NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
HP iPAQ h6340

HP iPAQ h6340

sexta-feira, 19 agosto, 2005 /
HP iPAQ h6340 Apesar de alguns detalhes no desenho, tem características que o posicionam como boa opção para utilizadores profissionais que procurem conjugar a versatilidade de um Pocket PC com um telefone móvel...

CARACTERÍSTICAS:
Ecrã:
TFT QVGA (320x240 pixéis), 3,5 polegadas, capaz de 65 mil cores
Memória:
64 MB de ROM e 64 MB de SDRAM. Inclui ranhura para cartão SD c/ SDIO.
Processador:
Texas Instruments OMAP 1510 a 168 MHz.
Dimensões: 7,5 x 1,9 x 11,9 cm para 190 gramas de peso.
Redes & conectividade: Quadribanda GSM c/ GPRS, Wi-Fi, Bluetooth e irDa
Bateria: iões de lítio, amovível (pode ser substituída pelo utilizador), 1800 mAh, extensão opcional para 3600 mAh.
Acessórios incluídos: Berço de secretária, teclado amovível, conjunto de cabeça com suporte para orelha, bolsa de transporte.

Prós : Solução de conectividade completa (inclui infra-vermelhos, Wi-Fi e Bluetooth mais GSM quadribanda com GPRS); bateria durável, boa alta-voz. Versatilidade do sistema operativo.
Contras : Volumoso, teclado não integrado com escalonamento apertado das teclas, prestações comedidas como PDA.

O mercado dos telemóveis encontra-se nos dias que correm manifestamente sobrepovoado. Não admira pois que a HP, conhecida pelos seus handhelds, tenha optado por se apresentar num terreno que lhe mais próximo e familiar: o dos smartphones, em cujo espectro se insere este h6430, disponível já há algum tempo, mas ainda assim bastante actual naquilo que tem para oferecer: quatro tipos de ligação sem fios que, para além da quadribanda GSM com GPRS, incluem o Wi-Fi, o Bluetooth e uma porta de infra-vermelhos. Outro detalhe que chama a atenção é a inclusão de um teclado amovível que se pode, à discrição do utilizador, acoplar à base do telefone.

No limitado plano do desenho - comparado, por ex, com a concorrência dos Treos da Palm (de entre os quais foi recentemente lançado o 650, com linhas especialmente elegantes), dos Qtek, baseados nas plataformas XDA ou mesmo com o iPAQ hw6515, da mesma marca- o h6430 fica porventura a perder, seja pela superior dimensão face aos primeiros, seja pela saliência da antena e a não embutibilidade do teclado face aos segundos; seja por ambas as coisas perante o terceiro.

O desafio enfrentando pelos fabricantes deste tipo de aparelho de «convergência» tem permanecido basicamente o mesmo: integrar de forma coerente, compacta, funcional e esteticamente agradável instrumentos que até aqui tinham naturezas e funções distintas: os telefones (cujo ecúmeno a dado ponto de um passado não muito distante era serem pequenos e compactos) e os PDAs (computadores que, para pleno usufruto das suas possibilidades tendem a requerer ecrãs amplos). Deste ponto de vista podemos dizer que o h6340, porventura demasiado volumoso, é um sucesso comedido. Com 7,5 por 11,9 centímetros de extensão e 190 gramas de peso, dificilmente será adoptado por alguém como telefone único e principal.

O teclado que se liga na extremidade inferior da unidade revela ser prático sobretudo para a redacção de texto, notas, SMS e mensagens de correio electrónico. As teclas estão colocadas relativamente próximas umas das outras de modo que é por vezes difícil digitar rapidamente com um único dedo. Em qualquer caso, um teclado «real» é sempre melhor do que um virtual - ainda que, para o estrito fim de digitação de números de telefone, o software oferecido contemple um que providencia generosa dimensão das teclas (ver ilustração).

O facto do teclado ser amovível tem no entanto algumas vantagens. Desde logo porque liberta espaço para o ecrã TFT a 65 mil cores, com 9 cm de diagonal (3,5 polegadas), o que torna a leitura infinitamente mais fácil do que no ecrã de um telefone convencional. Da mesma forma, o teclado comporta dois úteis botões programáveis, botões de confirmação e anulação bem como outros de navegação.

Lateralmente, o h6430 ostenta tiras de borracha que facilitam a sua adesão à mão. Embutidos nelas estão alguns botões que conferem o acesso a funções essenciais. Do lado esquerdo, temos assim uma ficha para ligação de auscultadores standard de 3,5 mm e dois botões - um para a gravação de memos de voz e a outra de restauração. Do lado direito marcam presença dois botões com a função de controlo do volume bem como a ranhura SDIO/MMC - que, para além de cartões de memória convencionais, fornece algum horizonte a nível da expansibilidade.

