NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
GSM duplica nos EUA

GSM duplica nos EUA

quarta-feira, 15 janeiro, 2003 /
GSM duplica nos EUA O mercado norte-americano de comunicações móveis conheceu profundas alterações no ano de 2002. E o sistema GSM foi o mais beneficiado. Para William Wallace, chefe de equipa e analista da TTI para a área de telemóveis e serviços "estes desenvolvimentos são verdadeiramente espectaculares, pois representam viragens fundamentais nas tendências de mercado, com os dois principais operadores TDMA norte-americanos, a Cingular Wireless e a AT&T, a abraçarem o GSM". Autor do relatório denominado "Mercado de Telemóveis Norte-Americano - Negócios e Desenvolvimentos", Wallace afirmou que o GSM aproveitou a baixa natural do mercado, dadas as circunstâncias, para crescer de forma verdadeiramente fenomenal.

O ano de 2002 terminou com um registo de 142 milhões de subscritores em redes GSM, catapultando o seu crescimento de 12.3 milhões verificado em 2001 para 25.3 milhões em 2002, contrariando a tendência do sistema implantado naquele país, o TDMA, que teve uma quebra no seu crescimento de 38.1 milhões em 2001 para 34.6 milhões em 2002.

Em relação ao número de importações de terminais, os números são ainda mais espantosos. No sistema TDMA, a tendência de quebra foi bastante sentida, tendo decrescido nas vendas em cerca de nove milhões de telemóveis, caindo de 19.8 milhões em 2001 para 11.2 milhões em 2002. Apesar de não serem apresentados os números relativos às vendas de aparelhos GSM, com a quebra do TDMA já dá para compreender a liderança da finlandesa Nokia em terreno do "inimigo" Motorola, que tem de se contentar com um segundo lugar no ranking de vendas no seu próprio país.

2,716