilidades e combinações. A colocação do slot SD lateralmente no modelo pode, no entanto, tornar-se um problema caso se opte pela instalação, por exemplo, de cartões SD WiFi ou outros - com propensão para ficarem salientem.

Redes & conectividade

Quadribanda GSM (850/900/1800/1900 Mhz) o iPAQ suporta em acréscimo as larguras de banda acrescidas pelo GPRS (classe 10) e pelo EDGE. A qualidade de recepção GSM corresponde, numa primeira impressão, ao que seria de esperar. O volume do altifalante é bastante bom, permitindo ouvir quem chama com clareza. Posicionado em baixo o microfone é igualmente capaz.

A nível do software, pese embora a excelente integração mediante o software HP, para fins telefónicos as opções, apesar de completas, HP iPAQ hw6515permanecem algo «debotadas» debaixo da pletora de opções da interface, questão que aliás não lhe é exclusiva mas deriva do próprio sistema operativo. Estamos afinal, e na essência, perante um PDA a que foi acrescentado um módulo GSM. Para reforçar e tornar mais evidente a componente telefónica o utilizador pode sempre, no entanto, instalar algum do muito software existente, por exemplo o IDCaller.

A nível da conectividade é de lamentar, para um PDA, a ausência de suporte Wi-Fi integrado - apesar deste sempre se poder, conforme sugerido antes, adicionar através do slot SD, sempre, não obstante, com alguma inconveniência no manuseio.

O bluetooth marca presença, tal como noutros modelos HP, permitindo inclusive a ligação a um PC, para utilização do hw6515 como modem.

HP iPAQ hw6515Câmara & Multimédia

A câmara digital integrada na metade posterior do hw6515 é capaz de uma resolução máxima de 1280 x 1024, correspondentes a 1.3 megapixéis. Para além de fotografias permite o registo de clipes de vídeo de baixa resolução. Uma pequena luz tipo flash permite tirar fotos de proximidade em ambientes mal iluminados.

A qualidade das imagens capturadas não chega a ser «brilhante», antes meramente mediana - para esse efeito não conhecemos um Pocket PC que faça melhor. Apesar de tudo, o software de captura incluso é bastante completo a nível das possibilidades de ajuste que consagra e, com alguma adaptação e experiência, podem chegar a obter-se resultados sofríveis que, se não dispensam uma câmara fotográfica dedicada, podem em certas circunstâncias remediar a sua ausência.

Software de captura e edição de imagemSoftware de captura e edição de imagem

Supra. Capturas de ecrã do software de edição de imagem que acompanha o iPAQ.
Infra: Duas fotos tirdas com a câmara do IPAQ (clique para ver no tamanho original).

Exemplos de fotosExemplos de fotos

A nível das outras funcionalidades multimédia, como Pocket PC que é o terminal permite evidentemente o funcionamento como gravador de «memos» de áudio bem como leitor de mp3, mediante a versão móvel do Media Player da Microsoft instalado.

GPS

TomTom NavigatorUma inovação especialmente digna de nota é a inclusão por parte da HP de um receptor de GPS - sistema de localização e posicionamento global, com antena integrada. Pese embora a sua sensibilidade não poder rivalizar com a de receptores GPS dedicados, mormente as múltiplas soluções e marcas existentes para ligação via bluetooth, recorrendo aos mais recentes chips SIRF III, vem com uma novidade técnica: o A-GPS. Forma «assistida» de GPS que utiliza uma ligação convencional à Internet para baixar informação com o que se permite reduzir de forma significativa o tempo que normalmente se tem de esperar até o receptor adquirir um primeiro «fix» (indicação de posição).

Para tirar partido do GPS, a HP inclui instalada uma versão do popular TomTom Navigator, tendo cada utilizador direito a instalar subsequentemente o mapa de uma cidade europeia à sua escolha. Mais mapas podem no entanto ser adquiridos, pagos em separado pelo utilizador.

TomTom NavigatorTomTom Navigator

Capturas de ecrã diversas do software que acompanha o iPAQ hw6515

Clique sobre as miniaturas para as ver no tamanho original.

Bateria

Para inserir ou trocar o cartão SIM do operador móvel torna-se necessário remover a bateria. Esta tem uma capacidade de 1200 mAh, podendo ser substituída pelo utilizador.

Está disponível uma extensão opcional para 1800 mAh, o que pode ser conveniente para utilizadores mais intensivos. De outro modo, com a bateria base, como telefone, o utilizador deve esperar recarregar o terminal a cerca de cada três dias. A utilização do bluetooth, e do GPS, como seria de esperar, oneram bastante o consumo energético e reduzem a sua duração.

HP iPAQ hw6515

Conclusão

Por um preço indicativo de venda na ordem dos 627 euros, acrescidos de IVA, não demasiado competitivo face à concorrência, o iPAQ hw6515 é uma aposta interessante. A quid pro quo mais evidente passa pelo resolução sui generis do ecrã que tem com reverso uma boa ergonomia no que aos demais aspectos do maneio respeita. A consagração do suporte de largura de banda acrescida EDGE - para os operadores que o suportem - e a novidade do A-GPS constituem outros elementos marcantes.

6,804