NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Google quer lançar smartphones modulares já em 2015

Google quer lançar smartphones modulares já em 2015

quinta-feira, 27 fevereiro, 2014 /
Google quer lançar smartphones modulares já em 2015

Os primeiros smartphones modulares, ou com componentes que podem ser trocadas ou substituídas ao gosto dos seus utilizadores, chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2015. A primeira conferência para programadores decorre em Abril

A Motorola pode ter sido adquirida pela Lenovo, mas nem todos os seus projectos passaram a ser detidos pela gigante chinesa. Um dos projectos que permaneceu com a Google foi o Project Ara, que se baseia no conceito dos smartphones modulares, explorado também pelo popular PhoneBloks, e cuja chegada ao mercado está prevista para o primeiro trimestre de 2015.

A Google ficará responsável pela comercialização e desenvolvimento do endosqueleto e da moldura de alumínio que irá acolher os módulos, os quais serão interligáveis através de uma rede de circuitos integrados. A parte frontal servirá para acolher módulos como o ecrã, entre outros, que ficarão seguros através de trincos. Já as costas irão acolher componentes como a bateria ou a antena, entre várias outras, e ficarão seguras através de um sistema de ímanes electropermanentes, que poderão ser bloqueados ou desbloqueados através de uma aplicação própria.

? Como localizar e bloquear remotamente o acesso ao seu smartphone Android

? Como fazer backup aos dados do seu smartphone Android, sem root?

? MWC: o melhor smartphone de 2013 é o HTC One

As versões mais básicas destes aparelhos deverão ser comercializadas por valores que rondam os 50 euros e deverão incluir, segundo o SlashGear, uma aplicação que permitirá seleccionar os módulos que o utilizador pretende implementar no seu aparelho. Também será possível desenhar um smartphone personalizado em espaços apropriados, tais como cadeias de retalho especializadas ou lojas de smartphones.

A Google também anunciou esta semana que irá disponibilizar kits de desenvolvimento para programadores, tal como promover conferências dedicadas ao conceito. A primeira deverá realizar-se já em Abril deste ano, onde se espera que seja introduzido um protótipo totalmente funcional de um smartphone modular.

Refresque a memória:

? 5 razões porque a aquisição da Motorola foi boa para todos - Google, Motorola, Android e Lenovo

? Lenovo compra Motorola a Google em verdadeiro negócio da China

? Primeiro protótipo do Projecto Ara "quase pronto", diz CEO da Motorola

? Motorola: "queremos fazer pelo hardware o que o Android fez pelo software"

Google quer lançar smartphones modulares já em 2015

5,825