 



No topo do modelo, encontramos a antena GSM, saliente, bem como a porta de infra-vermelhos a par, como não podia deixar de ser, do orifício para recolha do stylus.

Na metade posterior encontramos uma saliência sem utilidade aparente mas que - em modelos comercializados noutra parte - corresponderá à localização da lente da câmara, bem como a bateria, substituível pelo utilizador (é necessário removê-la para introduzir o cartão SIM, no interior do modelo). O botão para «hard reset» marca presença na margem inferior.

Como acessórios standard são fornecidos com o modelo um berço de secretária (que inclui o suporte para duas baterias, de entre as quais uma, maior e com maior capacidade de carga, que se pode adquirir em separado), um conjunto de auscultadores, adaptador eléctrico, cabos de alimentação e de ligação via USB a um PC bem como uma agradável bolsa protectora em couro negro.

Como Pocket PC o iPAQ h6340 oferece um conjunto de funcionalidades bastante completo. Vem equipado com um processador OMAP 1510 da Texas Instrument, com uma velocidade de relógio de 168Mhz, com uma memória Rom de 64 MB a par de outro tanto como memória Ram (dos quais 55 MB disponíveis para o utilizador). O sistema operativo usado é o Windows Mobile 2003 Phone Edition, incluindo os softwares Pocket Outlook, Word, Excel, Internet Explorer e Windows Media Player 9. Outras aplicações podem ser ainda encontrada, tais como o MS Reader, bem como um conjunto especialmente útil de ferramentas da HP, como o iPAQ Backup e um Wizard para configuração das diversas formas de ligação sem fios (ver ilustrações).

É justamente no plano das possibilidades de ligação sem fios que o iPAQ h6340 se destaca. Tanto o Bluetooth com os infra-vermelhos podem ser usados para sincronização de dados. Da mesma forma, a ligação a hot spots Wi-Fi (ou mesmo a redes empresariais ou domésticas) é possível; tal como a ligação à Internet pela rede móvel propriamente dita, via GSM/GPRS em quadribanda - tornado-a possível dos dois lados do atlântico.

Para efectuar uma chamada e ver a interface respectivo de início no ecrã táctil o mais simples é premir o botão Talk. É não obstante possível digitar o número também no teclado físico, ainda que, neste caso, estando este por definição configurado para ser preferencialmente usado para a digitação de letras, seja necessário anteceder a digitação de cada número pela pressão da tecla de activação das maiúsculas.

É possível ver um registo das chamadas efectuadas bem como da agenda de contactos. Uma vez iniciada uma chamada é possível activar a opção alta-voz, estando igualmente disponível um modo vibração, a composição de SMS e MMS.

Os incondicionais do «messaging» gostarão ainda de saber que com o iPAQ h6340 se poderão ligar às redes do AOL Instant Messenger, Yahoo Messenger e ICQ, para além obviamente do MSN Messenger.

Em experiências efectuadas a qualidade das chamadas telefónicas revelou ser boa, com um volume razoável, mesmo em ambiente exterior.

Como Pocket PC as prestações do iPAQ h6340 não chegam no entanto a ser excepcionais. O processador a 168Mhz tem as suas limitações - com o reverso positivo, porém, do menor consumo energético e concomitante prolongamento de tempo de uso da bateria. Aliás, um dos aspectos definitivamente mais favoráveis do iPAQ h6340 é a longevidade da bateria (até 4 horas em conversação) e oito horas em execução de vídeo, com o Wi-Fi e o Bluetooth desactivados.

Os quatro tipos de comunicações em fios, bem integrados e fáceis de controlar mediante o software HP, conseguem funcionar de forma simultânea, o que é óptimo.

Conclusão

Apesar da sua dimensão e de alguns detalhes no desenho, o iPAQ h6340 tem características que o posicionam como boa opção para utilizadores profissionais que procurem conjugar a versatilidade de um Pocket PC com um telefone móvel.

De resto, dentro da oferta da mesma marca, o iPAQ hw6515, com teclado integrado, sem antena saliente, com menos 25 gramas de peso, câmara de 1.3 megapixéis e um processador Intel PXA270 de 312 MHz, é uma opção evolutiva que oferece características superiores, colmatando praticamente todas as desvantagens comparativas do h6340. Por um diferencial de preço próximo dos 150 euros, é uma escolha a ponderar por cada um.

8,750